Com um recorte diverso e plural, o Curta na Serra se diferencia por sua capacidade de agregar produções que exploram diferentes gêneros e formatos, trazendo narrativas e olhares de todo o Brasil. Este ano, o festival recebeu 660 inscrições de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal, refletindo sua crescente relevância no cenário cinematográfico nacional.
A seleção está organizada em quatro seções: Panorama Pernambuco, Panorama Nacional, Panorama Videoclipe e Sessão Especial. A curadoria do 6º Curta na Serra foi realizada por Vitor Búrigo, membro da Abraccine e editor do portal CineVitor, que buscou reunir filmes que dialogassem com a cultura regional e nacional, promovendo a reflexão e a integração dos indivíduos com suas identidades culturais.
Com uma programação composta por curtas-metragens dos mais diversos gêneros e formatos, o festival convida o público a mergulhar em diferentes olhares e experiências. A seleção de filmes destaca a pluralidade de narrativas, estéticas e temáticas, reforçando o compromisso do Curta na Serra com a valorização da diversidade cinematográfica. Em formato híbrido, além das sessões presenciais, o festival promoverá também a exibição online dos filmes da Sessão Especial por meio do site oficial (www.curtanaserra.com.br).
"O Curta na Serra se consolidou como um espaço fundamental para o cinema independente, criando uma conexão entre o audiovisual e a paisagem natural da Serra Negra. Nesta sexta edição, seguimos com o compromisso de fortalecer a interiorização do cinema e promover uma experiência multicultural, reunindo cinema, música, cultura popular e gastronomia em um único espaço de encontro e troca", afirma Marlom Meirelles, idealizador e produtor executivo do festival.
Homenagens
O 6º Curta na Serra - Festival de Cinema ao Ar Livre tem a honra de prestar uma merecida homenagem a dois grandes nomes do cinema pernambucano: Cláudio Assis e Edvaldo Mendonça. Cláudio Assis, um dos cineastas mais provocadores e expressivos do Brasil, será celebrado com a Sessão Homenagem a Cláudio Assis, que trará a exibição de seu curta-metragem Soneto do Desmantelo Blue, de 1993. Com obras como Amarelo Manga (2002) e Baixio das Bestas (2007), Cláudio consolidou-se como uma voz irreverente e intensa, capaz de questionar padrões e provocar reflexões profundas sobre a sociedade. Sua contribuição para o cinema nacional é imensa e, neste festival, celebramos sua trajetória de resistência e criatividade.
Além de Cláudio Assis, o festival homenageia também Edvaldo Mendonça, um apaixonado colecionador e restaurador de filmes. Com um acervo de mais de 100 rolos em Super 8 e 16mm, e a restauração do documentário mais antigo de Bezerros, filmado em 1938, Edvaldo se dedica à preservação da memória audiovisual e cultural. Sua contribuição para o resgate e valorização do patrimônio cinematográfico pernambucano é incomparável, e sua presença no Curta na Serra nos lembra da importância da memória e da resistência que o cinema oferece para manter vivas as histórias e as memórias de nossa cultura.
Formação e fomento
Com uma proposta de formação e fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual, o Curta na Serra promoverá debates com realizadores, oficinas e rodas de diálogo com realizadores e pesquisadores do audiovisual, promovendo um espaço de troca e aprendizado. Um dos destaques desta edição é a Roda de Diálogo "Preservação e Memória na Construção de um Audiovisual Presente", que contará com a participação de Ingrid Xavier e Vitória Vitor, ambas atuantes na Cinemateca Pernambucana e no projeto de formação para adolescentes TRELA Audiovisual.
Na última sexta-feira (21), o 6º Curta na Serra promoveu duas importantes oficinas para os alunos da rede pública de ensino de Bezerros. A primeira, Oficina de Iniciação à Produção Cinematográfica, foi conduzida pelo cineasta Caio Dornelas e proporcionou aos alunos da ETE Maria José Vasconcelos uma imersão nas etapas fundamentais da realização audiovisual. Os participantes tiveram a oportunidade de entender o processo de criação de um filme, desde a concepção da ideia até a finalização, demonstrando que o cinema é uma ferramenta acessível e poderosa de expressão. Já a Oficina de Iniciação à Crítica de Cinema, ministrada pelo jornalista André Guerra, mergulhou no universo da crítica cinematográfica, abordando os diferentes estilos de crítica, a análise de narrativas e a interpretação de grandes obras do cinema. Ambas as atividades foram momentos enriquecedores de aprendizado, estimulando uma visão mais profunda sobre o processo criativo e crítico no audiovisual.
O 6º Curta na Serra - Festival de Cinema ao Ar Livre é uma realização da Eixo Audiovisual e Pernambuco Filmes, em coprodução com o Centro de Atitudes, com apoio da Prefeitura de Bezerros, e incentivo do Funcultura, da Secretaria de Cultura de Pernambuco, do Governo de Pernambuco.
Confira a programação completa do 6º Curta na Serra:
Sexta-feira (28/03) - Anfiteatro de Serra Negra
19h - Abertura oficial
19h30 - Homenagem à Edvaldo Mendonça
20h - Sessão: Panorama Pernambuco
21h30 - Sessão: Videoclipes
22h - DJ La Ursa
Sábado (29/03) - Anfiteatro de Serra Negra
18h - Performance Bruffa, de Bruna Florie
18h30 - Apresentação Ode dos Papangus, com o grupo Folcpopular
19h - Abertura oficial
19h30 - Homenagem | Cláudio Assis
20h - Sessão: Panorama Nacional
21h30 - Sessão: Videoclipes
22h - Apresentações Culturais: Trio Lampião a Gás e DJ La Ursa
Domingo (30/03)
Laus Cozinha
10h às 12h - Roda de Diálogos
Anfiteatro de Serra Negra e Polo Cultural
18h - Performance Obirin-Kunhã: Dança Inflamada, com Marcela Rabelo
18h30 - Abertura oficial
19h - Sessão Homenagem: Soneto do Desmantelo Blue, de Cláudio Assis
19h30 - Premiação
21h - DJ La Ursa
Nenhum comentário:
Postar um comentário