sexta-feira, 26 de julho de 2019

Maestro Sílvio Viegas compara futebol e música erudita na entrevista para TV Brasil

Regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, o maestro Sílvio Viegas está na edição inédita do quadro "Bate Bola" desta segunda (29), às 22h, no programa esportivo No Mundo da Bola, na TV Brasil. O experiente músico comenta se ópera e futebol têm muito em comum na entrevista exclusiva para o jornalista Sergio du Bocage.

Ao vivo, no estúdio, o ex-juiz de futebol Aristeu Tavares é o convidado da mesa redonda. O instrutor de arbitragem participa do debate esportivo com o apresentador Sergio du Bocage e os jornalistas Márcio Guedes e Rodrigo Campos. A influência do árbitro de vídeo, o chamado VAR, nas partidas de futebol no Brasil e no exterior é uma das polêmicas em discussão.
Durante o papo no quadro "Bate Bola", o maestro Sílvio Viegas recorda alguns clichês como "atleta que tem fôlego e liga a defesa ao ataque é o carregador de piano", "time bom joga por música" e "jogador que comanda o elenco é o maestro".
A conversa com o jornalista Sergio du Bocage remete ao famoso tenor Plácido Domingo. O maestro espanhol disse que não faltam emoções na música e no futebol, já que existe paixão, entrega e cumplicidade entre o público e o cenário.
Torcedor fanático do Atlético Mineiro, Sílvio Viegas pondera se o brasileiro ainda pratica o outrora elogiado "futebol arte" que marcou algumas gerações de ídolos do país. Ele compara o spalla, primeiro violino de uma orquestra, que transmite as orientações do maestro ao craque que em sua opinião deveria ser o spalla da seleção brasileira.
Sílvio já conduziu orquestras no exterior em países como Itália, Bulgária, Hungria, Portugal e Argentina. O maestro reflete se o futebol brasileiro precisa de regentes - técnicos - de fora como o português Jorge Jesus recém-contratado pelo Flamengo e o argentino Jorge Sampaoli que treina o Santos.
Ao final da entrevista, o apresentador Sergio du Bocage e o maestro Sílvio Viegas dividem o piano. Eles tocam juntos em uma parceria que une música clássica e futebol.
Sobre o programa
Sempre ao vivo, aos domingos, às 21h, com uma hora e meia de duração, e às segundas, às 22h, com uma hora, o No Mundo da Bola recebe convidados para uma conversa descontraída sobre os principais resultados esportivos da semana, com destaque para o futebol.
Apresentado por Sergio du Bocage com a participação do comentarista titular Marcio Guedes, a cada edição, o programa traz uma enquete que conta com a participação dos telespectadores e dos comentaristas. Às segundas, o jornalista Mauricio Costa se junta a essa seleção de craques da imprensa esportiva.
Em mais de 30 anos, o programa passou por mudanças. A atração surgiu como "Esporte Visão". Depois, entre o fim da década de 1990 e o início dos anos 2000 passou a se chamar "Debate Esportivo". Em curto período, teve o título de "Ataque" até que em 2002 volta ao nome original com redação diferente: "EsporTVisão".
Pela bancada já passaram grandes nomes da resenha esportiva brasileira como os saudosos Luiz Mendes, o "comentarista da palavra fácil"; Achilles Chirol e Alberto Léo, além de profissionais como o ex-narrador Januário de Oliveira, atualmente aposentado, criador de vários bordões que estão na memória afetiva dos torcedores de futebol.
Desde 16 de junho de 2013, a atração entra no ar pela TV Brasil e é transmitida também pela Rádio Nacional como "No Mundo da Bola". A expressão remete aos melhores tempos do radiojornalismo esportivo, pois é um dos programas mais tradicionais da emissora. O "No Mundo da Bola" foi criado em 1930, na Rádio Nacional, sob o comando do locutor esportivo Antônio Cordeiro.
Serviço
No Mundo da Bola – segunda-feira, 29/7, ao vivo, às 22h, na TV Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário