segunda-feira, 8 de maio de 2017

Grão Coletivo divulga lista de selecionados para o curso Periferia Criativa

O Grão Coletivo divulgou, no último sábado (06/05), a lista de selecionados para participar do curso gratuito Periferia Criativa. A seleção dos participantes foi realizada com base em critérios como o atual engajamento em grupos culturais e no potencial em multiplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso. A iniciativa, que conta com incentivo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), será realizada desta segunda-feira (08/05) a 17 de junho, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, na Casa da Cultura (Sala Jota Soares, Raio Sul, 2º piso).


Por conta da grande procura, os integrantes do Grão Coletivo resolveram, após uma avaliação de viabilidade, disponibilizar mais cinco (05) vagas além das 25 previstas originalmente. A ideia é contemplar a maior quantidade possível de pessoas sem prejudicar a didática e levando em consideração o conforto nas acomodações da Casa da Cultura. Desta forma, o Grão Coletivo divulga a lista com um total de 30 selecionados. Confira os nomes:

1.    Antonio Silva
2.    Sérgio Ricardo Cavalcante Matos
3.    Felipe Alves Silva de Sousa
4.    Daniel dos Santos Chaves
5.    Renata Maria Mendes Brasileiro da Silva
6.    Ivelise Buarque
7.    Juarez Roberto da Silva
8.    José Adriano Ferreira
9.    Élida Maria Oliveira do Nascimento
10.    Deybson Henrique Silva de Albuquerque
11.    Joel Carlos Francisco
12.    Emerson Coelho de Melo Barbosa
13.    Cristiane Michelle das neves Miguel
14.    Anderson Nogueira dos Santos
15.    Hallyson de Melo Paixão
16.    Luanda Fernandes Maciel
17.    Rita Waleska Barros Lima
18.    Cristiano Ferraz do Nascimento
19.    Lucilene Cristiane Matos
20.    Rayane da Silva Tavares
21.    Marcilene Santos Ferreira Alexandre
22.    John Eric de Lima
23.    Felipe Cardoso Costa de França
24.    Mariana de Souza Oliveira
25.    Virginia Marilina
26.    Joseane Domerina Caldas
27.    Thulio Leite Falcão
28.    Eliene de Araújo da Silva
29.    Jonatha Rafaell de Lima Neto
30.    Rodrigo Batista da Silva

Saiba mais:

O principal objetivo do Periferia Criativa é qualificar brincantes e produtores ligados à Cultura Popular, por meio de oficinas temáticas, sobre processo de gestão e qualificação de projetos para captação de recursos e empreendedorismo cultural, priorizando brincantes, mestres e profissionais que atuam no campo da cultura popular.

A ideia é oferecer conteúdos que apoiem os alunos nas questões da sustentabilidade econômica dos grupos, visando o fortalecimento institucional e a conexão com oportunidades para o desenvolvimento de suas ações.

As 120 horas do curso Periferia Criativa estão dividas em seis módulos, que serão ministrados pelos seguintes produtores culturais: Maciel Salú – Cultura Popular | Mestre Griô (08 a 12/05); Rute Pajeú – Gestão Financeira (15 a 19/05); Priscila Moreira – Território, identidade e pertencimento (29/05 a 02/06); Danilo Carias – Articulação Institucional (05 a 09/06); Dulce Reis e Walton Ribeiro – Comunicação, Mídias e Publicidade (12 a 16/06). O módulo de Criação Artística (22 a 26/05) será ministrado de forma colaborativa por todos os oficineiros.

Para encerrar o curso, no dia 17 de junho (sábado), os alunos serão levados por um transporte disponibilizado pelo próprio Periferia Criativa para o Terreiro do Maracatu Águia Formosa de Tracunhaém, onde deverão participar de uma vivência com o grupo de cultura popular.

Durante as aulas, os oficineiros oferecerão conteúdo de pesquisa para os alunos a fim de incentivar o reconhecimento de tecnologias que viabilizem a gestão e a conexão com a cultura global e o mercado da cultura.

Além disso, o Periferia Criativa tem como um de seus objetivos incentivar a organização dos grupos e provocar uma imersão criativa para que eles reconheçam seu potenciais e fragilidades, podendo, com isso, se empoderar e se fortalecer.

Para isto, o Periferia Criativa difundirá e incentivará práticas de gestão que sejam inovadoras, tendo como premissa a responsabilidade social, a idoneidade, a transparência e a prática do mercado justo com foco da economia solidária e criativa, buscando com isso fortalecer valores e ideias inovadoras.

O público-alvo do Periferia Criativa são jovens a partir dos 18 anos, adultos e idosos de todos os gêneros que integram algum grupo de cultura popular na Região Metropolitana do Recife, que desejam obter conhecimentos sobre gerenciamento de projetos culturais e ferramentas de gestão de ideias, bem como processos de criação e articulação institucional.

Sobre – O Periferia Criativa surgiu da iniciava dos produtores culturais Danilo Carias e Priscila Moreira com a proposta de reconhecer a periferia como espaço onde a criatividade gera oportunidades e modifica a vida das pessoas. A ação será realizada pelo Grão Coletivo, que é formado pelos empreendimentos Criativo Soluções, Feed Comunicação, Grão – Comunicação e Cultura, Maciel Salú e Auroras. A iniciativa conta com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco. O curso ainda conta com a parceria da Diretoria de Formação e Capacitação da Fundarpe e da Casa da Cultura.

Serviço:
Periferia Criativa | Curso de aperfeiçoamento técnico e artístico na área de Cultura Popular e Tradicional
Quando: de 08 de maio a 17 de junho de 2017; aulas de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h
Encerramento: 17 de junho de 2017 | Vivência no Terreiro do Maracatu Águia Formosa de Tracunhaém (com transporte gratuito incluso)
Local: Casa da Cultura Luiz Gonzaga | Sala Jota Soares, Raio Sul, 2º piso. Bairro de Santo Antônio, Recife-PE
Vagas: 30
Convocatória: http://bit.ly/ConvocatoriaPeriferiaCriativa
Carga horária total: 120 horas
Público-alvo: jovens a partir dos 18 anos, adultos e idosos de todos os gêneros integrantes de algum grupo de cultura popular na Região Metropolitana do Recife
Realização: Grão Coletivo, Criativo Soluções, Feed Comunicação, Grão – Comunicação e Cultura, Maciel Salú e Auroras
Parceria: Diretoria de Formação e Capacitação da Fundarpe e Casa da Cultura
Incentivo: Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco
Informações: (81) 98236.3777 / criativo.producaocultural@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário