quarta-feira, 27 de março de 2024

Cirurgião cardiovascular alerta para os sinais da insuficiência cardíaca



A insuficiência cardíaca é uma condição na qual o músculo do coração fica enfraquecido e não consegue bombear a quantidade de sangue que o corpo necessita para suprir suas necessidades.
Ela pode ocorrer em qualquer momento da vida, em qualquer idade e atinge 2% da população até 70 anos. Estima-se que a insuficiência cardíaca atinja cerca de 23 milhões de pessoas no mundo.


Quando a insuficiência cardíaca atinge um estágio avançado e não responde ao tratamento médico convencional, pode ser necessário recorrer a medidas de suporte como opção terapêutica. “Em casos avançados, os pacientes não conseguem realizar as atividades básicas diárias como, por exemplo, pentear o cabelo, tomar banho ou fazer uma pequena caminhada”, esclarece o cirurgião cardiovascular, João Paulo II.


Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas incluem falta de ar, fadiga, inchaço nos pés e tornozelos, batimentos cardíacos irregulares, tosse persistente e até perda de apetite. Existem também outros sintomas menos frequentes, como desmaios, por exemplo, podem estar associados.


O especialista ressalta que as principais causas são as doenças coronarianas, hipertensão arterial, doenças valvulares, diabetes, obesidade, doenças renais, além do próprio envelhecimento. Existem diferentes abordagens para a insuficiência cardíaca, dependendo da causa subjacente e da gravidade da condição. Se a causa for coronariana, a Revascularização do miocárdio pode ser feita.


Já o Reparo ou substituição de valvas cardíacas, em alguns casos de insuficiência cardíaca causada por doenças das valvas cardíacas, pode ser necessária a reparação ou substituição da valva comprometida para restaurar o fluxo sanguíneo adequado. Se há alteração estrutural da forma do coração, como a causada por um aneurisma cardíaco, pode ser necessária a remoção cirúrgica do aneurisma para prevenir complicações como a ruptura.


Já em casos mais graves, ou quando não é possível tratar cirurgicamente, o transplante pode ser aventado. Vale ressaltar que alguns dispositivos os chamados dispositivo de assistência ventricular (DAV) podem ser utilizados para manter o paciente enquanto aguardam o transplante.


“Eles são frequentemente utilizados como uma ponte para o transplante cardíaco ou como terapia de longo prazo em casos selecionados. Todo procedimento deve ser feito por um cirurgião cardiovascular de confiança e seu acompanhamento pós-operatório é fundamental para a recuperação do paciente”, conclui.


Serviço


Real Instituto Cardiovascular (Ricca)

Endereço: Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760 – Paissandu

Instagram: @ricca_rhp

Nenhum comentário:

Postar um comentário