A Arcos Dorados, maior franquia
independente do McDonald's no mundo, expande sua ação ambiental e
anuncia parceria inédita com a empresa israelense UBQ, que
desenvolveu um processo patenteado que converte o resíduo doméstico
em um substituto plástico, por meio do qual há redução nas
emissões de carbono. O objetivo da aliança é começar a usar esse
novo material, mais ambientalmente correto, em itens que chegarão
aos restaurantes da marca já no primeiro trimestre de 2020.
“Somos líderes no nosso segmento e
temos a responsabilidade de usar nossa escala para fazer o bem e
contribuir de maneira positiva com o meio ambiente e a sociedade. Nos
associarmos com a UBQ é mais um passo dado em nosso compromisso com
o desenvolvimento de ações sustentáveis, já que nos permitirá
substituir objetos de nossa operação por similares, que terão
emissão final de carbono zero”, afirma Gabriel Serber, Diretor de
Compromisso Social e Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados na
América Latina e Caribe.
“A parceria com a Arcos Dorados tem o
potencial de mudar a mentalidade sobre o uso de resíduos originados
no nosso planeta. Quem diria que materiais usados e descartados no
dia-a-dia pela sociedade ou em um restaurante poderiam ser reciclados
em produtos duráveis que nos cercam? Nosso processo de fabricação
inovador gera um balanço de emissões zero, ou até mesmo negativo,
contribuindo para minimizar o aquecimento global. Cada tonelada de
material UBQ produzido é equivalente ao plantio de 540 árvores!”,
completa Albert Douer, Executive Chairman da UBQ.
A iniciativa se une a outras ações
sustentáveis já implantadas pela Arcos Dorados e o sistema
McDonald's. Por exemplo, há um ano a empresa deixou de entregar
proativamente canudos de plástico, além de ter começado uma
campanha de conscientização junto aos clientes para que evitem o
uso durante as refeições. Em paralelo a esta decisão, a empresa se
comprometeu a continuar buscando soluções para reduzir o uso de
plástico nos restaurantes.
Além disso, a companhia segue
comprometida em cumprir os objetivos globais da marca, alinhados à
política da “Escala para o bem”, para reduzir as emissões de
gases de efeito estufa em 36% até 2030 e de 20% em toda a cadeia de
suprimentos, dentro do mesmo período. No total, 11 milhões de
toneladas de CO2 não chegarão à atmosfera, o que equivale ao
plantio de 3 bilhões de árvores ou 25 milhões de automóveis fora
de circulação.
O que é UBQTM?
Para produzir esse material
termoplástico, a UBQ divide o lixo doméstico não classificado em
seus componentes naturais básicos (lignina, celulose, açúcar,
fibra) e cria um novo material compósito e ecológico, através de
um processo que não utiliza água ou emite substâncias nocivas.
Como materia-prima, o UBQ pode ser transformado em milhares de
aplicações, incluindo tijolos, carrinhos de supermercado, canos,
latas de lixo e peças automotivas. O material foi desenvolvido nos
últimos cinco anos por cientistas da UBQ.
Sustentabilidade no sistema McDonald´s
do Brasil
ü O McDonald’s tem um compromisso
global de adotar estratégias sustentáveis para embalagens e
recicláveis até 2025, que inclui que 100% das embalagens sejam
provenientes de fontes renováveis ou certificadas – no Brasil essa
a meta já foi alcançada;
ü Como um dos associados ao CEMPRE
(Compromisso Empresarial para a Reciclagem), a empresa soma esforços
para a diminuição de resíduos de uma maneira geral, como a
reciclagem de embalagens e óleo de cozinha usados nos restaurantes;
ü A empresa também está
desenvolvendo um projeto piloto de Economia Circular, em parceria com
a Cooperyara, na região de Barueri/SP, com o objetivo de dar um novo
destino aos resíduos plásticos gerados nos restaurantes;
ü Há cerca de cinco anos, os
restaurantes da rede inaugurados no Brasil são equipados com luzes
de tecnologia LED. Com isso, a economia de energia elétrica na
iluminação dos restaurantes chega a 40%. A empresa também adota o
uso de painéis solares que aquecem a água para limpeza de
equipamentos, assim como películas transparentes nos vidros que
ajudam a reter o calor, reduzindo o uso do ar-condicionado;
ü Através de projetos de otimização
do uso da água, há captação e armazenamento da água da chuva
para reutilização nas partes internas e externas dos restaurantes,
como na lavagem de pisos, descargas, limpeza e rega de jardins. A
redução do consumo de água com esse sistema chega a 50% do total,
além do uso do líquido de condensação dos equipamentos de
ar-condicionado;
ü Recentemente a companhia anunciou o
início do abastecimento dos restaurantes no país com ovos
provenientes de produção que respeita melhor o bem-estar animal, no
modelo cage free eggs, no qual as galinhas não são criadas em
gaiolas.
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