quarta-feira, 26 de junho de 2019

Recife Writers Room oferece curso de Séries e Longa Metragem

O roteirista pernambucano Bill Labonia, um dos nomes mais significativos quando o assunto é storytelling, idealizador da primeira sala de roteiro empreendedor do Nordeste, a Recife Writers Room (RWR), abre novas turmas para quem quiser descobrir o mundo de roteiros de séries e longas metragens. O projeto tem como objetivo fortalecer a produção local e levá-la ao mundo, além de provocar a descentralização do segmento do eixo sudeste. As aulas acontecem no Coworking F1, localizado na Av. Herculano Bandeira, 383, no Pina, Zona Sul do Recife, a partir do dia 15 de agosto.

Com novo espaço, em local estratégicos, Labonia comanda duas turmas. “São apenas 10 vagas por turma, que serão divididas em dois grupos de workshop para garantir que cada aluno tenha o máximo de aproveitamento no desenvolvimento de seu roteiro. É uma experiência bem "mão na massa", bem pessoal e bem diferenciada”, explica Bill.
A metodologia emula a rotina e a carreira de uma sala de roteiristas, onde cada um tem prazos para cumprir e resultados para entregar. Todos os roteiristas estão comprometidos em transformar escrita em carreira e a aprender a como viver dela. “Nossa missão é armar novos roteiristas com as habilidades de organizar suas ideias de forma criativa e vendável, para que esses roteiristas possam finalmente viver exclusivamente de sua arte, uma arte que está em alta demanda no mercado e ajuda a movimentar um imenso mercado no Brasil”, explica Bill, vencedor de mais de 20 prêmios com o longa “O Velho Fusca”.
O Curso “Desenvolvimento de Longa Metragem” é dividido em duas etapas, a parte criativa e a parte comercial. Na primeira etapa, os alunos vão desenvolver o próprio roteiro de longa, aprendendo e executando cada etapa, desde a logline até o final do primeiro tratamento. A metodologia de workshops permite que os roteiristas tenham o melhor aproveitamento possível através de leituras de mesa e feedbacks dos colegas e professores a cada etapa do processo.
Na segunda etapa, os alunos vão se familiarizar com o mercado e entender o que fazer depois de o roteiro pronto. Quais as estratégias para se expor profissionalmente para as pessoas certas e como estabelecer uma carreira como roteirista. Ao final do programa, o aluno terá um portfólio com um roteiro de longa-metragem, um plano de negócios para participar de rodadas, treinamento de pitch para saber como vender seu roteiro, além de descontos e inscrições a festivais nacionais e internacionais por conta da Recife Writers Room.
Já o curso “Desenvolvimento de Séries de TV”, os alunos aprendem a como identificar boas ideias e bons motores de séries, os diferentes formatos, mídias e gêneros, assim como a linguagem de cada tipo de série, cada tipo de canal e cada tipo de público. Através das leituras e workshops, cada aluno vai desenvolver do zero o roteiro do piloto da sua série, bem como as loglines dos episódios e a estrutura da primeira temporada. “Com a temporada estruturada, é hora de pensar em como comercializar essa série. Como construir uma Bíblia, o que levar para uma rodada de negócios, como fazer um pitch de sucesso. Habilidades que separam os roteiristas profissionais dos demais”, explica Bill.
As inscrições podem ser feitas no site: [http://%20www.roteiristaempreendedor.com/rwr] www.roteiristaempreendedor.com/rwr.
O corpo docente do curso é composto por Bill Labonia, roteirista pernambucano com o maior número de indicações e vitórias em premiações internacionais, e a sua equipe de facilitadores, entre eles, Celso Ishigami, escritor e jornalista.  Entre os grandes diferenciais da Recife Writers Room estão os parceiros e investidores no projeto, que tem o compromisso de promover a melhor experiência em storytelling, a exemplo do CinePE, Scriptalooza, Final Draft, Guiões, The Golden e Los Angeles Film Awards.
Bill Labonia – Bill deu início à sua jornada de roteirista ainda na juventude, quando desenhava e construía narrativas para os seus heróis favoritos, antes mesmo de ganharem adaptações para o cinema. Ao longo de sua jornada, estudou em Vancouver, no Canadá, e coleciona dois prêmios no Festival de Roteiro de Cannes por Specs – sendo eles pelo roteiro de um episódio da série norte-americana “Arrow” e "Super Girl". Atualmente, mantém o site Roteirista Empreendedor na ativa com inúmeras dicas, além de ministrar oficinas de roteirização pelo país.
SERVIÇO
Recife Writers Room com Bill Labonia
Turma de Longas: De 15 de Agosto a 17 de Outubro de 2019 (todas as quintas), das 19h às 22h.
Turma de Séries:  De 17 de Agosto a 19 de Outubro de 2019 (todos os sábados), das 15h às 18h
Local: F1 Coworking (Av. Herculano Bandeira, 383 - 1º andar - Pina, Recife)
Informações: https://www.roteiristaempreendedor.com/rwr

Nenhum comentário:

Postar um comentário