domingo, 31 de janeiro de 2021

Caminhada da Fraternidade é reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Piauí

 

A Caminhada da Fraternidade é patrimônio cultural e imaterial do Piauí. A lei Nº 7.479/2021, de autoria da deputada estadual Teresa Britto (PV), a reconhece como patrimônio cultural e inclui o evento no calendário oficial do estado.

 

O evento acontece anualmente e é promovido pela Arquidiocese de Teresina (PI). O coordenador da Caminhada da Fraternidade, padre Isaias Pereira, relata que a lei reconhece a missão da Caminhada em servir à população piauiense.

 

“Nós da Caminhada recebemos com grande alegria essa notícia. A Caminhada da Fraternidade nasceu para o povo, sempre foi patrimônio do povo, e agora tem esse reconhecimento. O sentido de a Caminhada existir é servir à população do Piauí. Essa lei nos faz sentir que estamos no caminho certo”, comenta o padre.

 

No projeto, a deputada Teresa Britto defende que a Caminhada da Fraternidade é um “evento de demonstração de amor e de fé que a cada ano reúne, cada vez mais, milhares de pessoas na luta a favor da vida, do respeito, da esperança e da solidariedade. É também um evento de cunho social que arrecada fundos para a realização das atividades da Ação Social Arquidiocesana, que mantém trabalhos voltados para os carentes materialmente, idosos, crianças em situação de risco e pessoas com problemas de saúde”.

 

"A Caminhada da Fraternidade é a maior ação solidária do Piauí. Nada mais justo que torná-la um patrimônio cultural do nosso Estado. Também espero que, em breve, possamos todos estar reunidos em volta da Igreja de São Benedito em mais uma caminhada, para reafirmarmos nossa fé e nossa solidariedade ao próximo", diz a deputada.

 

26ª Edição

 

Em 2021, a Caminhada da Fraternidade fará a sua 26ª edição. No ano passado, devido a pandemia da Covid-19, pela primeira vez em sua história, o evento foi suspenso para evitar a aglomeração de pessoas. Uma live comemorativa aconteceu para homenagear a 25ª edição.

 

O padre Isaias disse ao Cidadeverde.com que a coordenação da Caminhada da Fraternidade esteve reunida na sexta-feira (29) para discutir a próxima edição.

 

“O consenso foi de que a caminhada não irá acontecer em junho em respeito a atual situação do país e do estado (que vivem uma pandemia). Até início de abril, vamos decidir e divulgar quando e como irá acontecer a Caminhada da Fraternidade neste ano”.

 

 

Carlienne Carpaso

Fonte; cidadeverde

Nenhum comentário:

Postar um comentário