terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Projeto promove inclusão social na Vila Vintém Empreendedor social Hudson Batista comanda a iniciativa

 


Com mais de 5 mil pessoas impactadas com os espetáculos, cursos de formação e oficinas em escolas públicas, o Grupo MovaNos Movimento Nosso oferece ensino e formação de qualidade para crianças, jovens e adultos através de aulas de teatro onde desenvolvem em seus participantes técnicas de respiração, concentração, trabalho em equipe, memorização e noções de tempo e espaço na comunidade da Vila Vintém, em Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio de Janeiro e adjacências. 

“O Grupo MovaNos é como a fênix que se redescobre a cada dia. São muitas dificuldades que o empreendedor encontra durante a sua jornada. Nós temos a sorte de contar com uma equipe de profissionais qualificados de áreas diversas, pedagogos, assistente social, atores (bacharelados e licenciados em artes cênicas) e estudantes de teatro. Queremos mostrar aos artistas da zona oeste que aqui eles podem ter o mesmo ensino de qualidade dado na zona sul”, afirma Hudson Batista, idealizador da iniciativa.

No momento, são oferecidos os cursos ‘Sankofinha’ e ‘MovaNos Pra Cena VERÃO’, atendendo cerca de 90 alunos na faixa etária de 4 até 28 anos até o mês de março de 2021. Os participantes terão aulas gratuitas, em contrapartida ao edital da Lei Adir Blanc – Retomada Cultural, emplacado pelo grupo no final de 2020. 

As aulas acontecem presencialmente no Creib de Padre Miguel, as segundas, terças e sextas-feiras em horários alternados, nos turnos da tarde e à noite. As turmas são divididas por classificação de idade. As medidas de segurança fazem parte do pré-requisito para participar das atividades. No término do curso os alunos receberão um certificado de participação. Por causa do período atípico, não terá a festa de conclusão do curso, mas a direção estuda a possibilidade de ter uma ação simbólica. 

“Me sinto motivado por uma sociedade antirracista, pela valorização da periferia, das pessoas LGBTQIA+ e dos saberes populares. A Casa Movanos foi criada para ser um espaço profissional de apoio aos que buscam seus sonhos lutando por uma educação de excelência. Aqui costumo dizer que não vendemos sonhos, nós trabalhamos com eles! Arte salva vidas!", reforça Hudson. 

Mais sobre Hudson Batista 

Cria da Vila Vintém, comunidade de Padre Miguel, zona oeste da cidade do Rio Janeiro, Hudson Batista, 28 anos, cresceu com a ideia de empreender no mundo artístico. Acostumado a ver poucas oportunidades para os moradores da favela, o ator decidiu desde muito jovem que o caminho para chegar a seu objetivo seria através da educação. 

Bem articulado e dono de um sorriso largo, Hudson, além de trabalhar com arte, sonhava em criar oportunidades e lugar de fala para as minorias. Arregaçou as mangas, se formou em pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas apesar de muito feliz, o jovem sonhava em alçar voos mais altos. Em 2018 passou no vestibular de uma das faculdades mais renomadas da cidade, a PUC-Rio, para estudar Artes Cênicas. A busca pelo conhecimento fazia o jovem cruzar a cidade todos os dias, com a sede de quem queria conquistar muito mais. Se pós-graduou em Direção Teatral pela Casa das Laranjeiras (CAL), reduto de aprendizagens de jovens atores e diretores. O rapaz inquieto atualmente faz mestrado em Artes Cênicas na UNIRIO. 

Em meio à crise financeira de 2015, Hudson que já atuava como empreendedor social, cria a ‘Casa MovaNos’ com o objetivo de promover, valorizar a diversidade e as referências da cultura negra no Brasil junto a comunidade da Zona Oeste carioca.  

Mais informações sobre a casa de cultura e suas atividades através do telefone: 21. 99172-52049 (WhatsApp) e das redes sociais: fb.com/movimentonosso e @movanosoficial . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário