terça-feira, 23 de abril de 2019

Caminhos da Reportagem celebra o chorinho nesta terça (23/4)

Nesta terça (23), quando é comemorado o Dia Nacional do Choro, o Caminhos da Reportagem traz um programa em homenagem aos chorões que fizeram e ainda fazem história em Brasília. Às 22h30, na TV Brasil, a produção jornalística destaca esse estilo musical antigo e que tem conquistado as novas gerações.

Em abril, mês do aniversário de Brasília, a equipe de reportagem revela que muitos apaixonados pela música vieram para a nova capital federal ainda na época da construção da cidade.

Com o tempo, esse estilo musical foi se consolidando e os chorões começaram a realizar saraus nas tardes de sábado. Pernambuco do Pandeiro, o bandolinista Arnoldo Veloso, Jacob do Bandolim e muitos outros se reuniam para tocar.

Primeiro, os encontros aconteciam no apartamento do cavaquinista Raimundo de Brito e depois, quem cedeu a sala de casa foi a flautista Odete Ernest Dias. A partir dessas reuniões surgiu a ideia da criação do Clube do Choro de Brasília, fundado em setembro de 1977. O primeiro presidente do clube foi o citarista Avena de Castro.

O Clube do Choro de Brasília já foi palco de mais de quatro mil shows, apreciados por uma plateia de 750 mil pessoas. "O choro que é feito em Brasília percorre os cinco continentes, despertando o interesse, a curiosidade de universidades, escolas, festivais pelo mundo todo", afirma o músico Reco do Bandolim.

O artista foi o responsável pela fundação da Escola de Choro Raphael Rabello, a primeira no país dedicada ao ensino do choro. Neste ano, a escola completa 21 anos e por lá já passaram mais de 1.100 alunos.

O choro se mantém vivo e se renova em Brasília. As novas gerações se dedicam ao gênero, mantendo-o sempre atual. O músico Ian Coury, de 17 anos, começou cedo. Se encantou pelo bandolim aos oito anos e desde então nunca parou de tocar. Sua carreira já é reconhecida internacionalmente.

O mesmo acontece com o grupo Sai da Frente, composto por Junior Viegas, Nelsinho Serra, Victor Angeleas e Vinícius Viana. Em 2018, o conjunto recebeu o maior prêmio da música independente musical, o Independent Music Award.

Esta edição do Caminhos da Reportagem traz ainda o gaitista Gabriel Grossi, finalista do Grammy Latino por três vezes e também uma conhecida família de chorões: José Américo Mendes, seus filhos Fernando César e Hamilton de Holanda e o neto Bento Tibúrcio.

Os experientes músicos contam como se encantaram pelo choro e falam sobre a vida dedicada à música e também sobre a alegria de fazer parte da história do choro em Brasília.

Sobre o programa

Produção jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.

Temas atuais e polêmicos são tratados com profundidade e seriedade pela equipe da emissora pública. Premiado, o programa é reconhecido como uma das principais atrações jornalísticas do país.

No ar às terças, às 22h30, o Caminhos da Reportagem tem horário alternativo na TV Brasil aos domingos, às 18h30.


Serviço
Caminhos da Reportagem – terça-feira, dia 23/4, às 22h30, na TV Brasil.

Caminhos da Reportagem – domingo, dia 28/4, às 18h30, na TV Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário