quinta-feira, 14 de março de 2024

TV Brasil estreia série que recria rotas dos viajantes naturalistas no Brasil



Os amantes de história, ciência, natureza e belas paisagens, têm encontro marcado com a tela da TV Brasil no próximo domingo (17), às 19h30.
A emissora pública estreia a produção “Nos Caminhos dos Viajantes”, em parceria com a Casa Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A série percorre novamente as rotas de viajantes naturalistas pioneiros que visitaram o Brasil, como Charles Darwin. 


Os primeiros registros científicos de muitas espécies de plantas e animais locais foram realizados por viajantes naturalistas que estiveram no Brasil desde o século 18. Seguindo essa trilha histórica, a série percorre os mesmos caminhos e compara as experiências daquela época com os dias atuais, destacando as espécies e as paisagens que eles relataram e o que podemos observar hoje. 


“Nós da EBC celebramos essa parceria vencedora. Através dela, já realizamos juntos a série ‘Parques do Brasil,’ que obteve grande audiência. Na esteira desse sucesso, nasce essa segunda iniciativa. Temos uma grande expectativa porque é um conteúdo de alta qualidade e que bebe nessa fonte que são os programas de natureza, um gênero que tem um apelo muito grande junto ao nosso público”, afirma a Diretora de Conteúdo e Programação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Antonia Pellegrino. 


Com cinco episódios, a primeira temporada apresenta áreas naturais protegidas em diferentes regiões do país. Dois narradores conduzem o telespectador nesta aventura: Priscila Rangel interpreta a viajante atual e David Tapajós narra os relatos dos naturalistas do passado. 


“A estreia reafirma o compromisso da Casa de Oswaldo Cruz com temas relacionados à história ambiental e das ciências e ao patrimônio natural e cultural, já abordados na série ‘Parques do Brasil’, que produzimos em conjunto com a EBC. Agora nos orgulhamos de levar ao público mais uma produção que também é fruto dessa parceria”, aponta o diretor da Casa de Oswaldo Cruz, Marcos José de Araújo Pinheiro. 


Cada episódio vai explorar diferentes Unidades de Conservação, áreas protegidas por lei que são geridas pelo ICMBio para garantir a preservação da biodiversidade. “Essa iniciativa, levada a frente pela Fiocruz e a EBC, com apoio do ICMBio, recupera a trajetória dos naturalistas e vai revelando também a importância das unidades de conservação. Essa é uma oportunidade para que todos nós, brasileiros, possamos conhecer o trabalho de gestão que é feito nessas unidades, ao associar a estratégia de conservação a uma lógica de desenvolvimento regional e inclusão social”, destaca Mauro Pires, presidente do ICMBio.  


Estreia 


O primeiro programa da série apresenta três importantes arquipélagos protegidos do Brasil, que ofereceram aos viajantes naturalistas daquela época as primeiras impressões sobre a natureza brasileira. O primeiro é o arquipélago de São Pedro e São Paulo, um conjunto de rochedos que marca o ponto mais do próximo do Brasil à África, distante 1.100km da costa partindo do Rio Grande do Norte. É considerado um Monumento Natural desde 2018.  O segundo é o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, um lugar paradisíaco com picos vulcânicos, praias, florestas, muitas aves marinhas e espécies únicas. Fechando o episódio, os nossos naturalistas vão até o arquipélago de Abrolhos, na Bahia, e se deslumbram com as baleias-jubarte. Abrolhos é um Parque Nacional desde 1983. O episódio traz relatos de viajantes naturalistas como Charles Darwin, John Casper Branner, Henry Nicholas Ridley e Charles Frederick Hartt.  


Serviço 


Nos Caminhos dos Viajantes 


Domingos, às 19h30, na TV Brasil 


Estreia 17 de março 


Ficha técnica  


Direção e produção executiva: Carlos Sanches  


Imagens, pesquisa de campo e análise de conteúdos de história natural: Luciana Alvarenga  


Roteiro: Carlos Sanches, Stephania de Azevedo  


Narração: Priscila Rangel, David Tapajós  


Montagem: Carolina Rodrigues  


Pesquisa e análise de conteúdos históricos: Lorelai Kury  


Trilha Musical: Ricardo Vilas  


Animação: Bárbara Pereira  


Videografismo: Lia Magalhães  


Color correction: Glauco Guigon 

Nenhum comentário:

Postar um comentário