A Afya, maior hub de educação e soluções para a prática médica do Brasil, apresenta, pela primeira vez, os resultados de sua análise de Retorno Social do Investimento (SROI) - metodologia que mensura, em termos monetários, os efeitos de um projeto ou investimento na sociedade. O estudo revela que, para cada R$ 1 investido pela companhia, são gerados R$ 3,58 de benefícios para a comunidade, totalizando um impacto de R$ 15,8 bilhões no ano de 2021.
Para chegar ao resultado, o SROI combina dados financeiros e indicadores sociais para traduzir benefícios intangíveis em valores monetários. No estudo desenvolvido pela Afya, os números foram alcançados por meio de uma metodologia robusta, que integra resultados do impacto na vida e na saúde das pessoas e informações públicas.
"O resultado do SROI demonstra que a graduação em Medicina da Afya é um negócio socialmente rentável. Para além disso, evidencia o retorno positivo gerado para a população dos municípios onde atuamos e convida para um olhar com ainda mais intencionalidade para transformar indicadores da atenção primária à saúde", explica Stella Brant, Vice-presidente da Afya.
Metodologia
Para monetizar o impacto social gerado, considerou-se o número de mortes evitadas, em 2021, nos 20 municípios que fizeram parte do estudo, ou seja, 2.827 vidas salvas. Esse número foi aplicado a uma fórmula que compreende, também, o Valor Estatístico de Um Ano de Vida (VSLY), uma abordagem reconhecida e valorizada internacionalmente e que foi regionalizada para o Brasil pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e a expectativa de sobrevida das pessoas que deixaram de morrer em cada município.
Além disso, foram somados a este indicador os efeitos econômicos gerados nessas regiões, como os gastos com moradia, custo de vida, a criação de empregos e as novas oportunidades de renda, oriundos do fluxo migratório de estudantes, professores e colaboradores, o que elevou o impacto social gerado para R$ 15,8 bilhões.
Para determinar o investimento necessário para viabilizar esses resultados, a Afya considerou os custos operacionais das 20 instituições de ensino analisadas na avaliação de impacto dos cursos de Medicina da companhia. Isso incluiu o patrimônio líquido médio dessas instituições e a média do intangível (custo de aquisição), totalizando R$ 4,4 bilhões em investimentos realizados entre 2020 e 2021.
Com esses números, o SROI da Afya foi calculado a partir da divisão do impacto social monetizado pelo total investido, chegando ao resultado de 3,58 que significa que, a cada R$ 1 investido pela Afya, são gerados R$ 3,58 em retorno positivo para a população.
Sobre a Afya
A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 32 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.593 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 20 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo "Valor Inovação" (2023) como a mais inovadora do Brasil, e "Valor 1000" (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio "Executivo de Valor" (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa "Liderança com ImPacto", do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar.
Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br
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