segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Lina Bo Bardi inspira projeto de Wesley Lemos na CASACOR Bahia


A “Casa de Vidro”, idealizada pelo arquiteto Wesley Lemos para CASACOR Bahia, foi inspirada na passagem de Lina Bo Bardi pela capital baiana. A arquiteta modernista ítalo-brasileira, Lina Bo Bardi, deixou um legado vinculado às artes e com olhar atento ao social na Bahia. Durante os cincos anos em que viveu em Salvador, Lina projetou e conservou alguns dos principais patrimônios da cidade, como o Solar do Unhão e o projeto Qati.

  
Primeiro projeto finalizado de Lina Bo Bardi, a Casa de Vidro é um marco na arquitetura moderna do Brasil. Suas grandes aberturas de vidro, a funcionalidade de sua estrutura e o indistinto contato com a natureza são características presentes no ambiente idealizado por Wesley Lemos.


Ao chegar na Casa de Vidro, o visitante se depara com uma arquitetura acessível, que apostou em técnicas construtivas de baixo impacto ecológico e escolhas de decoração que mostram a simplicidade aliada à elegância. O espaço privilegia a conexão do homem com a integração da natureza, em estilo de vida em um ambiente compacto com 40 m² bem distribuídos a favor da funcionalidade e bem estar.



Por conta do uso de materiais conscientes do projeto, a estrutura facilita a montagem e desmontagem da construção à decoração, destacando os vidros especiais com tecnologia japonesa da AGC e Norvidro da Artenele e madeiras de reflorestamento e manejo consciente da Venturoli Madeiras.



Maior ligação da casa de vidro com meio ambiente é a possibilidade de implantação da casa em várias paisagens brasileiras, seja no litoral, numa região ribeirinha, num espaço rural ou também numa metrópole em condôminos. A relação da casa e homem é trazer a beleza natural abundante pra dentro do seu espaço cotidiano e sinalizar que nós não estamos tão distantes do planeta mais somos o planeta casa. Como queremos este mundo hoje, amanhã é pra nossas gerações futuras. Afetividade, sustentabilidade e tecnologia forma usados neste projeto para servir como favorecimento à relação homem e natureza.



A decoração também chama atenção por conta das peças de arte e design de Aristeu Pires e Estevão Toledo, da Bretton, que mostram que simplicidade no traço traz conforto e aconchego a casa. Garimpo em lojas de arte, como a Galeria M Depósito de Arte, valorizam nossa cultura indígena e fazem nos lembrar todos os dias que somos um povo da terra, ricos de sabedoria e crenças.  A galeria de Aracaju trouxe peças de renomados artistas brasileiros, como a Mesa Peixe do artista Salvinho, da Ilha do Ferro, em Alagoas; fotografia do artista Gilmar Cruz e as figas com base em prata da artista Ju Balangandãs, da Bahia; colares em açaí das índias ribeirinhas e as sementes naturais, do Amazonas, e os guardiões protetores dos rios e dos povos ribeirinhos do artista Aloísio Alves, da Ilha do Ouro, em Sergipe. Já peças de cama, mesa e banho e objetos de decoração foram escolhidos nas lojas Luminata, Fonseca Shop e Tidelli Aracaju, oferecendo estilo e muita bossa ao projeto.



A “Casa de Vidro” poderá ser visitada até 30 de novembro, das 9h às 22h (segunda a sábado) e das 13h às 21h (domingo), no Salvador Shopping (G1), com acesso gratuito.



E, como não poderia deixar de ser, a preocupação latente com a Amazônia é abordada no ambiente em versão instagramável. O espaço desenvolvido por Wesley recorre ao hábito contemporâneo de registrar os momentos em imagens, oferecendo ao público um conteúdo visual impactante, chamando atenção para a importância da preservação, interação, conscientização e conexão com o meio ambiente. O “Espaço Instagramável” poderá ser visitado até 8 de dezembro, das 15h às 22h (terça a sexta) e das 13h às 22h (sábados, domingos e feriados), no Horto Florestal (Rua Estácio Gonzaga, nº 210), com ingressos a partir de R$25 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário