quinta-feira, 21 de abril de 2022

Teatro Miçanga apresenta temporada do espetáculo “Deslenhar”



O Teatro Miçanga volta aos palcos com o espetáculo “Deslenhar”, em apresentações gratuitas no Recife e em Camaragibe, de 23 de abril a 18 de junho, às 19h30 e às 20h. O espetáculo tem 45 minutos de duração, possui classificação livre, e acontece em espaços alternativos com encerramento no Teatro Marco Camarotti, em Santo Amaro, zona central do Recife.
O grupo ainda oferecerá, no mesmo teatro, uma oficina gratuita ao final do projeto, no dia 18 de junho, das 13h às 19h. Para participar, o interessado precisa enviar uma solicitação de inscrição para o e-mail teatromicanga@gmail.com, a partir do dia 4 de junho. A oficina artística é aberta para todas as pessoas e vai abordar a improvisação e uso da literatura em cena.

Vale ressaltar que as apresentações acontecem dentro de todos os protocolos sanitários estabelecidos pelo Governo de Pernambuco, e que a temporada possui o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura - Funcultura PE.

O espetáculo “Deslenhar” estreou em 2018, e é uma peça inspirada no conto "A Fogueira", do escritor moçambicano Mia Couto. Utilizando-se da poesia, música, dança e humor, o espetáculo conta a história da vida de Dona Eterninha e de Seu Perpétuo, personagens que dividem amores, alegrias e tristezas, bem como o confronto com a iminência da morte.

A história tem início quando seu Perpétuo percebe a dura necessidade de cavar a cova de sua esposa, ainda viva. A contação se desdobra, com delicadeza, sobre a vida dos personagens. “Na história de Seu Perpétuo, somos transportados para um tempo em que ele era jovem e observamos um homem que, diante de uma vida difícil, inventa histórias e diverte os filhos. É um espetáculo que nos lembra da preciosidade do tempo e de cada momento que vivemos”, revela a diretora e também atriz, Amanda Pegado.

Todo o grupo, formado por Amanda Pegado, André Alencar, Fernando Rybka e Geraldo Monteiro, atua e assina a dramaturgia, direção, iluminação e sonoplastia do espetáculo. O figurino é assinado por Maria Agrelli e a produção é do Coletivo Enlace, de Bárbara Souza e de Camila Mendes.

Teatro Miçanga - Criado em agosto de 2016, a investigação do grupo se pautou na utilização da literatura não-dramática, no ator-narrador e na ocupação de espaços alternativos. Deslenhar é o primeiro espetáculo do grupo, que teve a sua estreia em abril de 2018, fez três temporadas, participou de quatro festivais e foi contemplado com a ocupação do Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza. O segundo trabalho do grupo, “Tão de Perto”, é um espetáculo virtual, nascido durante a pandemia, que estreou na plataforma Zoom, em janeiro de 2021.


PROGRAMAÇÃO


ABRIL


23/04 - 19h30 - Centro De Criatividade Musical Raminho Do Trombone - Rua José Do Nascimento, 18, Alto Da Boa Vista – Camaragibe/PE


30/04 - 19h30 - Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo - Rua Passarela, 18-A, Chão De Estrelas – Recife/PE


 


MAIO


07/05 - 19h30 - Casarão Das Artes - Rua Travessa Tiradentes, 122– Recife/PE


14/05 - 19h30 - Centro de Capoeira São Salomão - Rua Amaro Gomes Poroca, 267 – Várzea – Recife/PE


20/05 - 19h30 - Compaz Ariano Suassuna - Av. Gen. San Martin, 1208– Recife/PE


27/05 - 19h30 - Compaz Eduardo Campos - Av. Aníbal Benévolo, S/N – Alto Santa Terezinha – Recife/PE


 


JUNHO


*Essas apresentações contam com intérprete de Libras


04/06 - 19h30 - Compaz Miguel Arraes - Av. Caxangá, 653 – Recife/PE


18/06 - 20h - Teatro Marco Camarotti - Rua Treze De Maio, 455 – Recife/PE


 


FICHA TÉCNICA

Elenco: Amanda Pegado, André Alencar e Fernando Rybka

Atriz intérprete de Libras: Patrícia Albuquerque

Dramaturgia, encenação, iluminação e sonoplastia Teatro Miçanga

Figurino: Maria Agrelli

Produção: Coletivo Enlace (Bárbara Souza e Camila Mendes)

Produções locais: Geraldo Cosmo, Vilma Carijós, Michel Gomes e Izabel Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário