segunda-feira, 18 de abril de 2022

“Retinta”: cantora Riáh lança curta clipe sobre disco de estreia nesta segunda (18)



Preparando-se para lançar seu primeiro disco, a cantora caruaruense Riáh dá mais um passo rumo ao nascimento do álbum - lança nesta segunda-feira (18/04), às 20h, no YouTube, o curta clipe “Retinta”, que se debruça sobre o conceito de seu primeiro disco, previsto para o segundo semestre de 2022, e sobre a canção que dá nome ao projeto musical.

Composição de Déa Trancoso feita especialmente para Riáh, “Retinta” descreve a relação da artista com suas origens. “Sou índia, cafuza, cabocla, congaga, jangada, retinta de tais”, entoa a cantora nos versos da canção, refletindo sobre a diversidade de “tintas” e povos que compõem sua brasilidade - Riáh é descendente de indígenas Xukuru-Ororubá, da região de Pesqueira, no Agreste pernambucano.

Unindo sonoridades contemporâneas e o sagrado da tradição popular do Nordeste, a canção vem a público pela primeira vez através de um curta clipe que transpõe para o audiovisual a temática conceitual do álbum. Dirigido por Riáh junto a Lula Carneiro, o vídeo traz cenas da artista circulando entre Pesqueira e Recife, uma simbologia para a trajetória de vida da cantora a partir de suas raízes ancestrais.

“O disco traz a força dos Ororubás, dos encantados, e representa um resgate desse povo e dessa cultura através da minha música”, explica a cantora, que nasceu em Garanhuns, se criou em Pesqueira e vive em Caruaru desde os 15 anos. Na obra audiovisual, Riáh mostra locais importantes na sua caminhada, como a Serra do Ororubá - onde nasceram e se criaram seus bisavós paternos - e a Vila de Cimbres - território indígena onde nasceu seu pai -, ambos no município de Pesqueira.

“Essa é a terra de onde recebi tantas influências, onde vivenciei festas de São João, o Toré, a mata dos encantados. O clipe é um reencontro com todas essas memórias, mais de 25 anos depois”, detalha Riáh. O curta clipe inclui ainda uma vinheta especial para a canção “Ororubá”, de Zé Modesto, outra faixa que integra o álbum. Uma prévia do trabalho foi disponibilizada em formato making of (cenas de bastidores) no YouTube da cantora, na última quarta-feira (13).

Realizado com incentivo da Lei Aldir Blanc 2021 através da Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura, Governo de Pernambuco, Ministério do Turismo e Governo Federal, o curta clipe “Retinta” abre alas para o disco de mesmo nome, o primeiro de Riáh, consagrando seus 23 anos de carreira musical. A perspectiva é que o álbum, que tem direção musical de Hugo Linns, seja lançado até o final do ano, através de incentivo do edital Funcultura.

SERVIÇO:


Lançamento do curta-clipe “Retinta” + vinheta “Ororubá”, com Riah


Segunda, 18 de abril de 2022, às 20h

No canal da cantora no YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=ue-bfKPDCfo 


Gratuito

Mais informações: Instagram @riah_cantora

Vídeos de Riáh:


https://youtu.be/DeyY32tESCg 


https://youtu.be/qZTxMKdFbD8 


https://youtu.be/j8igl8G9SV4 



FICHA TÉCNICA:

Direção e Roteiro: Riáh e Lula Carneiro 

Som Direto: Rafael Machado

Direção de Arte: Erick Marinho

Produção local: Maíra Tenório

Fotografia: Claudia Dalla Nora

Making Of: Hercílio Torres

Design: Tricia Mota

Figurino: Xuruka Pacheco

Sapatos: Jailson Marcos 

Assessoria de imprensa: 1000tons Comunicaçã

Nenhum comentário:

Postar um comentário