terça-feira, 25 de junho de 2024

Dia Nacional do Diabetes: dentista alerta para os cuidados com a saúde bucal



No Brasil, de acordo com Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 20 milhões de pessoas vivem com essa condição, que é causada pela produção insuficiente ou má utilização de insulina, hormônio responsável pela regulação da glicose no sangue e por garantir energia para o organismo.
No dia 26 de junho, é celebrado o Dia Nacional da Diabetes. Poucos sabem, mas os cuidados com o diabetes também incluem a saúde bucal.



O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações em vários segmentos do corpo, inclusive na saúde bucal. Pessoas com diabetes apresentam alterações fisiológicas e, dessa forma, têm alto risco de desenvolver problemas bucais. “Dentre as manifestações mais comuns encontram-se a periodontite, distúrbios de glândula salivar, xerostomia, síndrome da ardência bucal, infecções fúngicas (cândida) e bacterianas, abscessos, queilite angular e mau hálito”, afirma o dentista e professor da Clínica Odonto FPS, Davi Barbirato. 



Isso acontece devido ao aumento da glicemia e interferência na produção salivar, o que também deixa o paciente mais suscetível a infecções e distúrbios de cicatrização. O dentista ainda alerta que as pessoas que não têm diabetes também precisam ficar atentas aos cuidados com a saúde bucal, porque complicações como, por exemplo, a periodontite, podem apresentar riscos. “Essa condição é considerada fator de risco para o desenvolvimento de resistência insulínica, diabetes e síndrome metabólica, mesmo no indivíduo sem diabetes”, explica Davi.



CUIDADOS



Desse modo, manter a saúde bucal é de extrema importância para o controle e prevenção do diabetes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes e o Ministério da Saúde, a melhor forma de prevenir e gerenciar é com práticas de vida saudáveis, priorizando atividades físicas e uma alimentação com pouco ou sem açúcares e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. 



No âmbito bucal, o dentista Davi Barbirato reforça que os cuidados devem, principalmente, estar centrados na boa escovação dentária  pelo menos duas vezes ao dia, com higiene do espaço entre os dentes, pelo menos uma vez ao dia. "Além disso, é necessária a ida frequente ao dentista para ajudar a manter a saúde em dia e solucionar logo eventuais problemas. Antes da consulta odontológica, o paciente deve se alimentar e fazer uso das medicações normalmente”, recomenda. 



ATENDIMENTO PERSONALIZADO 



Na Clínica Odonto FPS, o paciente recebe atendimento personalizado de acordo com cada especificidade. Com 30 consultórios que atendem de bebês a idosos, a Odonto FPS está localizada na Faculdade Pernambucana de Saúde, na Imbiribeira, e funciona de segunda a quinta-feira, das 13h às 16h. Para as comunidades do entorno, o serviço é oferecido de forma gratuita. Para mais informações e agendamentos: telefone (81) 3312-7777.

Nenhum comentário:

Postar um comentário