quinta-feira, 5 de setembro de 2024

ONG Mães da Sé transforma moda de rua em luta por causa ‘invisível” com o lançamento da T-Search



Diariamente, 203 pessoas desaparecem no Brasil, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Um desses casos é o de Fabiana Espiridião.
Aos 13 anos, ela saiu com uma amiga para ir a um aniversário. Na volta, as duas se despediram e cada uma tomou o caminho de casa. Fabiana, porém, nunca chegou ao lar, naquele dezembro de 1995. Ivanise Esperidião, mãe da Fabiana, procurou todos os canais de comunicação e da polícia possíveis e, em março de 1996, reuniu outras mães na Praça da Sé, exibindo fotos dos filhos que sumiram sem explicação. Fabiana até hoje não foi encontrada. E foi ali que começou o trabalho da organização Mães da Sé, que já cadastrou mais de 12 mil desaparecimentos e ajudou a encontrar mais de cinco mil crianças e adolescentes.



T-SEARCH, UMA CAMPANHA QUE QUER MUDAR ESSA HISTÓRIA


Inspirada nas famosas bootlegs, T-shirts queridinhas entre fashionistas e famosos por estamparem rostos populares, a Mães da Sé, em parceria com o coletivo Weber Shandwick, lança a campanha T-Search, o #OutfitDaVisibilidade. O objetivo é transformar camisetas em uma ferramenta para encontrar crianças desaparecidas no Brasil, tornando a moda uma plataforma de ativismo social.


“O nome é autoexplicativo e faz alusão à palavra T-shirt (camiseta) e search (busca). Se usamos camisas de quem admiramos, por que não vestir também por uma causa que precisa ser de todos nós?”, pergunta Vitor Elman, copresidente da Cappuccino, agência idealizadora da campanha. A iniciativa também se baseia no consumo de notícias de pessoas famosas por brasileiros. “Somos o país da novela, dos cliques recordes em notícias sobre celebridades, gostamos de ver e de sermos vistos. T-Search não é apenas uma campanha, é um movimento. Ao aproveitar a própria cultura das ruas, pretendemos redirecionar o foco para aqueles que realmente precisam”, complementa o executivo, que também é líder criativo LATAM da Weber Shandwick.


Produzidas na Galeria do Rock, essas peças querem chamar a atenção para os desaparecidos e mobilizar a sociedade para essa causa urgente.


Ivanise Esperidião, fundadora da Mães da Sé, reforça que “a principal dor é a falta de visibilidade. E as estatísticas são impressionantes: mais de 40.000 crianças desaparecem a cada ano no Brasil, muitas perdidas em horrores como tráfico e adoção ilegal. Com a T-Search, estamos trazendo seus rostos e histórias de volta à atenção pública.”


A iniciativa conta com o apoio de personalidades influentes do entretenimento brasileiro, como Giovanna Antonelli, Giovanna Ewbank, Tais Araújo, Fernanda Paes, Péricles, Caco Ciocler, Luiza Possi, Bela Gil, Vitor Belfort, Beto Jamaica, Compadi Washington, Leandra, Leal, Mari Palma, Ruth Manus, entre outros. 


Luana Piovani, atriz e mãe, é a voz dessa causa e ressalta sua ligação pessoal. "Como mulher e mãe, sou naturalmente empática. Apoio qualquer movimento que traga justiça e alivie o sofrimento das mulheres," declarou Piovani.


O filme da campanha será exibido pelas emissoras Globo e SBT, por meio do SBT DO BEM. Para mais informações sobre a T-Search ou para adquirir uma camiseta e fazer parte desse movimento, visite http://www.tsearch.com.br. O valor é 170 reais e a renda será revertida à ONG Mães da Sé.


Confira o filme aqui.


 


Ficha técnica:


Vitor Elman - Diretor de Criação Cappuccino

Rodrigo Martinez - Direção de Mídia Cappuccino

Cacá Passos - Direção de Arte Cappuccino

Cássio Guiot – Redator Cappuccino

Camila Yuri Teshima - Estratégia criativa Cappuccino

Daniela Biazoto - Diretora de Atendimento Cappuccino

Fernanda Frazão – Atendimento Cappuccino

Lucas Duarte – Monitoramento Cappuccino

Vitor Elman – Desenvolvedor Cappuccino

Tatiana Brossi – Comercial Cappuccino

Pamela Arantes - Business Intelligence Cappuccino

Lais Batista - Social media Cappuccin

Ana Luiza Marinho - Social media Cappuccino

Tu Moon - Social media Cappuccino

Laura Schoen - Direção geral Weber Shandwick Brazil

Zé Schiavoni – Chairman, direção geral Weber Shandwick Brazil

Ale Ritondaro – CEO, direção geral Weber Shandwick Brazil

Laura Andrews - Direção geral Weber Shandwick Brazil

Luiza Cirino - Marketing de Influência e Planejamento Weber Shandwick Brasil

Renata Marins - Direção de Planejamento, Estratégia e Analytics Weber Shandwick Brazil

Henrique Paludetto - Analytics Weber Shandwick Brazil

Luana Lourenço - Analytics Weber Shandwick Brazil

Gustavo Grandino - Analytics Weber Shandwick Brazil

Natalie Camargo - Marketing de influência Weber Shandwick Brasil

Andrea Pontes - Relacionamento com a imprensa Weber Shandwick Brasil

Antônio Alves - Relacionamento com a imprensa Weber Shandwick Brasil

Luana Borlenghi - Relacionamento com a imprensa e comunicação interna Weber Shandwick Brasil

Tatiana Regadas - Gestão editorial

Fernando Farah -Direção de conteúdo

Brunna Castro - Coordenação de Marketing

Luciana Barbetta - Direção Relações com Governo Powell Tate

Guilherme Martins - Relações com Governo Powell Tate


 


 


Sobre a ONG Mães da Sé


O Movimento Mães da Sé surgiu em 31 de março de 1996, impulsionado pela dor, pela ausência de orientação e pelo desamparo de uma mãe que, como tantas outras em todo o Brasil, enfrenta a dolorosa realidade da busca incessante por um filho ou filha desaparecidos. Diante do desafio de agregar, amparar outras mães e chamar atenção da sociedade para a causa, o Movimento Mães da Sé ( Associação Brasileira de Busca e Defesa à Criança Desaparecida -ABCD) é uma entidade sem fins lucrativos. A cada 15 dias, as mães se reúnem nas escadarias da Catedral da Sé, na capital São Paulo, realizando uma manifestação silenciosa com fotos e cartazes de seus filhos desaparecidos, como forma de alertar o público e as autoridades em relação ao problema do desaparecimento no Brasil. O Movimento Mães da Sé presta gratuitamente serviços de relevância e tem possibilitado a localização de pessoas desaparecidas, não só no Estado de São Paulo, como em todo território Nacional.

Informações: www.maesdase.org.br / @maesdase


Sobre o coletivo Weber Shandwick


O coletivo Weber Shandwick é uma rede estratégica de comunicação e consultoria earned-first, que atua na convergência entre sociedade, mídia, política e tecnologia. Com escritórios em seis continentes e mais de 100 cidades, o grupo reúne 12 agências preparadas para oferecer, com alcance global e experiência local, soluções que ajudam a moldar organizações de sucesso, abrangendo temas que vão desde a transformação organizacional até Relações Governamentais, comunicação integrada e transformação digital. No Brasil, são marcas que, juntas, formam o maior ecossistema de comunicação no Brasil e no mundo, como Weber Shandwick, United Minds, Current Group, Cappuccino Digital e Powell Tate.

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