quarta-feira, 26 de junho de 2024

Memórias afetivas, comidas gostosas e brincadeiras são os termos que mais se conectam com festa junina, aponta estudo de BRF



As festas juninas, marcadas por suas tradições, músicas e comidas típicas, continuam a ser uma das celebrações mais queridas pelos brasileiros, é o que aponta estudo inédito do Lab de Performance/CRM da BRF, utilizando dados do Radar Stilingue, Google Trends, Twitter, YouTube, TikTok, Facebook e Instagram.


Memórias afetivas, tradição, encontros, comemorações familiares, comidas gostosas, brincadeiras, música e dança são alguns dos termos que mais aparecem nas redes sociais e em diferentes contextos. Na pesquisa feita entre maio e julho de 2023, os termos “Festa Junina” e “Quermesse”, aparecem 99.752 vezes. O Twitter foi responsável por 61% do volume, seguido dos portais de notícias com 14%, Facebook com 13%, Instagram com 8% e Youtube com 4%.

 


Quanto às “comidas gostosas”, o milho é a grande estrela do São João brasileiro: cozido, como pamonha, bolo, canjica ou pipoca, de norte a sul do Brasil. De acordo com o levantamento, o cereal foi mencionado mais de 10 mil vezes no Twitter durante o período analisado, seguido pela canjica (tipo de milho) com 10.562 menções e pelos bolos com 9.559 menções, entre os sabores estão: milho (ele novamente), aipim e fubá. As sobremesas, grande parte delas feitas com milho, dominam as preferências. Segundo o estudo, canjica, arroz doce, bolos, curau e pamonha figuram entre os itens mais citados. No Pinterest, as buscas por docinhos para decoração de mesa, como paçoca, queijadinha, balas e arroz doce, também foram populares.

 


As bebidas tradicionais das festas juninas, como quentão, suco de milho, vinho quente, licor, chocolate quente cremoso e batidas de diversos sabores, também ganharam destaque nas conversas online. No campo das receitas salgadas, houve um aumento no interesse por pratos como hot dog, buraco quente, tortas salgadas, cuscuz, caldos e sopas, curau de milho com bacon, bolinho caipira, pastel e canjica salgada.

 


Vale destacar que no TikTok, cuja maior audiência tem entre 18 e 24 anos de idade, as festas juninas são protagonistas em temas como looks, decoração e receitas de comidas típicas, demonstrando que o São João é intergeracional. E inter-regional, já que o levantamento apontou ainda que as cinco regiões brasileiras celebram as festas de junho e em algumas delas, as típicas quermesses e arraiais se estendem para julho e agosto, com duração maior do que o Carnaval.


 


O Google Trends revelou também algumas particularidades de nomenclatura: as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, costumam usar o termo “festa junina”. Já o termo “São João” prevaleceu no Norte e Nordeste, com destaque para a Paraíba, onde ocorre o São João de Campina Grande.


 


Perdigão e Deline, marcas da BRF, são patrocinadoras oficiais do São João de Caruaru, em Pernambuco, considerado o Maior São João do Mundo. Para a Perdigão, o Nordeste é uma região comercialmente relevante, representando 26% do consumo nacional de seus produtos e 42% dos embutidos. A marca é líder absoluta em processados, com 24,3% do market share, segundo a Nielsen.




Já a Deline, a marca de margarina mais comprada pelos nordestinos e líder de mercado nas regiões Norte e Nordeste, além de vice-líder em vendas de margarinas no Brasil, consolida sua parceria regional no Nordeste realizando ações recorrentes no São João. Com o objetivo de reforçar sua liderança e posicionamento de incentivo a economia local, a marca promove ativações em pontos de venda, patrocínio a festas do Circuito das Comidas Gigantes de Caruaru, patrocínio ao São João de Arcoverde, o segundo maior do estado e presença da Kombi Deline, circulando por cidades de Caruaru, Campina Grande e Arcoverde, além de lançar a Edição Especial de São João, com embalagem comemorativa para o período. Em 2024, a marca lança a Deline sabor Milho, visando atender à alta demanda pelo cereal na região, onde o consumo é o mais frequente do país (25,8% contra 11,9% no Brasil).


 


Sobre Deline


Desenvolvida pensando no público nordestino, a margarina Deline é a opção perfeita para a elaboração de diversos tipos de receitas, sejam salgadas, doces, para um almoço especial ou para uma receita rápida do café da tarde. Com a versatilidade e com seu sabor característico, Deline deixa os momentos compartilhados com a família e com os amigos ainda mais especiais. A flor de Mandacaru, ícone do Nordeste brasileiro, marca presença na embalagem da Deline, reforçando ainda mais a ligação da marca com o consumidor.

 


Sobre a Perdigão  


A Perdigão está presente na casa do consumidor há quase nove décadas e acredita nas relações humanas para celebrar as refeições, sejam em ocasiões especiais ou situações cotidianas. Com o posicionamento ‘Comer Junto’, a marca tem em seu portfólio opções democráticas que atendem diferentes públicos e ocasiões de consumo, que vão desde café da manhã, passando pelo almoço, lanches até o jantar.

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