quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Dia da Nossa Senhora de Aparecida: estima-se que pelo menos 20.240 viajantes realizaram o percurso do Caminho da Fé



O dia de celebração de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, ocorre no dia 12 de outubro. Esse feriado, dedicado aos católicos, foi oficialmente estabelecido em junho de 1980, e comemorada em todo o território nacional.

Muitos fiéis aproveitam a data para “pagar” suas promessas realizando o Caminho da Fé, cujo destino é a Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, na cidade de Aparecida, em São Paulo. Estima-se que cerca de 80 mil pessoas já o fizeram, a pé ou de bicicleta desde sua criação, há 20 anos. Em 2022, segundo a Associação do Caminho da Fé, pelo menos 20.240 viajantes realizaram o percurso.

“Muitas vezes a peregrinação é associada a motivos religiosos, seja por devoção ou para cumprir promessas. Entretanto, existem diversos caminhos que podem ser percorridos sem o cunho religioso, pois a peregrinação envolve andar a pé visando aprender mais sobre si”, aborda Richard Oliveira, peregrino e produtor de conteúdo do canal do YouTube “Vida de mochila”.

Pensando nas diversas possibilidades, Richard Oliveira comenta as melhores estradas para peregrinação

1. Estrada Real. Antiga rede de rotas de transporte terrestre de recursos naturais preciosos, como ouro e diamante, estabelecida no Brasil Imperial. Tombada como patrimônio cultural e turístico, constitui-se por 4 caminhos: o Velho — que parte de Ouro Preto, Minas Gerais, até Paraty, Rio de Janeiro; o Novo — com destino à capital carioca; o de Diamantes — de Ouro Preto às Diamantinas, ambas cidades mineiras, e o de Sabarabuçu — de Cocais à Glaura, passando também na Serra da Piedade (antigo Pico de Sabarabuçu); as duas últimas apresentadas no documentário do peregrino.

No documentário “Um mochileiro no caminho dos diamantes, Estrada Real” disponível no canal do Vida de Mochila, no YouTube, Richard Oliveira retrata os 32 dias de viagem, sendo 25 deles caminhando e 7 de folga, percorrendo o Caminho dos Diamantes e o de Sabarabuçu, situados na Estrada Real, totalizando 540 km viajados.

2. Caminho de Caravaggio. Inspirado na devoção à Nossa Senhora de Caravaggio, esse caminho possibilita aos peregrinos a oportunidade de percorrer uma trilha que conecta diversos santuários e igrejas, refletindo a fé e a devoção religiosa. Localizado no Rio Grande do Sul, a estrada de 200 km leva cerca de 11 dias para ser percorrida, podendo pernoitar em vinícolas.

3. Caminho de Cora Coralina. Única rota de poesias do mundo, o Caminho de Cora Coralina, localizado em Goiás, é uma jornada de 300 km, que abrange um período de 18 dias. Ao longo do percurso, é possível imergir na poesia da renomada poetisa goiana Cora Coralina, cujos versos estão presentes por todo o trajeto, além de permitir aos viajantes explorar a beleza natural e cultural do estado de Goiás.

O percurso também é documentado por Richard no filme “Um mochileiro no Caminho de Cora Coralina”, disponível em seu canal do YouTube, “Vida de Mochila”. Nele, é possível conhecer um pouco da rota, história, além de mergulhar em reflexões sobre a vida com o mochileiro.

4. Rota do Descobrimento. Situada na Bahia, é uma jornada peculiar que segue o litoral onde os portugueses desembarcaram e avistaram o Brasil pela primeira vez, explicando os nomes curiosos. Este caminho de 80 km, estendendo-se de Cumuruxatiba à Coroa Vermelha, é percorrido inteiramente pela praia, com a necessidade de habilmente interpretar as tabelas de marés, uma vez que muitas falésias bloqueiam o caminho durante a maré alta. Essa peregrinação de 6 dias permite aos viajantes conectem-se com a história, a natureza e os desafios da região, celebrando a ousadia daqueles que um dia chegaram ao Brasil. 


Sobre a autor


Richard Oliveira é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goias (UFG) e trabalhou mais de 8 anos na área de marketing. Nos últimos 7 anos, trocou a vida de escritório por uma vida nômade. Entre 2017 e 2019, atravessou a América Latina sem usar avião e produziu uma WebSérie chamada #America300 com 97 episódios. Hoje, trabalha produzindo filmes para seu canal no YouTube (/VidadeMochila) com 173 mil inscritos e conteúdo para o seu Instagram (@vidademochila), que conta com 279 mil seguidores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário