terça-feira, 26 de março de 2019

Mais de 230 mil paraibanos têm problemas auditivos

O uso de aparelhos auditivos deixou de ser algo distante e já faz parte da realidade de milhares de brasileiros. De acordo com o Censo Demográfico 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apenas no Brasil, 9,7 milhões de pessoas sofrem com perda auditiva no país, sendo mais de 230 mil só na Paraíba, o que corresponde a 6,11% da população do estado.

As causas da perda auditiva podem ser variadas, como o processo de envelhecimento, poluição urbana, uso de fones de ouvido em alto volume e outros fatores. No entanto, nem sempre quem tem necessidade de utilizar faz uso do aparelho. A fonoaudióloga da DaVitta, Fernanda Tavares, explica que os avanços tecnológicos têm permito novas funcionalidades e modelos, o que torna o aparelho mais discreto e, consequentemente, aumenta o uso.
"Os aparelhos têm se tornado cada vez mais discretos em relação ao seu tamanho, cores e formas de adaptação quase invisíveis. Na nossa linha de aparelhos, por exemplo, disponibilizamos uma paleta de cores que se adéqua à tonalidade da pele ou do cabelo", esclarece a especialista.
Além disso, os mais jovens costumam associar os aparelhos às pessoas idosas e, quando há a necessidade de uso, podem ter queda na autoestima e não aceitar que precisam desse recurso para garantir a qualidade de vida. "Temos acompanhado atualmente que a perda auditiva tem checado mais precocemente e em pessoas que ainda se encontram em plena atividade profissional e social", ressalta Fernanda Tavares.
Para facilitar o dia a dia e proporcionar mais qualidade de vida, na DaVitta já é possível encontrar aparelhos de diversos tipos, modelos, tamanhos e cores, além de recursos tecnológicos. Sendo assim, existe a possibilidade de conectar o aparelho auditivo com smartphones, TVs, e outros equipamentos de mídia, o que tem auxiliado a desmistificar o uso e ajudado o paciente no processo de aceitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário