segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Veruza Guedes lança “Os baobás do Pirulito” no CCBNB de Sousa


O primeiro livro da escritora paraibana Veruza Guedes já tem data definida para o lançamento. Será no próximo dia 4 de dezembro, às 14h30, no teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste, em Sousa, o lançamento de “Os baobás do Pirulito”. A obra, que sai com o selo da Arribaçã Editora, reúne crônicas da autora construídas a partir de reflexões sobre Cajazeiras, sua cidade de origem.


         “São mini-crônicas, mas também podem ser lidos como contos. Em sua maioria, prosa poética da melhor qualidade. Nela, o leitor vai pular os muros de ruas de infância e vivenciar aventuras líricas por bares e lares cajazeirenses. Veruza faz prosa poética do melhor nível”, define Linaldo Guedes na apresentação da obra,

         Já Lenilson Oliveira assim comenta o livro: “É do mais doce lirismo que estamos falando quando lemos nas páginas de ‘Os baobás do Pirulito’, nas quais Veruza nos oferece doses homeopáticas de saudade, nostalgia mesmo, para quem viveu a Cajazeiras das décadas de 1980 e 1990, com seus ‘points’, pessoas, singularidades e, por fim, as mudanças de uma cidade que começava a querer ser ‘grande’ e ia matando (ou morrendo) o que tanto encantamento trazia para aquela menina que crescia e se descobria em meio a tal”.

         Com selo da Arribaçã Editora, a obra, com 76 páginas, tem apresentação de Linaldo Guedes, orelhas de Lenilson Oliveira, capa de Getúlio Salviano, programação visual de Aristóteles Alves e impressão da gráfica Ideal.

Veruza Guedes é formada em Letras pela UFCG e trabalhou com pesquisa em cultura popular. Tem textos publicados em coletâneas de Literatura e livro didático. É membro fundadora de coletivos culturais pelo sertão paraibano, movimentos que trabalham a produção cultural de forma independente. Atualmente, tem intensificado o trabalho em audiovisual, faz parte do Fórum Audiovisual Paraibano, assim como da UMA - União de Mulheres do Audiovisual Paraibano e do Tapuia Sertão Coletivo Audiovisual, atuando na produção de filmes e séries produzidos na Paraíba.

Estreou como diretora em 2017, com o curta-metragem “Você conhece Derréis?” que desde então circula em festivais dentro e fora do país. E mais recentemente lançou o documentário “Mulheres em crítica de gênero”, em que assina roteiro e direção. Faz parte da coordenação do Cine Açude Grande, Festival de Cinema de Cajazeiras - PB.



Sobre a Arribaçã Editora

         Criada pelos jornalistas e poetas Lenilson Oliveira e Linaldo Guedes, a Arribaçã Editora tem suas raízes fincadas no Alto Sertão da Paraíba, mais especificamente em Cajazeiras. A editora trabalha com obras literárias, acadêmicas, biografias, entre outras. Criada no segundo semestre de 2018, já tem diversos livros publicados. Contatos podem ser feitos na página da editora no Facebook, Twitter e Instagram ou pelo email: arribacaeditora@gmail.com A editora também tem canal no youtube. Endereço do site: www.arribacaeditora.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário