terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Cássia Valle, Carol Adesewa e Mazé Lúcio são curadoras da primeira edição da Arte e Identidade

 


Três mulheres serão curadoras da primeira edição da Arte e Identidade, Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil. Cássia Valle, Carol Adesewa e Mazé Lúcio, com a produção executiva de Cris Santana, serão as responsáveis pela programação do evento que acontece de 30 de março a 1º de abril, das 9h às 19h, em formato digital. 

Com o objetivo de promover e incentivar a literatura negra desde a infância, acontece, o evento reunirá gratuitamente escritores, artistas, educadores, pais, crianças e adolescentes, com acesso por meio das redes sociais e canal do youtube do evento. 

Cássia Valle é atriz, professora, psicopedagoga, escritora, produtora cultural, Historiadora, mestre em preservação e patrimônio cultural, membro do colegiado gestor do Bando do Teatro Olodum. Em 2017, recebeu o prêmio da Associação Paulista dos críticos de arte pela obra "Calu - uma menina cheia de história", categoria melhor livro infantojuvenil e em 2019 e 2020 foi premiada pelo Prêmio Braskem de Teatro, melhor Espetáculo Infantojuvenil com o “ Sarauzinho da Calu”. 

Já Carol Adesewa é pedagoga afrocentrada. É idealizadora do Afro Infância, projeto colaborativo de Educação Afrocentrada que promove conteúdos para conscientizar o educador a refletir sobre os processos históricos, sociológicos e psicológicos vividos pela população negra, em especial a criança negra. Promove oficinas culturais, rodas de conversas e brincadeiras pautadas na história cultura africana. 

Mazé Lúcio é musicista, professora/coordenadora de Ensino Fundamental (aposentada), formação acadêmica nas áreas de Educação Artística e Serviço Social. Tem cursos em Gestão de ONGs, de Organização e Produção de eventos, Análise e Planejamento Financeiro, Planejamento Participativo e Elaboração de Plano de Ação, Formação de Conselheiros em Direitos Humanos com ênfase em Direitos da Pessoa com Deficiência e Elaboração e Gestão de Projetos Culturais. 

Formação acadêmica em Secretariado Executivo Bilíngue, habilitação em Organização e produção de eventos, Cris Santana é a produtora executiva do Arte e Identidade. Atua no mercado de produção Executiva Cultural, produção de Eventos Institucionais e Culturais desde 2007. Presta consultoria, elaboração e gestão de projetos culturais. 

A festa literária promoverá a difusão da literatura e da leitura infantojuvenil, com obras com protagonismo negro, e bate papos acerca da formação da identidade e desenvolvimento da autoestima da criança e adolescente negro. Com tradução simultânea em libras, o evento online, contará com rodas de conversa e mesas literárias, contação de histórias, atividades lúdicas, apresentações culturais de artes integradas, oficinas, encontro com autor, lançamento de livros e feira de livros e brinquedos afirmativos. 

A Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil é uma realização da EdCarlão Eventos. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia por meio da Secretaria de Cultura e Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. 

Agenda 

O que: Primeira edição da Arte e Identidade, Festa de Arte e Literatura Negra InfantoJuvenil 

Onde: Transmitido pelas redes sociais e canal do youtube do evento 

Quando: 30 de março a 1º de abril 

Horário: das 9h às 19h 

Quanto: Gratuito. 


Redes Sociais 

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC1_GwVGzz8RqOeNS9ZbeaBA                       Instagram:https://www.instagram.com/arteeidentidadeoficial/                                             Facebook: https://www.facebook.com/arteeidentidadeoficial 

Nenhum comentário:

Postar um comentário