quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Performance Parahyba Rio Mulher

É com muita alegria que nós: Cely Farias, Jinarla, Kassandra Brandão e Natália Sá voltamos a apresentar a nossa performance: Parahyba Rio Mulher e dessa vez vamos do Litoral ao Sertão. Será nesse próximo final de semana nos dias 28, 29 e 30 de setembro nas cidades de João Pessoa e Patos – PB.

A performance teve sua abertura de processo no mês de agosto deste ano, no fim de semana comemorativo do aniversário da cidade de João Pessoa. A mesma foi elaborada para que pudesse ser estruturada à distância, entre Paraíba, onde moram Cely, Jinarla e Kassandra, e São Paulo, onde atualmente reside Natália. O processo se deu através de reuniões e planejamentos on-line e os ensaios presenciais só aconteceram na semana que antecedeu a abertura do processo ao público.
Dessa vez retomamos as apresentações através dos convites de dois eventos culturais que acontecerão em João Pessoa: o Raízes do Porto e o Festival AIÊ e do II Simpósio de Educação, na cidade de Patos.
SOBRE O ESPETÁCULO
A performance se dedica a recontar o episódio da mudança de nome da Cidade de Parahyba, no seio da Revolução de 1930, a partir da história de Anayde Beiriz e sua relação com os fatos que levaram a capital do Estado a se chamar João Pessoa. À trajetória de Anayde conectam-se histórias de mulheres de ontem e de hoje, da Paraíba, do Brasil e do mundo, e, assim, desdobram-se ritos que desenham suas rotas.
Anayde Beiriz foi uma mulher forte e ousada que ocupou o seu espaço e desafiou padrões em uma sociedade paraibana conservadora de quase cem anos atrás. Protagonista do episódio que foi o estopim para a Revolução de 1930, período que alterou os rumos da história da Paraíba e do Brasil, Anayde foi apagada dos fatos por uma trama com justificativas políticas, mas que teve como pano de fundo razões morais relacionadas às chamadas “questões de honra”.
Na montagem,Anayde somos nós e a ancestralidade é colocada em evidência para revelar não apenas um histórico desilenciamento e violência contra a mulher que vem perpassando gerações, mas também para reverenciar a força do sagrado feminino que nos conecta e convida a resistir e continuar nossas jornadas.
PARAHYBA RIO MULHER é água que lava a alma. É força que move. É coração. É grito. É corpo e voz na cidade. É mulher nas ruas, ocupando espaços, ecoando o ser. É ser. De ontem, de hoje. É mulher contando história, ensinando biologia e revelando um bocado de si mesmas num caldeirão de magia e amor. É família e é alimento. Vamos juntas!
SERVIÇO:
Espetáculo: Parahyba Rio Mulher
Realização: Cely Farias, Jinarla, Kassandra Brandão e Natália Sá
Dia: 28, 29 e 30 de setembro de 2018
Locais:
* 28/09 – 19:30h – João Pessoa
Evento: Raízes do Porto. No Ponto de Cultura Comunitário Porto do Capim - Entrada Gratuita
* 29/09 – 14:30h - Patos
II Simpósio Regional de Educação. No auditório do colégio Cristo Rei [Evento Fechado]
19h – Evento Mulheres contra Bolsonaro. Ato #elenão na Praça Getúlio Vargas
30/09 – 16h – João Pessoa
Festival AIÊ – da Palavra ao Corpo
Ateliê multicultural Elioenai Gomes
Ladeira da Borborema
Entrada 1kg de alimento
Informações: 83 988071052 / 988340600
11 98110041

Nenhum comentário:

Postar um comentário