terça-feira, 30 de abril de 2019

Tiê e Orquídeas do Brasil no Feminino edição "Encontros"

Dias 03 e 04 de maio, a cantora Tiê e o grupo Orquídeas do Brasil fazem show no Feminino "Encontros", edição paralela promovida pelo Festival Feminino. A programação é gratuita e também oferece debates, no Centro Cultural Olido, centro de São Paulo.

Os shows são precedidos por uma roda de conversa com convidad@s, intensificando a reflexão proposta pelo evento. Os temas destas próximas rodas de conversa serão: Representação feminina nos campos da criação e realização artísticas e Mulheres à frente de grandes ideias e negócios.

Todos os shows e rodas de conversa terão intérprete de libras.

O Festival Feminino pretende com o Encontros estender ainda mais o diálogo sobre a mulher a as questões envolvidas em seu universo nos dias de hoje, além da igualdade de gênero e respeito à diversidade. Questões que na sociedade brasileira ainda precisam estar em pauta.

"Vivemos um momento de tensão, carregado de inseguranças, medos e com uma expressiva deficiência no respeito às diferenças e escolhas individuais. O Feminino busca suscitar um espaço de consciência amorosa e pacífica, de igualdade e união", compartilha Débora Ribeiro de Lima, idealizadora do projeto ao lado de Dani Godoy, do Ninas. "Nosso desejo é que o público ali presente crie este espaço dentro de si e consequentemente na sociedade que vive", complementa Dani.
O Encontros já promoveu este ano, os show de Fabiana Cozza e Linn da Quebrada, além das rodas de  Combate ao Racismo e Universo Trans.

A primeira edição do Festival Feminino aconteceu em 2018 e circulou por quatro capitais brasileiras com ingressos esgotados: no Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte, com shows de Elza Soares, Pitty, As Bahias, Maria Gadú, Filipe Catto, Xênia França, Tulipa Ruiz, Anelis Assumpção, Tiê, Badi Assad, Fernanda Abreu e Iza.

A segunda edição do Festival tem previsão para acontecer em outubro deste ano.

O projeto Encontros é realizado através do Edital de Apoio à Criação Artística – Linguagem Música - Secretaria Municipal de Cultura.
SERVIÇO

Festival Feminino, edição "Encontros"

MAIO
Data: 03/05/2019  (sexta-feira)
Show: Orquídeas do Brasil
Horário: 20h 
Roda de Conversa: Representação feminina nos campos da criação e realização artísticas
Horário: 17h 

Data: 04/05/2019  (sábado)
Show: Tiê
Horário: 19h 
Roda de Conversa: Mulheres à frente de grandes ideias e negócios
Horário: 17h 

Local: Sala Olido (no Centro Cultural Olido)
Endereço: Av. São João, 473 - Centro/São Paulo
Duração: 70 minutos
Capacidade: 293 lugares
Classificação: livre
Intérprete de LIBRAS nos shows e rodas de conversa
ENTRADA GRATUITA
Retirada de ingressos: para os shows na bilheteria, 1 hora antes da apresentação (as rodas são abertas ao público)


PROGRAMAÇÃO DETALHADA - SINOPSES

Rodas de Conversa:


TEMA: Representação feminina nos campos da criação e realização artísticas
Vivenciamos há pouco tempo a migração da mulher do campo do objeto para o campo do sujeito. A mulher passou a representar-se e representar a partir do seu olhar e de suas vivências.

A representatividade da mulher em corpo, ideia, sentimento e diversidade em todos os campos artísticos (e fora dele, por certo) muda o rumo da História. Com os mais complexos desafios enfrentados, comunicar o feminino e o feminismo através da música, das artes plásticas, da literatura, do teatro, do cinema, e ocupar um lugar que lhes foi tirado. 

PARTICIPANTES: Pri Barbosa (artista visual e designer), Claudia Nwabasili (diretora e coreógrafa da Cia. Pé no MunDo) e Maria Beraldo (instrumentista, cantora e compositora).


TEMA: Mulheres à frente de grandes ideias e negócios
Mulheres que viabilizam e tornam reais ideais e projetos empoderadores, tornam-se referência de realização para presentes e futuras gerações. Sim, as mulheres podem. Sim, as mulheres têm grandes ideias e colocam em prática, aumentando a representatividade, derrubando barreiras e fortalecendo as minorias.

PARTICIPANTES: Marina Ruzzi (fundadora do Braga & Ruzzi, primeiro escritório de advocacia para mulheres), Gabriela Mazepa (fundadora da Reroupa) e Karina Barretto (sócia do Futuro Refeitório).


Shows:

Orquídeas do Brasil
Itamar Assumpção apreciava tanto plantas e flores que, no início dos anos 90, batizou sua banda feminina de "Orquídeas do Brasil", formada por Tata Fernandes (voz e violão); Miriam Maria (voz); Nina Blauth (percussão e voz); Lelena Anhaia(baixo); Clara Bastos (baixo elétrico e acústico); Adriana Sanchez (teclado, sanfona e voz); Simone Soul (bateria e sampler); Geórgia Branco (guitarra) e Simone Julian (flauta, sax, clarone e voz).
Com as Orquídeas Itamar gravou, em 1993, a trilogia "Bicho de 7 Cabeças", discos vencedores do 7ª Prêmio Sharp de Música, na categoria "melhor disco pop-rock". O registro dessas músicas e a série de shows que seguiram marcaram uma mudança na carreira de Itamar, na maneira de compor e de apresentar suas canções. Em 2010, fizeram o lançamento do songbook  “Pretobrás, por que que eu não pensei nisso antes?”. Atualmente o grupo tem o intuito de manter viva essa obra tão grandiosa e poética.


Tiê
A cantora e compositora sobe ao palco acompanhada pelo músico André Whoong para apresentar em formato intimista todas as músicas que marcaram sua carreira, dos álbuns “GAYA” (Warner Music), Esmeraldas (2014), A Coruja e o Coração (2011) e Sweet Jardim (2009).
A cantora recentemente lançou o single “Deixa Queimar”, música que faz parte da trilha sonora da 2ª temporada da série “Carcereiros”, e está em estúdio preparando um novo trabalho audiovisual.

Tiê apresentará este repertório, interagindo com seu público e compartilhando histórias autobiográficas de suas canções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário