Quatro meses após viralizar nas redes sociais com vídeo de treino improvisado no salto com vara, Moisés Soares segue sonhando e treinando no campo aberto localizado na cidade de Curralinhos, a 80 km de Teresina, no Piauí.
A rotina diária de treinos e a escola continuam fazendo parte da vida de Moisés. Nos pés, ele traz uma nova sapatilha, que auxiliam nos treinos que antes eram feitos com pés descalços.
Durante a atividade inicial aplicada pelo treinador do projeto social de atletismo, Moisés mostra dedicação, brinca com os amigos e leva pequenos puxões de orelha do treinador Jozimar Venção. O trabalho e a rotina de treinamentos tem o objetivo de levar a novos patamares em 2025.
“O Moisés é essa criança que foi além. Ele quer fazer muita coisa e eu digo olha você tem habilidades para isso. Como ele não tem medo, ele encarou o salto com vara. O que foi bom porque ele foi se achando. Próximo ano teremos os Jogos Escolares, Moisés vai participar, e depois vem o Piauiense, Norte Nordeste e esse ano (2025) ele tem condições de ir ao Brasileiro e estar entre os primeiros. Ele ainda não foi campeão. Vai ser esse ano”, afirma o treinador Jozimar Venção
Com 13 anos de idade e pouco mais de um ano e meio de treinos, ele encerrou a temporada 2024 ocupando a sexta posição no ranking Norte Nordeste na categoria Sub16, no salto com vara. Com orgulho, o jovem atleta cita que nos treinos já chegou a saltar 2,90m. No ranking sub16, sua melhor marca é de 2,50m, recorde pessoal conquistado em competições.
As expressões de Moisés mudam quando ele vai iniciar o treino no salto com vara. Concentrado, ele alinha à altura da corda, segura a vara, caminha, limpa parte do terreno com os pés, se concentra, corre e salta. A ação é repetida várias e várias vezes pelo atleta que sabe bem onde quer chegar.
“Fazia mais por brincadeira assim. Já estou saltando 2,90m, quase 3m. 3,40m eu quero chegar em um mês. Eu consigo. Quero ganhar Brasileiro, Sul Americano e só. E Olimpíadas. Tem que treinar. Eu quero ser um atleta olímpico”, diz Moisés Soares timidamente.
Novos treinamentos com Thiago Braz em 2025
Ele atingiu mais de 60 mil visualizações após compartilhar sua rotina de treinos. De 189 seguidores ele passou a ter 167 mil alcançados no mês de dezembro. Chamou a atenção a forma como o garoto desenvolvia as atividades, com vara de bambu ou pítia, feita pelos pais, e saltando sem auxílio de um colchão para amortecer as quedas no campo e no quintal de casa, onde improvisou um local de treinamentos.
Ao ganhar as redes sociais, o atleta recebeu a chance de conhecer o medalhista olímpico Thiago Braz e em agosto, acompanhado do treinador, foi a São Paulo realizar atividades de lazer e treinamentos especializados com ele.
Na oportunidade, ele também conheceu Fabiana Murer, bicampeã mundial da modalidade. A ex-atleta chegou a comandar um treino com Moisés.
“Foi bom. Ele ensinou um monte de coisa lá. Eu aprendi muito também. Aprender a correr, subir os pés”, afirma o jovem atleta.
Para 2025, a expectativa é que ele possa retornar a São Paulo, onde passará por um treinamento mais específico com Thiago Braz.
“Final de janeiro para começo de fevereiro nós temos uma temporada do Moisés com o Thiago Braz em São Paulo. É uma semana inteira dentro da melhor infraestrutura porque lá é um centro disponível a meninos que como o Moisés vem de projetos sociais. Então ele (Thiago) convida”, explica o treinador.
Na época em que viralizou, o menino também se reuniu com o governador do Piauí, Rafael Fonteles, que prometeu investimentos.
Segundo Jozimar Venção, no dia 30 de dezembro, representantes do governo irão até a cidade de Curralinhos para entregar kit de material de atletismo para desenvolvimento das atividades na modalidade as crianças atendidas pelo mesmo projeto em que Moisés foi revelado.
Fonte; cidadeverde
Nenhum comentário:
Postar um comentário