E será que há um roteiro para a parentalidade? Para embarcar nessa viagem, pelo segundo ano consecutivo, a Filhos no Currículo (FNCV), consultoria de transformação cultural que busca tornar empresas lugares melhores para profissionais com filhos trabalharem, com o patrocínio da Mustela®, primeira marca dermo-bebê do Brasil, que há 70 anos cuida com carinho da pele de toda a família, com respeito ao planeta, lança a 5º temporada do videocast da Filhos no Currículo.
Denominada “Parentalidade fora do roteiro”, a nova temporada de videocast será lançada no próximo dia 24. Pela primeira vez na história do projeto, os convidados interagem em todos os episódios juntos, como uma grande roda de conversa e rede de apoio, um processo coletivo de aprendizado e troca, que torna a jornada mais fácil. No total, serão seis episódios, que irão ao ar às terças-feiras, no Spotify da Filhos e no canal do YouTube da Mustela.
Temas como perda gestacional e famílias atípicas vão ao encontro dos desafios enfrentados atualmente por famílias brasileiras. Segundo o mapeamento "Bem-Estar Parental nas Empresas", realizado pela Filhos no Currículo, em parceria com Infojobs em 2023, 85% de pais e mães passam ou já passaram por situações desafiadoras na parentalidade (a exemplo do luto gestacional, depressão pós-parto, gravidez de risco, processos de fertilização, crianças com deficiência, entre outras situações).
“Os convidados trazem histórias muito potentes que ajudarão a nos educar e a nos provocar como pais e mães. São pautas que abraçamos e que acreditamos que devem ser levantadas para transformar a realidade de famílias e as práticas de empresas que precisam mudar para serem verdadeiras redes de apoio para os profissionais com filhos”, afirma Camila Antunes, mãe da Bel, do João e de um bebê que está a caminho, cofundadora da Filhos no Currículo e apresentadora do videocast.
Segundo Marilla Mesquita, mãe do Francisco e do Teodoro, Diretora de Marketing, Demanda e Responsabilidade Socioambiental Corporativa da Mustela® no Brasil, o objetivo é promover uma visão mais inclusiva da parentalidade através de pautas importantes que são muitas vezes invisibilizadas como puerpério, adoção, fertilização, parentalidade e sexualidade, crianças atípicas,“berço vazio”, entre outros temas que tocam as rotinas das diferentes famílias. “É com muita alegria que estamos mais um ano aqui para falar dos desafios da parentalidade, que é um assunto que ‘respiro’ todo dia na prática, na minha vida profissional e pessoal, desde que eu me tornei mãe. Dentro da Mustela® recebemos dúvidas e dores de pais, mães e cuidadores, não só sobre a pele, que é a nossa expertise, mas sobre diversos assuntos relacionados à parentalidade. Nosso propósito como marca é estar ao lado dos pais e das famílias na maior missão e responsabilidade da vida deles, que é criar uma criança. Compartilhar experiências sem romantizar, de um jeito realista e acolhedor, sem julgamentos, tem tudo a ver com a forma como a Mustela® vê essas questões”, destaca.
Conheça os episódios do Podcast “Parentalidade fora do Roteiro” com a mediação de Camila Antunes:
Episódio 1 - "Quem está preparado para cuidar 24h de um filho?” Família pâncreas com Aretha Cruz - @cruzaretha
Episódio 2 - "Quem está preparado para as conversas na adolescência?” Com Luanda Barros - @luabarrosf
Episódio 3 - "Quem está preparado para criar um filho sozinho com a partida do outro cuidador?” Famílias solo com Rafael Stein - @rafaelstein
Episódio 4 - “Quem está preparado para a longa espera de um positivo?” Famílias tentantes com André Tonanni - @2papais
Episódio 5 - “Quem está preparado para ter um filho atípico que mostra que você também pode ser diferente do que imaginou?” Famílias atípicas com Humberto Baltar - @baltarhumberto
Episódio 6 - "Quem está preparado para se despedir de um filho?” Famílias de UTI e perda gestacional com Gabi Almeida - @agabipensando
Mais alguns convidados embarcam nessa viagem. No quadro “Conversas que transformam”, os ouvintes passam por uma experiência de escuta e acolhimento, mostrando a importância de construir uma rede de apoio. No quadro “É tempo de cuidar”, a psicóloga e terapeuta familiar Tais Masi (@tais_masi) fala do cuidado como um ato de amor próprio e com quem amamos. Já no quadro “Filhos e Carreira”, o podcast apresenta o impacto de uma parentalidade fora do roteiro no trabalho, com dicas e ferramentas para pessoas e empresas. Em todos os episódios os ouvintes conhecem alguns direitos parentais com a advogada Dra. Bianca Carelli (@maternizandoodireito).
Grande Luta
Assim como a Filhos no Currículo, a Mustela® luta para que cada vez mais mulheres conciliem suas atividades no maternar com carreira, por isso, idealizou a sua Big Fight, traduzido do inglês a “grande luta ". “No Brasil, quase 50% das mulheres deixam o mercado de trabalho depois de se tornarem mães, por não terem com quem deixar os filhos, ou por serem demitidas após o retorno da licença. Precisamos mudar essa realidade. Isso nos fez enxergar que a gente também precisa lutar por uma equidade parental, pois para apoiar as mães em suas carreiras e maternidades, também temos que apoiar os pais na paternidade e incluí-los nessa conversa.” comenta Marilla.
“Construir espaços seguros de troca para que as pessoas possam escutar, falar e pertencer, é um primeiro passo para que se sintam fortalecidas em suas jornadas. Nessa temporada vamos ganhando intimidade com os convidados a cada episódio e percebendo que não estamos sozinhos. As histórias são únicas e individuais, mas ajudam a construir as nossas próprias histórias. Descobrimos também que, no fundo, toda parentalidade é mesmo fora do roteiro”, completa Camila Antunes.
Sobre a Filhos no Currículo:
Consultoria de transformação cultural especialista na criação de programas de parentalidade corporativos. O foco é construir uma cultura de bem-estar parental nas empresas por meio de lideranças mais bem preparadas, times empáticos e políticas internas que sejam acolhedoras e inclusivas para quem concilia filhos e carreira. Atua a partir dos pilares de sensibilização, consultoria e engajamento, em temas como inteligência emocional, equidade de gênero e parentalidade. Dialogam com pais, mães, lideranças, gestores de RH e Diversidade sobre essas pautas. Já realizaram ações em empresas como Pepsico, B3, Ambev, PwC, Gerdau, Cielo, Nubank, MM 360, Ambev e Grupo Raia Drogasil.
Sobre Laboratoires Expanscience: Somos uma empresa orientada para uma missão e o nosso propósito é ajudar os indivíduos a moldarem o seu bem-estar, desde os mais novos aos mais velhos. É isso que nos motiva a avançar, pesquisar e inovar há mais de 70 anos. A independência é a nossa força vital. Somos uma empresa francesa 100% familiar, com produtos distribuídos em mais de 100 países das marcas Mustela, Babo Botanicals e Piascledine 300. Acreditamos que o bem-estar das pessoas não pode ser separado do bem-estar do planeta, e está em nossas mãos garantir isso. Nosso impacto positivo na sociedade e no meio ambiente foi reconhecido pela certificação B Corp e nos comprometemos a ser uma empresa melhor PARA o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário