A gravação foi concluída em menos de 15 dias, especialmente como um presente para o casal Rafa Fonta e João Vitor de Paiva, que comemora um ano de relacionamento neste 5 de dezembro. Necka organizou tudo com os pais de Rafa em São Paulo e gravou um vídeo explicando a intenção do presente, uma música-tema dedicada a eles. A faixa foi apresentada ao casal um mês atrás, durante um encontro em Goiânia.
Perto de Mim, por Rosane Furtado
Necka Ayala tem uma carreira consolidada com os CDs “Cavalo-Marinho” e “TODO” (Fumproarte), além de uma faixa no álbum duplo do Fórum Social Mundial (exceção romântica do disco), “Luz do Dia”. Lançou vários singles, incluindo 5 do projeto “Parceiras na Pandemia”, realizado com parceiros de cinco estados, e o mais recente, o EP de voz e violão ao vivo “Paradeiro” (ago/2024).
A ideia de criar o projeto surgiu porque Necka sempre sonhou em adotar uma criança com Síndrome de Down e já seguia o perfil de Rafa Fonta. Inspirada pelos vídeos de Rafa, nos quais ela falava sobre os desafios de um namoro à distância — como a saudade e a espera para se encontrarem —, Necka começou a produzir a música. Enquanto gravava “Paradeiro” no estúdio Space Blues, com Alexandre Fontanetti, aproveitou para gravar a guia de uma parceria com Alexandre Lemos: “Perto de Mim”.
A frase "Vem, meu amor, por favor, fica perto de mim" trouxe à mente os vídeos de Rafa e João Vitor, e Necka decidiu dedicar a música ao amor do casal, que se conheceu durante as filmagens do filme “Colegas 2” do Diretor Marcelo Galvão, em Porto Alegre. A partir daí, buscou apoios virtuais nas redes para viabilizar a produção da faixa e iniciou o esboço do “Projeto Perto de Mim”.
O projeto cresceu para evoluir para um videoclipe estrelado por Rafa e João Vitor. Tornou-se, assim, um produto artístico inclusivo que visa a mostrar como pessoas com Síndrome de Down vivem, estudam, trabalham, se relacionam e enfrentam desafios comuns, como lidar com um relacionamento à distância.
O objetivo do projeto é sensibilizar o público e mostrar que essas pessoas passam pelos mesmos dilemas de qualquer casal, promovendo a inclusão e uma visão mais ampla sobre a atuação das pessoas com Síndrome de Down na sociedade, tanto como os profissionais que são, como pelas pessoas incríveis que se tornam quando respeitados, acolhidos e incentivados no desenvolvimento de suas aptidões e habilidades.
Ouça ‘Perto de Mim’: https://onerpm.link/PertodMim
Perto de Mim
(Necka Ayala e Alexandre Lemos)
Meu amor
se o dia amanheceu
cadê o sol
por favor
quem foi que escureceu
o azul do céu
tem tanta coisa depois do mar
tem tanta estrada pra caminhar
mas esse frio
e esse vazio
no ar
pode ser
que o tempo diga não
de tão veloz
sem saber
se existe uma canção
pra cada voz
cada futuro que se desfaz
é feito um corte
de vida, de morte e de nunca mais
hoje não tem poesia
pro dia nascer
vem meu amor, eu já sei que viver
é só um jogo de achar e esconder
e todo mundo tem medo de alguém se perder
vem meu amor, hoje tudo é assim
nuvens e sombras cobrindo o jardim
vem meu amor, por favor, fica perto de mim
[ficha técnica]
Felipe Câmara (violão), Tuco Marcondes (bandolim e slides), Antônio Porto (baixo e vocalizes), Jota Erre (percussão) e Alexandre Fontanetti (guitarra)
Alexandre Fontanetti (mixagem e masterização)
Fotos da capa: Necka Ayala – Silvia Zamboni / Zeca Baleiro – Necka Ayala
A capa é de Andréa Pedro.
Lançamento Saravá Discos / Distribuição ONErpm

Nenhum comentário:
Postar um comentário