quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Os cortes e costuras sonoras do projeto goiano Alphayatch e o produtor paulista Bernardo Pacheco.



Em Maio de 2024, Bernardo Pacheco fez seu primeiro set solo ao vivo improvisando na guitarra. Foi também a última vez que tocou no Tipitina, bar de São Paulo que fechava as portas.
Assim surgiu a faixa "O Problema Com a Música", que entrou na coletânea de quinze anos do nosso blog, o Hominis Canidae, lançada no dia 30 de Junho deste ano.



Parceiro de anos de improvisação, Berna sugeriu a Abdala destrinchar essa gravação dele dentro dessa ideia de colocar uma lente de aumento nos pequenos riffs e células que brotaram ao longo da peça. Assim surgiu o álbum "Corte & Costura", um encontro do Alphayatch, projeto do produtor goiano Bruno Abdala, com o set criado pelo músico e produtor paulista Bernardo Pacheco.



As “costuras” são as duas faixas que surgiram após intervenção de samples vindos de diversas fontes feitas pelo Alphayatch no som do Berna. “O que veio de sample adicional surgiu a partir do que eu conseguia atingir de som da guitarra. Na minha cabeça era pra soar como rock, mas rock no sentido de ser lugar de diversão entre você e um amigo, independente do resultado estético final”, comenta Abdala.


Já os “cortes”, são as mini-faixas dentro de cada um dos sets criados pelo Abdala. “Enxergo as duas faixas maiores como reboot uma da outra, partindo de lugares semelhantes e fazendo caminhos completamente diversos. Espero que quem escolha escutar esse disco se divirta tanto quanto eu ao me deparar com o que o Abdala construiu”, complementa Bernardo.



O trabalho de 17 faixas, mixadas por Abdala e masterizadas pelo paraibano Guirraiz e chega em todas as plataformas de streaming através da Tratore em mais um lançamento do selo HC REC, do blog de música brasileira Hominis Canidae.




Um Texto de Bernardo Pacheco sobre o trabalho:





"Corte & Costura" - Alphayatch e Bernardo Pacheco (Hominis Canidae Recs, 2024)



No início de maio fiz meu primeiro set solo ao vivo improvisando na guitarra. Escutando a gravação dessa noite por um lado eu fiquei bem feliz com o que saiu, especialmente considerando que era uma primeira tentativa, por outro achei que dentro do que toquei, que foi quase inteiramente baseado em construções sobre um pequeno loop que surgiu espontaneamente, existiam diversas células que poderiam ser exploradas com mais calma, mas foram se sucedendo rápido demais no momento da improvisação.



Eu sabia que o Abdala, parceiro de quase dez anos de improvisações, se interessava em usar gravações desse tipo pra samplear e construir novas faixas, já fizemos esse bem-bolado no passado, perguntei se ele não se interessava em destrinchar essa gravação dentro dessa idéia de colocar uma lente de aumento nos pequenos riffs e células que brotaram ao longo da peça. Antes do fim de maio ele já tinha mais ou menos completado o que veio a ser este álbum aqui, "Corte & Costura". Não tinha nada a ver com o que eu tinha imaginado que sairia, era bem melhor.



Tive bem pouco a ver com o que aconteceu a partir do momento em que ele começou a mexer na gravação que mandei pra ele, picotada e misturada com muitos outros sons que nem desconfio de onde vieram, mas já serviram de trilha pra muitas pedaladas e passeios meus por São Paulo desde então. Meu nome só está na capa por insistência dele. Uma coisa (de poucas) que sugeri foi pegar o que eram originalmente duas suites de por volta de dez minutos cada e oferecer elas em fragmentos menores, achei que dava uma pespectiva legal sobre cada um dos blocos dessas faixas que não somavam um disco tão longo, mas que eram duas doses concentradas de informação.



Não conseguimos decidir por uma ou outra forma de apresentar o disco, partimos da colagem inicial (as Costuras), com sua lógica interna, depois apresentamos as mini-faixas dentro de cada faixa (os Cortes). Enxergo as duas faixas maiores como reboot uma da outra, partindo de lugares semelhantes e fazendo caminhos completamente diversos. Espero que quem escolha escutar esse disco se divirta tanto quanto eu ao me deparar com o que o Abdala construiu. A capa também é dele.



Pra quem se interessar, o mesmo Hominis Canidae que está lançando esse disco digitalmente já tinha lançado, meses atrás, a íntegra desse meu set solo de guitarra, com o nome "O Problema Com a Música", dentro da sua coletânea de quinze anos de blog, tá no bandcamp do blog.



Bernardo Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário