Créditos: Mariana Smania
O tradicional Red Carpet recebeu diversos nomes importantes, como Vivi Wanderley, Wenny Isa, Sarah Oliveira, Priscilla Alcantara, Ana Hikari, entre outros, em uma noite que evidenciou o glamour e a importância do reconhecimento na indústria. As homenageadas da noite foram Lia de Itamaracá e Ana Castela. Já Nara Leão foi a homenagem póstuma, com uma apresentação de tirar o fôlego feita por Luísa Sonza, cantando a música O barquinho pela primeira vez.
Além do trio principal de apresentadoras, Foquinha, Titi Muller, Pepita, Mari Moon e as co-fundadoras do WME Fátima Pissarra, Monique Dardenne e Claudia Assef, também subiram ao palco para apresentar categorias.
Idealizado por mulheres visionárias, o evento é um marco de empoderamento. "Este evento é mais do que uma celebração; é um grito de empoderamento que reafirma o protagonismo feminino na música brasileira. Ver tantas mulheres incríveis sendo reconhecidas e inspirando novas gerações é gratificante", afirma Monique Dardenne, idealizadora do WME.
O line-up do evento contou com apresentações de Ana Castela, Luíza Sonza homenageando Nara Leão, Priscilla Alcântara, Zaynara, Melly, Lia de Itamaracá, etc. Foram entregues prêmios em 17 categorias, selecionados por um júri especializado. Entre os vencedores, destacam-se: Joyce Prado como “Diretora de Videoclipe”, Melly como “Compositora”, Josyara como “Instrumentista”, Adriana Barbosa como “Empreendedora Musical”, Fabiane Pereira como “Jornalista Musical”, Roberta Martinelli na categoria “Radialista”, Michelly Mury como “Profissional do Ano”, Ana Frango Elétrico como “Produtora Musical”, Luísa Sonza como “Cantora”, Clementaum como “DJ”, Zaynara na categoria “Revelação”, Luísa Sonza - Rock in Rio como “Show do Ano”, Caju de Liniker como “Música Mainstream, Você parece com vergonha de Ajuliacosta como “Música Alternativa”, Saudade de Você de Duda Beat como “Videoclipe do Ano”, Alibi de Seddaliza feat. Pabllo Vittar & Yseult na categoria “Música Latam” e por fim, Caju de Liniker como “Álbum do Ano”. O destaque da noite foi para a cantora Ana Castela que recebeu o prêmio de Artista do Ano pela Billboard que emocionou o público.
"O WME Awards by Billboard não é apenas uma premiação, mas um movimento que valoriza a diversidade e a força das mulheres na indústria musical. Cada edição é um passo à frente na construção de um mercado mais igualitário", declara Claudia Assef, cofundadora do projeto.
Transmitido pelo canal Dia TV, o evento contou com patrocínios de peso, como a Heineken em seu 4º ano consecutivo, Johnnie Walker, UBC, Sony Music, Swarovisk e T4F. A ampla participação reforçou a relevância do WME Awards como uma plataforma de celebração e promoção da música brasileira.
"Nosso objetivo sempre foi abrir caminhos e dar visibilidade ao talento feminino. A energia dessa noite mostra o quanto estamos avançando, mas também o quanto ainda podemos fazer para transformar o cenário da música", comenta Fátima Pissarra, CEO da Mynd e da Billboard Brasil.
SOBRE O WME:
O WME (Women's Music Event) foi idealizado por Claudia Assef e Monique Dardenne em 2016, estreou em março de 2017 com a WME Conference, em São Paulo, atraindo mais de mil pessoas em paineis de debate, workshops, shows e festas. Desde então, já realizou sete edições, com mais de 280 horas de conteúdos digitais e mais de dezenas de shows, paineis e workshops ao vivo, impactando um público de cerca de 10 milhões de pessoas em sua história, além de gerar, a cada ano, cerca de 300 empregos diretos e indiretos. Além da conferência, acontece anualmente o WME Awards, premiação desmembrada em três frentes: categoria voto popular, categoria voto técnico e homenageadas pelo conjunto de sua obra.
O WME é uma plataforma de música, tecnologia e negócios, que possui 4 frentes de atuação - o prêmio (que foi a 1ª premiação brasileira dedicada exclusivamente a premiar mulheres na indústria da música), conferências (para discutir e inspirar sobre música, tendências, mercado e empregabilidade de mulheres), banco de profissionais (um aplicativo onde é possível encontrar profissionais mulheres para toda a cadeia da indústria da música) e o Selo Igual (que visa equalizar line-ups, com mais espaço igualitário além de equipes de eventos musicais em todo o país. Ele chancela iniciativas da música que tenham pelo menos 50% de mulheres, pessoas trans ou não-binaries em seus line-ups ou equipes, e ainda a consultoria Manas a Mais, que visa trabalhar junto de eventos e festivais para torná-los mais diversos e equânimes). O objetivo do WME é gerar reconhecimento, empoderamento e discutir temas plurais nas lutas femininas como música, política, saúde, esporte, entre outros.
SOBRE A BILLBOARD:
Fundada em 1894, a Billboard é a publicação mais respeitada e influente do universo musical no mundo. A versão brasileira chega pelas mãos dos sócios Fátima Pissarra, Carlos Scappini, Marcus Buaiz, Marcello Azevedo, Raquel Henare e Michel Kury, que possuem o compromisso de oferecer aos leitores notícias atualizadas, insights profundos e análises abrangentes sobre a cena musical do país. A CEO da publicação é Fátima Pissarra e a CMO é Camila Zana.
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