A música que abre esta série de lançamentos do grupo é uma versão feita a partir da composição de Maria do Carmo Barbosa. Esta é a segunda música da autora alagoana adaptada e adicionada ao repertório do Barbatuques, a anterior foi uma versão para "Boa Noite Povo” que se tornou o grande hit do grupo: Baianá.
Gogó da Ema tem também como ritmo base o baianá, forte e contagiante, sua letra canta sobre o coqueiro torto que se tornou cartão postal de Maceió por décadas até cair (em 1955) vítima do avanço do mar - ganhou inclusive um monumento em memória, a praça Gogó da Ema.
Renato Epstein, que assina a autoria da versão, conta sobre o processo de criação, "A intenção foi construir a música buscando uma nova textura musical para a versão original, que envolvesse mais harmonias e vozes, com a percussão em outro andamento, mantendo o ritmo do baianá mas transpondo seus tambores para o corpo".
Todos os novos singles já tem data para lançamento: Gogó da Ema neste dia 1 de abril, Natureza no dia 6 de maio, esta com participação de Russo Passapusso, Clariô em 3 de junho, com participação das Clarianas (Naruna Costa, Martinha Soares e Naloana Lima), Na Roda do Mundo no dia 15 de julho, Eu Vou Cantar dia 19 de agosto, Rosa de Fogo em 23 de setembro e Entre Amigos no dia 21 de outubro, com participação de Lenine. Lançamentos MCD Records.
FICHA TÉCNICA GOGÓ DA EMA
Ano de lançamento: 2022
Versão Barbatuques
Composição de Maria do Carmo Barbosa de Melo e Renato Epstein
Produzido por Renato Epstein
Mixado e Masterizado por André Magalhães
Selo MCD Records
Smart link https://orcd.co/gogodaema
Nenhum comentário:
Postar um comentário