A verdade é que as duas opções são válidas. De acordo com o professor dos programas de educação socioemocional e projeto de vida do Colégio Salesiano Recife, André Ribeiro, o ideal é combinar momentos de descanso, descontração e um pouco de estudo, já que os alunos estão em pausa das demandas escolares. “Deve haver o cuidado para não perder completamente o ritmo conseguido no primeiro semestre. Mas também não se deve estudar demais e acabar gastando a energia que teria agora para recuperar, digamos assim. Então precisa encontrar um equilíbrio”, afirma.
Para o cronograma de estudos, André recomenda escolher um turno do dia em que o candidato esteja mais atento e possa render mais. “Além disso, esse período das férias é ótimo para focar nas matérias com maior dificuldade, aperfeiçoá-las e potencializar também as forças, principalmente se for aquelas disciplinas que têm um peso maior na composição de notas do que o estudante quer, do curso que deseja. Esse é o momento ideal”, complementa.
Cuidados com a saúde
Os cuidados com a saúde, principalmente mental e emocional, também são de extrema importância nesse processo. “O vestibular não é só um estoque de assuntos que você sabe ou que você não sabe. O emocional está ali muito afetado. A gente sabe que, quando alguém faz uma prova estando bem emocionalmente, as chances dessa pessoa se sair bem são muito maiores”, diz o professor.
Desse modo, é importante dormir bem, se alimentar de forma saudável, priorizar alimentos orgânicos e fazer hidratação adequada, além praticar atividades físicas. “São questões muito importantes para conseguir regular melhor as emoções. E lembre-se: descansar é fundamental, nas férias ou não”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário