quarta-feira, 19 de junho de 2019

Clube das Pás promove Acorda Povo de São João


O Clube das Pás revive neste sábado (22), o tradicional cortejo junino Acorda Povo, a partir da meia-noite, quando os participantes estarão percorrendo as ruas próximas à sede social do Clube, no bairro de Campo Grande. O andor de São João será carregado por diretores da agremiação. Ao final do evento, será servido mungunzá aos desfilantes, como manda a tradição. Na sede social das Pás, o baile terá início às 21h, com um super show da Orquestra das Pás.


Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). Mulheres pagam meia-entrada. O Clube Carnavalesco Misto das Pás  fica na Rua Odorico Mendes, nº 263 – Campo Grande, Recife. Mais informações pelo telefone (81) 3242-7522.
  

A tradição: 


A Bandeira de São João é uma das procissões dançantes mais antigas do Brasil. Organizada pela Igreja Católica, a Bandeira de São João saía nas primeiras horas do dia 23 de junho, após o acender as fogueiras, com uma estrela grande, confeccionada com arame, papel ou plástico colorido, puxando o cortejo, o andor e a bandeira do Santo com a imagem dele ainda criança, que percorria os vilarejos ao som de pequenos grupos musicais. A interação dos escravos africanos ao cortejo proporcionou a introdução de alguns instrumentos de percussão; ocasião em que muitos negros aproveitavam para louvar o Orixá Xangô. 


SERVIÇO: 
Acorda Povo no Clube das Pás

Local: Clube das Pás, na Rua Odorico Mendes, nº 263 - Campo Grande, Recife 
Sábado  (22) | 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário