quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Mostra Pajeú de Cinema abre inscrições para oficinas gratuitas

 


A 6ª edição da Mostra Pajeú de Cinema - MPC que acontece de 3 a 13 de março no formato virtual, abre inscrições para oficinas gratuitas a partir desta quarta (17) até o dia 22 de fevereiro. Assim como nas edições anteriores a 6º MPC mantém a sua base em três pilares: formação, exibição e reflexão. Através das oficinas, a mostra pretende fortalecer a cadeia produtiva no interior do Estado, fazendo uso da plataforma online para maior alcance. As inscrições para as atividades de formação podem ser feitas no site da mostra: www.mostrapajeudecinema.com.br. 

Nesta edição da mostra, duas oficinas integram as atividades de formação e acontecem entre os dias 3 a 5 de março. A de Direção de Arte, com Lia Letícia, tem como proposta apresentar o papel da direção de arte em produções audiovisuais, os processo criativo da direção de arte, o departamento de arte em produções de baixo orçamento/independentes, entre outros temas correlatos ao tema. 

Já a oficina de Produção Executiva com Anna Andrade, irá trabalhar o papel do produtor executivo, a estrutura de uma equipe audiovisual, o gerenciamento de equipe, o planejamento e execução da planilha orçamentária, adequação orçamentária, produção executiva na filmagem, prestação de conta de projetos culturais, além de dicas de execução orçamentária em projetos audiovisuais. 

Para garantir a democratização e descentralização do acesso, as atividades serão voltadas ao púbilco geral com prioridade de vagas para inscritos do interior do Estado de Pernambuco, periferias, mulheres, negros, indígenas, quilombolas, LGBTQIAP+. A lista de selecionados (as) será divulgada nas redes da 6º MPC no dia 25/02.  

A 6ª MPC é uma realização da Pajeú Filmes e conta com o incentivo da Lei Aldir Blanc, através do Edital Festivais LAB PE. 

OFICINAS 6ª MPC 

Direção de Arte com Lia Letícia 

3 a 5 de março | 18h às 20h 

Sobre a oficineira: Artista visual, natural de Viamão/RS. Seu trabalho olha para um campo ampliado de arte, pensa a partir da tensão entre práticas artísticas e sua pretensa autonomia. A construção e conflitos advindos dessa reflexão engendram seus trabalhos. No final da década de 90 muda-se para Olinda/PE e explora a pintura em diversos suportes, inclusive o audiovisual, investiga as relações entre este e a performance. Além de escrever e dirigir seus próprios filmes, trabalha como diretora de arte. Seus trabalhos transitam entre festivais de cinema e exposições de arte e, multiplica esta experiência através de ações como o Cinecão ou como artista educadora em projetos de experimentação audiovisual, como a Escola Engenho. Coordena coletivamente projetos da Galeria Maumau, faz parte do CARNI- Coletivo de Arte Negra e Indígena e do Negritude do Audiovisual PE. Atualmente finaliza dois filmes, co-roteiriza, co-dirige a série Brasil Visual e prepara exposição solo no Rio de Janeiro/RJ. Vive em Recife/PE. 

Produção Executiva com Anna Andrade  

3 a 5 de março | 19h30 às 21h30 

Sobre a oficineira: Anna Andrade é diretora, produtora e distribuidora audiovisual, tem especialização em Gestão de Projetos e é a fundadora da Tarrafa Produtora, produtora independente, feminina e negra localizada no Recife. Trabalha com desenho e gestão de projetos, produção e produção executiva, tradução e legendagem de conteúdo, atividades de formação e distribuição. É produtora e curadora da Semana do Audiovisual Negro, curadora do ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual e tem 6 anos de experiência em planejamento e estratégia de distribuição de curtas e longas-metragens 

SERVIÇO 

Oficinas 6ª MPC 

Direção de Arte + Produção Executiva 

3 a 5 de março  

Gratuitas 

Inscrições: www.mostrapajeudecinema.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário