segunda-feira, 1 de maio de 2017

Rapadura dá energia ao treino e previne anemias

A rapadura é o doce feito a partir do caldo concentrado da cana-de-açúcar e, ao contrário do açúcar branco, é rica em nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo, como cálcio, magnésio, ferro e potássio. Um pedaço pequeno de rapadura com 30 g tem cerca de 111 Kcal, e o ideal é consumir apenas essa quantidade por dia para não engordar. Uma boa dica é comer a rapadura logo após uma grande refeição como o almoço, onde normalmente se come salada no prato principal, o que ajuda a reduzir a produção de gordura que o doce da rapadura pode trazer.

Benefícios da Rapadura:

Devido ao seu teor de vitaminas e minerais, o consumo moderado de rapadura traz benefícios como:

1) Dá mais energia para o treino, por ser rica em calorias;

2) Previne anemias, por conter ferro e vitaminas do complexo B;

3) Melhora o funcionamento do sistema nervoso devido à presença de vitaminas do complexo B;

4) Previne cãibras e osteoporose, por conter cálcio e fósforo. 
As rapaduras que têm adição de alimentos nutritivos como castanhas, coco e amendoim trazem ainda mais benefícios para a saúde, mas é importante lembrar que o seu consumo deve ser feito apenas em pequenas quantidade por dia, especialmente no pré ou pós-treino, ou como energético natural de treinos longos, que duram mais de 1 hora. 

É importante lembrar que, apesar de ser mais saudável, a rapadura não deve ser consumida em excesso, pois pode aumentar o risco de problemas como ganho de peso, triglicerídeos, colesterol e glicemia elevados. Ela também não deve ser consumida por pessoas com diabetes, colesterol alto e doenças renais.  Fonte: Tua Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário