O Grupo Cultural Tambores do Forte celebra 8 anos de caminhada com Apresentações em Cabedelo na Fortaleza de Santa Catarina (dia 23 as 18hs), e em João Pessoa (dia 26 as 14hs) no Sabadinho bom e Beco Cultural 17hs.
O grupo cultural tambores do Forte convida batuqueiros , Ogãns , Percuncionistas e músicos de modo geral, assim como grupos de nossa cultura popular capoeiras e capoeiristas ( Levar seus instrumentos), para que juntos possamos celebrar 8 anos de caminhada do mesmo, homenageando o folclore neste sábado dia 26 no palco sabadinho bom e depois saindo de arrastão até o Beco Cultural onde acontecera uma intervenção.
A celebração contará com participação de mestres e mestras de nossa cultura afro e popular, Vó Mera, Evaldo Morcego (campina Grande), JC Nogueira , Adhelya Gomes, Contra mestre Lucivan Laranjeiras.
Proposta de Apresentação: inicio as 14:00 HS no palco do chorinho com roda de capoeira e dança afro, as 15:00 HS cortejo em direção ao beco cultural onde acontecerá a segunda apresentação louvando a militância do beco. Ritmos a serem representados: Ijexá , Coco de roda , Ciranda e Samba Reggae.
Release
Grupo Cultural Tambores do Forte vem atuando no cenário da música de raiz Paraibana a 8 anos, tendo como sede a Fortaleza de Santa Catarina em Cabedelo, Fundado em 2009 através da união de artistas da cultura popular, arte educadores, agentes culturais O da cidade de Cabedelo e da grande João pessoa, para divulgar ritmos e danças de matriz africana e indígena. O nome surgiu como forma de homenagear o local de ensaios, a Fortaleza de Santa Catarina, como também, mostrar o quanto é forte a batida do tambor. O Grupo desenvolve um trabalho de pesquisa e execução de ritmos, cantos e danças tradicionais brasileiras. Hoje graças a este movimento, Cabedelo tem eventos dedicados à música tradicional que atraem visitantes e geram desenvolvimento cultural para a cidade.
O Grupo tem como objetivo valorizar e contribuir para o desenvolvimento das manifestações culturais, divulgando a ancestralidade do povo negro, tudo isso contido em um repertório musical que possui uma polirritmia harmoniosa da orquestra percussiva com base nos Atabaques, Timbaus, Agogôs, Agbês, Caixa, Alfaias, Surdos, Repiniques e Djambês, comandada pelo coordenador do grupo e professor de capoeira Júlio Mola, que mantém a tradicional cadência ijexá, o ancestral maracatu, a sambada do coco, o balançar da ciranda e o contagiante samba-reggae.
Apesar do pouco tempo de existência o mesmo já realizou desfiles, cortejos, encontro de consciência negra, palestras e debates, Festivais, baile afro, e oficinas em comunidades de Cabedelo, Forte Velho, Santa Rita e em João Pessoa, shows de reconhecida qualidade assim como participações com grande artistas do meio musical paraibano e nacional, como: Seu Pereira, Totonho, Escurinho, Mamajazz, Nathalhia Belar e o grupo Baiano Banda Eva entre outros... Já passou por vários palcos da Paraíba e estados vizinhos, tais como: Festival de música de Raiz de Campina Grande, Caminhos do Frio, Folclore no Forte, Malungos na Moda, Desfile Cívico, Tendas Culturais, Bossa e jazz RN, IV Festival Zumbi de Africaxé, Varadouro cultural etc.
O grupo além de belíssimas apresentações, CONFECCIONA INSTRUMENTOS MUSICAIS: Berimbau, ganzá, macumba (recoreco), vários tipos de tambores, xequerê, instrumentos de efeitos e a deliciosa bebida AXÈ. Desde o início o grupo atua escolas e na Fortaleza de Santa Catarina Escola Municipal Antônio Viana José Veríssimo de Andrade Escola Estadual de Forte Velho Santa Rita Paraíba escola marizilda de Lira Professor Aníbal Moura José Veríssimo de Andrade Edésio Rezende Damásio da França da Franca programa de erradicação do trabalho infantil p é ti7 projeto mais cultura nas escolas novo mais cultura novo mais educação Urbano e Rural mais cultura nas escolas
INTEGRANTES ATUAIS
Adriano
Caverna
Cely Sousa
Edeltrudes Lima
Renyldo Gouvêa
Reynaldo Gouvêia
Dudu Aranha
Kaio Martins
Dadinho
Julio Mola
CONTATO:
Fone: (83) 8807-4367 (Julio mola)
E-mail: juliomola.axe@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário