segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

TV Brasil resgata trilhas sonoras históricas na pré-estreia de Acervo Musical

Canções que estão na memória afetiva do público ganham uma nova janela na TV Brasil com a pré-estreia da série Acervo Musical, produção que recorda trilhas sonoras que marcaram época com análise e descontração. A edição temática natalina entra no ar quinta (25), às 21h.

O programa resgata obras que se popularizaram pelas ondas do rádio e na tevê a partir de pesquisa no vasto conteúdo preservado pela TV Brasil, com registros da antiga TVE do Rio de Janeiro, e da discoteca das Rádios MEC e Nacional.


A cada episódio, os apresentadores Bia Aparecida e Waldecir de Oliveira aproveitam um tema para revisitar o acervo da comunicação pública e trazer à tona lembranças que fizeram história. A dupla traz gravações raras, destaca informações sobre as obras e analisa a importância para a cena cultural de composições inesquecíveis.


No primeiro programa, o Natal é o fio condutor do bate-papo que aborda como o espírito natalino é promissor para a indústria fonográfica. A série traz curiosidades sobre o universo da música além de performances marcantes conservadas no arquivo das emissoras.


Canções natalina embalam edição inicial


O Acervo Musical se debruça sobre históricas que embalam a produção cultural relacionadas à pauta de cada edição. Nesse episódio natalino, a série conta episódios que viraram lenda como aquele envolvendo a composição "Oh Holy Night". Também destacam o hit "All I Want for Christmas Is You", da cantora americana Mariah Carey.


Imagens raras fazem parte da atração como a do primeiro registro em vídeo da interpretação de Beth Carvalho e João Nogueira para a música "Presente de Natal", composta pelo mestre Cartola para a madrinha do samba. A performance foi gravada em 1983 no extinto programa "Lira do Povo", apresentado por Hermínio Bello de Carvalho na TVE/RJ.


A produção da TV Brasil recorda o clássico "Então é Natal", eternizado na voz da cantora Simone, canção que vendeu um milhão e meio de cópias em 1995 e é sempre lembrada nessa época do ano desde então.


A obra é uma adaptação "Happy Christmas (War is Over)", de John Lennon e Yoko Ono. A versão brasileira tocou tanto que é associada imediatamente pelo público a essa temporada de Natal e virou motivo de piadas pelas pessoas que não aguentam mais ouvi-la.


Com uma hora de duração, o programa recupera apresentações históricas como a de Moraes Moreira cantando "Boas Festas", música de Assis Valente, que fez parte do repertório de um especial da TVE/RJ, em 1990.


A série da emissora pública ainda recupera uma gravação feita pelo ator Roberto Faissal para a Rádio Nacional. Integrante do elenco da radionovela "O Direito de Nascer", fenômeno de audiência em 1951, ele declama o poema "Soneto de Natal", escritor por Machado de Assis.


Nas próximas semanas, mais uma edição especial do Acervo Musical leva o telespectador a relembrar músicas que contagiaram a estação mais quente do ano na programação de verão da TV Brasil.


Ficha Técnica:

Apresentação: Bia Aparecida e Waldecir de Oliveira

Direção: Enio Puello

Pesquisa e roteiro: Rafael Tavares

Produção executiva: Socorro Cardoso

Produção artística: Cissa Ramalho

Apoio à produção: Almir Duborel


Serviço

Acervo Musical – quarta-feira, dia 25/12, às 21h, na TV Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário