O médico geriatra Rodrigo Patriota, diretor científico da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Regional Pernambuco (SBGG-PE), destacou que a imunização é essencial para reduzir complicações como pneumonia e outras doenças respiratórias. “Este é um tema de grande relevância, especialmente nesta época do ano, quando aumentam os casos de infecções respiratórias. Nosso objetivo foi reforçar o papel da vacinação na proteção dos idosos e destacar as melhores formas de cuidado”, afirmou Patriota.
O geriatra também alertou sobre os riscos do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que afeta principalmente os idosos entre abril e agosto no Nordeste. Segundo ele, 15% dos idosos internados com VSR evoluem para UTI, e a taxa de mortalidade chega a 8%. “Nos Estados Unidos, há registros de 100 a 150 mil internações anuais por conta desse vírus. Até pouco tempo, não existia vacina disponível, mas hoje há uma opção na rede privada”, explicou. Além do VSR, Patriota abordou a importância da vacinação contra pneumococo, Influenza (gripe), COVID-19 e a tríplice bacteriana.
O evento foi encerrado com a participação do odontogeriatra Antônio Moura, que ressaltou a relação entre saúde bucal e prevenção de infecções respiratórias. Ele destacou que a higiene oral adequada pode reduzir o risco de complicações respiratórias em idosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário