O final de ano está aí, e a esperança em conseguir uma recolocação no mercado de trabalho, ressurge. De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima-se que a oferta de vagas temporárias no varejo, para o Natal de 2019, será a maior em seis anos. A expectativa é que as vendas no período natalino gerem 91 mil contratações temporárias e esse percentual é 4% maior do que o registrado em 2018 (87,5 mil). O Natal é a principal data comemorativa do varejo e deve movimentar R$ 35,9 bilhões em 2019.
De acordo com o especialista em planejamento de carreira, Edson Xavier Jr, as vagas temporárias, quando bem aproveitadas, são uma oportunidade real de recolocação no mercado de trabalho e da tão sonhada efetivação. A motivação para a vaga, mesmo que a princípio seja temporária, é a chave do sucesso. “ O funcionário deve ser proativo, sem bajulações, e mostrar disposição e qualidade no trabalho. Acreditar que será efetivado, dedicar-se com foco a sua função, priorizar as metas e instruções da empresa, manter-se motivado e fazer mais do que foi pedido. Seguindo essas dicas, a vaga efetiva tem muitas chances de ser sua”, enfatiza.
Muitos não sabem, é que os empresários aproveitam essa época de contratação temporária para conhecer novos funcionários, efetivar alguns, caso essa seja a necessidade da empresa, bem como, substituir funcionários antigos, que já não estejam motivados em suas funções.
Segundo Edson Xavier, muitos erram em achar que o emprego temporário é apenas uma ocupação sazonal e providencial, de dois ou três meses. Quem encara com empenho e alegria essa oportunidade tem grandes chances de conseguir o tão sonhado emprego e ser reinserido no competitivo mercado de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário