terça-feira, 17 de outubro de 2023

Nova especialidade, Odontologia Hospitalar traz benefícios aos pacientes; entenda



A Odontologia Hospitalar conquistou grande espaço em agosto deste ano, ao ser classificada, por unanimidade, como especialidade odontológica, após assembleia conjunta entre o Conselho Federal de Odontologia e os Conselhos Regionais de Odontologia. A novidade garante mais saúde e bem-estar aos pacientes. 

Durante a pandemia de Covid, os cirurgiões-dentistas e a Odontologia ficaram em evidência na contribuição ao combate aos coronavírus, por conta da boca ser uma das principais portas de entrada do vírus. Entendendo a importância para os pacientes em Unidade de Terapia Intensiva – UTI, o sistema de conselhos de odontologia uniu forças para transformar a especialidade em realidade.

“O profissional em Odontologia Hospitalar vai realizar, sempre que necessário, exames clínicos intraorais, tratamentos odontológicos de pessoas hospitalizadas e fornece orientação quanto à higiene bucal, o que contribui para reduzir o tempo que o paciente passa em internação. Os cirurgiões-dentistas dentro de hospitais contribuem na evolução médica do paciente”, explicou Manoela Figueira, coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.

“Com a novidade, tornou-se essencial a presença do cirurgião-dentista em atendimentos de pessoas em internação. Nesse espaço, o profissional é responsável por fazer o controle de doenças periodontais, cáries e infecções hospitalares que acontecem via oral, seja por meio de diagnóstico, exames ou terapia, que muitas vezes incluem o uso de antibióticos. O objetivo é prevenir problemas e minimizar risco de infecções, preservando a saúde do paciente e dando mais qualidade durante o tempo em que precisa permanecer internado”, acrescentou Fabiana Motta, tutora da FPS. Ela e Manoela irão palestrar em um evento sobre Odontologia Hospitalar nesta sexta-feira (20).

SIMPÓSIO DE ODONTOLOGIA HOSPITALAR

O Simpósio em Odontologia Hospitalar acontece a partir das 8h desta sexta-feira (20), no Espaço Ciência e Cultura do IMIP, que fica na Rua dos Coelhos, 300. O evento, que será realizado até 16h (com inscrições encerradas), é promovido pela Faculdade Pernambucana de Saúde, pelo Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco e pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado. 

Entre outros assuntos, o simpósio contará com mesas redondas e palestras sobre variados temas. Entre eles: cenário da Odontologia Hospitalar no Brasil, Ensino e pesquisa no cenário da Odontologia Hospitalar, Como implantar e desenvolver o serviço de Odontologia Hospitalar e O uso do laser na odontologia: do consultório ao ambiente hospitalar.

VEJA A PROGRAMAÇÃO:

8h – Credenciamento

9h – Cerimônia de abertura

9h30 – Palestra – Cenário da Odontologia Hospitalar no Brasil, com o presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do Conselho Federal de Odontologia, Keller Martini

10h30 – Mesa Redonda – Área de atuação do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar e seu papel na redução do internamento do paciente hospitalizado, com Keller Martini, Jaqueline Webster (membro da Comissão da Odontologia Hospitalar do CFO), Antônio Moura (Real Hospital Português) e Jerlúcia Neves (Hospital da Aeronáutica)

12h – Almoço

13h30 – Palestra – Ensino e pesquisa no cenário da Odontologia Hospitalar, com Manoela Figueira e Fabiana Motta, do IMIP e da FPS

14h – Palestra – Como implantar e desenvolver o serviço de Odontologia Hospitalar, com Jaqueline Webster

15h30 – Mesa Redonda – O uso do laser na odontologia: do consultório ao ambiente hospitalar, com Alyne Simões (USP), Cândida Guerra (FPS e Imip) e Andoni Capanaga (FPS e Imip)

Nenhum comentário:

Postar um comentário