‘’ Qualquer pessoa que se disponha treinar, consegue, mas treinar com qualidade e sentindo que o seu corpo tem a energia necessária para o seu desempenho é totalmente diferente. Eu percebo no meu dia a dia a diferença entre treinar consumindo a demanda nutricional adequada, suplementação correta baseada na minha demanda energética e hidratada, de quando eu não sigo nenhum planejamento’’, explicou Dra. Cecilia (Nutricionista esportista).
Benefícios da nutrição para o esporte
Garantir um aporte nutricional:
As proteínas também precisam estar ajustadas conforme a demanda do atleta, visto que o seu consumo insuficiente prejudica a recuperação muscular e, principalmente em restrições energéticas, perda de massa muscular. Visando a saúde, não deixar as vitaminas e os minerais de fora, pois são essenciais para o atleta, visando o sistema imunológico, energia, saúde óssea e também desempenho.
Suplementação adequada:
Com a variedade de suplementos que temos hoje, nem todos possuem comprovação científica para efeitos ergogênicos, ou seja, com efeitos para melhorar o desempenho esportivo. A creatina, a beta-alanina, cafeína, nitrato e bicarbonato de sódio são suplementos com efeitos ergogênicos no jiu-jitsu, e um bom nutricionista irá instruir bem como suplementá-los.
Adequação de peso para a categoria com segurança:
Para quem participa de campeonatos, estar na categoria correta ou que se encaixa melhor de acordo com o corpo, estatura e peso é fundamental. Então para quem precisa baixar de peso, fazer isso com segurança e com um profissional lhe orientando é fundamental para que não haja restrições excessivas, perda de massa muscular e força ou desidratações severas, afetando a saúde.
Reposição de nutrientes de acordo com a demanda de treinos e recuperação:
Em um plano estruturado para a demanda e rotina do atleta, há o momento ideal para a reposição dos nutrientes, indo além da “matemática” da adequação. Saber o timing correto de repor o carboidrato após o treino, por exemplo, será um diferencial para preparar o atleta para a próxima sessão de treinamento evitando que o desempenho seja diminuído, para a recuperação muscular.
Recuperação de lesões:
O jiu-jitsu é um esporte onde o risco de lesão pode ser alto, isso não quer dizer que todos irão se lesionar, mas a nutrição deve ser coadjuvante no tratamento dessas lesões, reforçando o consumo de proteínas para recuperação e manutenção da massa muscular, alimentos que possuem ação antiinflamatória, vitaminas e minerais e, se necessário, suplementação.
Sobre a Dra. Cecilia Marques:
A Dra. Cecília é formada em Nutrição, com pós-graduação em Nutrição Vegetariana e Vegana, além disso, realizou sua pós-graduação em Nutrição, Metabolismo e Fisiologia no Esporte. A sua caminhada no jiu-jitsu é recente, há cerca de um ano, fazendo parte da Gracie Elite. Uma academia que segue o legado da família Gracie, tendo como Mestre Daigo Rodrigues, que vem expandido a Arte Suave e exercendo o papel de liderança não só dentro das academias, mas também em projetos sociais.
Mais informações via instagram:
@ceciliamarquesm.nutri
Nenhum comentário:
Postar um comentário