quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Artista Mariana Rocha lança primeiro EP em parceria com João Cortez



A intérprete e compositora Mariana Rocha, artista da cena alternativa autoral recifense, lançou o seu primeiro EP, intitulado Paladar, nas principais plataformas de streaming de áudio (Spotify, Deezer, Amazon Music, Apple Music, iTune Store, Tidal, Anghami) e também em visualizer gratuito e acessível, com intérprete de libras, no canal de vídeos da cantora no Youtube.
As sete faixas do disco são uma colaboração com o também músico recifense João Cortez. O projeto de produção e distribuição do EP foi contemplado pelo edital do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), em aporte da Prefeitura do Recife, e apoio do MAMAM - Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães

Mariana Rocha e João Cortez buscam traduzir no EP “Paladar” o imaginário da juventude contemporânea ao abordarem, através de uma estética sonora que dialoga com o pop alternativo e a MPB, temáticas relacionadas a questões comuns aos jovens. Relacionamentos afetivos, sexualidade e esoterismo são alguns dos pilares que nortearam o processo criativo dos autores. 

Mariana Rocha, enquanto mulher negra, pansexual e candomblecista, utilizou-se das influências de sua trajetória na constituição das faixas musicais do EP Paladar. Há quase uma década na carreira musical, a artista integra o cenário cultural do Recife como intérprete, através de shows em casas noturnas, eventos institucionais, particulares, comunitários e em grupos musicais, além de já ter feito participações em shows de artistas como Ivete Sangalo, Ayrton Montarroyos e Nena Queiroga. Mariana Rocha participou do programa musical The Voice Kids, da TV Globo, em 2016.

Já João Cortez é produtor e compositor da capital pernambucana, tendo iniciado a sua carreira artística no lançamento do single “Neruda” em parceria com GOMES, sendo a primeira das três faixas do EP “Apartamento”. Desde então, João vem fazendo colaborações com artistas locais e tem ampla experiência em lançamentos e concepções de EPs. João Cortez também é fundador, em parceria com o músico Erraudo, do coletivo artístico-musical Camaleoa em 2022.

A soma do repertório sociocultural de Mariana Rocha e João Cortez resultou no EP Paladar, que é capaz de dialogar em diferentes perfis sociodemográficos com potencial de grande alcance regional/nacional a partir do Youtube.

"Paladar nasceu da simples vontade de criar. Eu e João nem nos conhecíamos direito quando começamos a nos encontrar pra compor e nem sabíamos se daria certo. À medida que fomos trocando referências musicais, perspectivas de vida e palavras ritmadas, gravando bases no quarto de João com o microfone apoiado numa luminária, o EP foi tomando um corpo mais robusto do que imaginávamos. O processo, assim como as músicas, foi intimista, despreocupado e caloroso. Colocamos alí os nossos corações e criamos juntos uma narrativa que traduz a nossa parceria musical e amizade."

"Acho que "Paladar" encanta pela autenticidade, já que naturalmente buscamos imprimir no som uma estética pouco explorada pela música pernambucana. Com sonoridade contemporânea e digital, essa é a nossa sugestão para uma face do pop alternativo que fala, com o nosso sotaque, sobre amor, sexualidade e espiritualidade de maneira escancarada e livre, assim como foi o nosso processo criativo."

 


FAIXAS DO EP “PALADAR”:


1. Intro


2. Me Festeja


3. A Última


4. Mastigado


5. Brincadeira


6. Mandinga


7. Louca por você


 



FICHA TÉCNICA:

Direção geral: Mariana Rocha

Composição: Mariana Rocha e João Cortez

Produção musical: João Cortez

Mixagem e masterização: Benke Ferraz

Produção executiva: Raian Oliveira

Produção audiovisual: Cecília Moreira

Design: Miglito e Vick Falcão 

Direção de arte: Roz Produz

Assistência de arte: Maria Sales 

Direção de fotografia: Lucas Marçal 

Assistência de fotografia: Laura Castor

Edição: Vinicius Cursino

Consultoria criativa: Moises Rocha Junior 

Make: Natália Brown

Styling: Cabrochas

Apoio: MAMAM - Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães

Assessoria de imprensa: Dea Almeida (Alcateia Comunicação e Cultura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário