terça-feira, 17 de outubro de 2023

Projeto global para todas as mulheres | Banijay Launch



Uma das maiores potências de mídia e do entretenimento no mundo, a Banijay lança hoje um novo programa global, desenhado para apoiar e incentivar exclusivamente mulheres e criadoras de formatos promissores de não ficção.
A iniciativa foi apresentada hoje, em um café da manhã, em Cannes, durante o MIPCOM 2023. O Banijay Launch é voltado para descobrir e incubar novos talentos, apoiando assim uma próxima geração de criadores.

Desenvolvido por Sharon Levy, CEO (Chief Executive Officer) da Endemol Shine North América, e co-liderado por James Townley, CCO (Chief Content Officer) da Banijay, o Banijay Launch oferecerá mentoria às mulheres selecionadas por um grupo de criativos globais do grupo. A ideia é ajudá-las no desenvolvimento de novos formatos, desde o conceito até a venda, turbinando assim o crescente pipeline do grupo.

Concebido como estratégia global para abordar a desigualdade de gênero e estimular a criatividade, o Banijay Launch irá procurar formatos desconhecidos com apelo internacional, a partir de um grupo incrível de mulheres desconhecidas em todo o mundo, proporcionando uma nova oportunidade para o grupo diversificar ainda mais o seu talento e IP em todo o mundo.

O Banijay Launch foi inspirado no programa Propelle, uma iniciativa aceleradora voltada para mulheres, criada e desenvolvida em 2020 pela CEO da Everywoman Studios, Abby Greensfelder. O programa conta com uma parceria de dois anos concebida por Sharon Levy e pela Endemol Shine North América com a Everywoman Studios e o Realscreen. Abby Greensfelder atuou como consultora na criação do Banijay Launch e fará parte do painel de jurados neste primeiro ano de iniciativa.

Para apoiar o programa, a Banijay Américas encomendou um estudo inédito ao Geena Davis Institute on Gender in Media, em parceria com a Everywoman Studios. O instituto é a única organização global sem fins lucrativos, orientada por dados, que investiga a diversidade, equidade e a inclusão nos meios de comunicação e no entretenimento, visando assim, mitigar preconceitos inconscientes, promovendo a inclusão e reduzindo sistematicamente os estereótipos negativos. O estudo inovador investigará a inclusão de mulheres em papéis de liderança criativa em produções não roteirizadas em quatro territórios distintos: Brasil, Reino Unido e EUA, além de um território da UE a ser determinado.

As inscrições podem ser feitas através do site 

Como funciona?  

A Banijay selecionará de três a cinco finalistas que serão orientadas por um time criativo local para desenvolverem os seus formatos, com o objetivo produzí-los. O concurso culminará em uma apresentação ao vivo perante um painel de jurados liderado por Levy e Townley. Os outros jurados incluem Marco Bassetti, Diretor Executivo da Banijay; Pilar Blasco, Directora Executiva da Banijay Iberia; e Abby Greensfelder, Fundadora e Diretora Executiva da Everywoman Studios. O vencedor será anunciado durante o London Screenings 2024.

Sharon Levy, CEO da Endemol Shine North America, comenta: "Como grupo, a Banijay está constantemente explorando novas formas de apoiar o mercado audiovisual, desenvolvendo conteúdos, diversificando seu pipeline e, aperfeiçoando a sua capacidade criativa. Com um histórico indiscutível de IP itinerante, uma rede enorme de produtores de primeira linha em todo o território e uma infraestrutura líder em formatos não roteirizados, a empresa, liderada pela Creative Networks, está preparada para abrir as suas portas a mentes criativas ainda não descobertas. Através do Banijay Launch e da parceria com o Geena Davis Institute, esperamos dar as boas-vindas a mulheres criadoras que estão na luta para que suas vozes sejam ouvidas, estabelecendo uma nova narrativa para a indústria e promovendo a próxima geração de criadores de formatos não roteirizados”.

Marco Bassetti, Diretor Executivo da Banijay, comenta: "Na Banijay, orgulhamo-nos de ter mundialmente mais de 50% dos nossos cargos de direção ocupados por mulheres. No entanto, reconhecemos que o cenário nem sempre tem apoiado este grupo demográfico de criadores. Com o Banijay Launch, estamos empenhados em liderar uma série de novas ideias de formatos de não ficção, idealizadas por mulheres, e, ao fazê-lo, esperamos trazer novas vozes e talentos para o mercado, com o potencial de criar o próximo Survivor, MasterChef ou Big Brother."

A iniciativa aproveitará a infraestrutura e a experiência da Creative Networks, o departamento de conteúdos não roteirizados da Banijay, co-dirigido por Townley e Lucas Green, Diretor de Conteúdos Operacionais.

Apresentamos os embaixadoras locais do Banijay Launch, todas elas engajados e apaixonados em dar poder às mulheres criadoras e por introduzir novas ideias fantásticas no pipeline criativo da Banijay.

Os embaixadores trabalharão localmente para orientar os seus respectivos candidatos desde o desenvolvimento do formato até que ele chegue às telas.

Brazil: Natasha Szaniecki, Endemol Shine Brasil

Sobre a Banijay 

Lançada em 2008, a Banijay é uma potência de media e do entretenimento. Conta com mais de 130 empresas de produção em 21 territórios, um catálogo multigênero com mais de 180.000 horas de programação original de destaque e uma empresa complementar de entretenimento ao vivo - a Banijay Events.

A empresa oferece propriedade intelectual multigênero de alta qualidade que nasceu localmente e viaja globalmente. Oferece as melhores histórias contadas da melhor forma e representa algumas das maiores marcas globais do mercado, incluindo Survivor, Big Brother, Peaky Blinders, MasterChef, Rogue Heroes, Marie Antoinette, Mr Bean, Love Triangle, Hunted, The Summit, Black Mirror, Blow Up! e Starstruck, entre outros.

Construída com base na independência, na liberdade criativa, no empreendedorismo colaborativo e na eficiência comercial, a empresa funciona sob a direção do diretor executivo, Marco Bassetti. É sob sua liderança que o negócio cresceu atingindo € 3,2 bilhões em receitas e € 472 milhões em EBITDA, em 2022.

Sobre a Banijay Américas

A Banijay Americas é uma das principais criadoras e produtoras de conteúdo de entretenimento, composta por empresas de produção nos Estados Unidos e em toda a América Latina. A Banijay Americas é uma divisão da Banijay, uma potência da mídia e do entretenimento, e inclui empresas subsidiárias de produção em dois continentes - Endemol Shine North America, Bunim/Murray Productions, Truly Original, 51 Minds Entertainment, Authentic Entertainment e Stephen David Entertainment, sediadas nos Estados Unidos; Endemol Shine Boomdog e Banijay Mexico e U.S. Hispanic, sediadas no México; e Endemol Shine Brasil e A Fábrica, sediadas no Brasil.

Além disso, a empresa está pronta para abrir o Banijay Studios Brasil, um complexo de 70 mil metros quadrados, em 2023. Juntas, a Banijay Americas é o lar de mais de 100 séries originais, incluindo algumas das maiores marcas da televisão, e produz mais de 1.500 horas de conteúdo original por ano.

Sobre Everywoman Studios: 

Everywoman Studios é uma empresa de mídia de serviço completo, dedicada à conteúdos voltados para mulheres, criando um impacto cultural positivo. Fundado em 2019 pela produtora Abby Greensfelder – criadora de sucessos globais como Say Yes to the Dress e The Last Alaskans, entre outros – Everywoman Studios possui atualmente uma gama de séries e recursos de não ficção em desenvolvimento e produção em várias TVs e streamings. O primeiro documentário da empresa, LFG – que narra a luta da Seleção Nacional de Futebol Feminino dos EUA por salários iguais – estreou em 2021 no Tribeca Film Festival antes de ser lançado na HBO Max. O filme indicado ao Emmy é creditado por ajudar os jogadores a conseguirem salários iguais.

Greensfelder e Everywoman também fundaram o “Propelle”, um programa acelerador de conteúdo para mulheres produtoras e cineastas. O projeto vencedor do primeiro ano, Prisioneiro do Profeta, está sendo transmitido agora no Discovery+. Para mais informações, visite o site da Everywoman Studios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário