O veterinário do Aquário Paraíba Thiago Nery destaca que o novo serpentário vai buscar sanar lacunas de conhecimento e desmistificar as serpentes. O local contará com animais resgatados pelo Ibama e por outros zoológicos, garantindo que nenhum animal seja retirado da natureza. "As serpentes despertam uma curiosidade natural nas pessoas, mas também são cercadas por informações erradas. Aqui, queremos oferecer um espaço para abordarmos esses temas e conscientizar sobre o equilíbrio que esses animais mantêm no meio ambiente", afirma Thiago.
O foco na educação ambiental é um dos pilares centrais do Aquário Paraíba, e não seria diferente no serpentário. As espécies abrigadas, muitas vítimas do tráfico, servem para ilustrar a importância da conservação. "Selecionamos as serpentes mais traficadas no mundo para abordar esse tema. São animais que foram retirados de seus habitats por ação humana e agora recebem os cuidados necessários para garantir seu bem-estar", explica o veterinário.
Além de promover a sensibilização dos visitantes, o serpentário também se vai abordar um seu papel científico. O ambiente contará com uma equipe técnica formada por veterinários e biólogos, que estudará o comportamento e manejo reprodutivo das serpentes, contribuindo para projetos de conservação e, possivelmente, a reintrodução de algumas espécies na natureza.
A Inauguração do espaço está prevista para o mês de outubro, quando haverá uma programação especial para o mês das crianças. Haverá também a inclusão de visitas guiadas e palestras sobre répteis, integrando as atividades já oferecidas em datas como a Semana do Meio Ambiente e durante as férias escolares. Estudantes de biologia, veterinária e zootecnia também poderão participar de cursos especializados sobre o manejo e a conservação de répteis. "Quanto mais as pessoas conhecem, mais elas cuidam e respeitam. A presença dessas serpentes aqui não apenas protege os animais, mas também educa o público para prevenir futuros danos à nossa fauna", destaca o veterinário.
O Aquário Paraíba fica na rua das Lagostas, 140, na Praia do Seixas, em João Pessoa, e recebe visitantes de terça a domingo, das 9h às 17h. Crianças até 3 anos, autistas e com síndrome de Down têm entrada gratuita com direito a um acompanhante pagando meia entrada. O telefone e whatsapp para contato é (83) 98620-1422 e o Instagram é @aquarioparaiba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário