quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Curso sobre traumas atualiza médicos do Vale do São Francisco

 


Em algum momento na vida o médico, muito provavelmente, terá que socorrer alguém que esteja acidentado, seja no hospital ou fora dele. Pensando nessa possibilidade, a Unimed Vale do São Francisco realizou, entre os dias 22 e 23 de fevereiro, o curso ATLS - Advanced Trauma Life Support, (Suporte Avançado de Vida no Trauma), em parceria com o SESCOOP - PE. 

O curso, desenvolvido pelo American College of Surgeons (ACS) e aplicado pelo Instituto Albert Eínstein reuniu um grupo de médicos que atendem emergências de traumas nas mais distintas especialidades em Petrolina - PE e Juazeiro - BA. Segundo o coordenador, Carlos Pires, o trauma é umas das principais causas de morbidade e morte em todo mundo e o ATLS busca uma padronização internacional onde toda equipe tenha o mesmo entendimento na assistência ao paciente traumatizado. 

"Com uma carga horária de 20 horas, professores bem treinados, atualizados e certificados pelo Colégio Americano de Cirurgiões transmitem em aulas teóricas e práticas a realidade de uma emergência médica, com vários graus de dificuldade e com a necessidade de tomadas de decisões importantíssimas em curto espaço de tempo", ressalta. 

O coordenador adianta ainda que, entre outras habilidades, o curso ensina o manejo adequado para o tratamento de vias aéreas, controle de sangramento e hemorragias além da drenagem do tórax, traumas neurológicos e de coluna. 

De acordo com o médico angiologista e cirurgião vascular, Edinaldo Torres, a iniciativa também oportunizou aos participantes a ampliação dos conhecimentos em relação aos avanços dos estudos científicos e desenvolvimento de novos materiais e técnicas médicas. 

Para mim, como cirurgião com 35 anos de formado, a capacitação trouxe como novidades a introdução de alguns métodos menos invasivos para diagnósticos referentes ao trauma e novos conceitos científicos, como por exemplo, hemotransfusão precoce em paciente com grandes sangramentos, mas serviu também para corrigir alguns hábitos que adquirimos com o passar dos anos que necessitam ser corrigidos", pontuou. 

O diretor presidente da Unimed Vale do São Francisco, Francisco Otaviano, também enfatizou a importância do evento, lembrando que o maior reflexo da iniciativa é o retorno em saúde para os beneficiários da cooperativa médica:  "A garantia de um atendimento padronizado onde os problemas mais importantes à manutenção da vida do paciente acidentado devem ser identificados e, somente após solucionados, a equipe passa para a etapa seguinte e assim sucessivamente até o equilíbrio orgânico do paciente e tratamento final", concluiu Francisco Otaviano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário