terça-feira, 25 de março de 2025

Biografia de Bob Dylan que inspirou filme "Um completo desconhecido" chega ao Brasil



Lançamento da editora Tordesilhas, do Grupo Editorial Alta Books, o livro Dylan Elétrico: do Folk ao Rock chega ao Brasil para emocionar fãs de música pelo país. Escrita por Elijah Wald, guitarrista, vencedor de Grammy e um dos críticos musicais mais importantes do mundo, a novidade revela os bastidores da apresentação histórica do cantor e compositor Bob Dylan, um dos artistas mais influentes e icônicos da música popular do século XX, no Newport Folk Festival, em 25 de julho 1965.

O título foi inspiração para o filme Um Completo Desconhecido, que recebeu oito indicações ao Oscar em 2025, incluindo destaque nas categorias “Melhor filme”, “Melhor ator” e “Melhor som”. A obra, porém, se destaca por ir muito além do que o cinema mostrou. Ao longo das páginas, o autor aprofunda os detalhes do icônico show no qual Dylan subiu ao palco acompanhado por uma banda com guitarras e teclados elétricos, quebrando o paradigma da época que ligava a música folk aos instrumentos tradicionais como o violão.


A performance, hoje considerada um marco da transição do folk para o folk-rock e o rock moderno, fez a plateia se dividir em dança, choro, aplausos, vaias e até ataques de raiva. As críticas vinham, principalmente, dos puristas do gênero musical. Ao explorar os detalhes dessa fatídica noite, Wald expõe quais foram as consequências artísticas e pessoais para Bob Dylan e como ela afetou a relação do compositor com o amigo e músico Pete Seeger, que considerava o elemento elétrico inimigo do folk clássico.


O episódio chegou a criar mitos que seguem vivos até hoje. O mais emblemático é o de que Seeger teria tentado cortar os cabos de som com um machado durante a exibição. Apesar das reações controvérsias da plateia, a apresentação em Newport consagrou o artista como uma figura revolucionária da música mundial, e o eternizou como a voz icônica de uma geração famosa pela rebeldia.


O palco agora está pronto para o Festival de Newport de 1965, e todos nós sabemos como essa história termina: Dylan vestido com jaqueta de couro preta com a Stratocaster, tocando sua nova música elétrica para uma plateia dividida de jovens seguidores fervorosos e velhos adoradores do folk relutantes. 


(Dylan Elétrico: do Folk ao Rock, p. 168)


Dylan Elétrico: do Folk ao Rock faz o leitor sentir a energia da revolução musical e cultural que o “Bardo fanho” protagonizou ao transitar do folk ao rock. O livro é uma canção que entoa a transformação, coragem e impacto na indústria provocados pelo compositor, que escreveu mais de 600 músicas. Uma leitura indispensável para fãs do cantor, admiradores da história da música e para interessados em mudanças artísticas e sociais impactantes na sociedade.


Ficha técnica 


Título: Dylan Elétrico: do Folk ao Rock 

Editora: Tordesilhas 

Autoria: Elijah Wald 

ISBN: 978-6555682427 

Número de páginas: 320 

Preço: R$ 74,90 

Onde encontrar: Amazon, Alta Books e principais livrarias do país

Sobre o autor


Elijah Wald é músico e autor de mais de uma dúzia de livros, incluindo “Escaping the Delta: Robert Johnson and the Invention of the Blues”; “The Dozens: A History of Rap’s Mama”; “How the Beatles Destroyed Rock ’n’ Roll: An Alternative History of Popular Music”; e o best-seller “Dylan Elétrico: do folk ao rock”. Ele tem doutorado em etnomusicologia e sociolinguística e recebeu um Grammy de produção de notas de encarte. Atualmente, Wald mora na Filadélfia, nos Estados Unidos.


Sobre a editora


Tordesilhas é um selo do Grupo Editorial Alta Books. Com mais de 20 anos de atuação, a casa busca se reinventar e investir no que há de mais relevante e inovador no mercado literário. Consolidada como referência na publicação de obras sobre economia, finanças, informática, idiomas e empreendedorismo, o grupo expande constantemente seu catálogo e áreas de atuação distribuídas atualmente em 19 selos e segmentos editoriais, incluindo Alta Books, Alta Cult, Alta Life, Alta Novel, Alta Geek, Alaúde, Tordesilhas, Faria e Silva, HQueria, Camaleão, M.Books, Almedina Brasil, Edições 70, Actual, Minotauro, Morro Branco, Contra o vento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário