quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

DaHouse Audio é destaque mundial no mercado de produção sonora em 2024



A audição é um sentido de descoberta. Parte significativa da relação sensorial com o mundo parte da capacidade auditiva de apreciar e aprender com os sons.
No mercado criativo, a conduta com as linguagens sonoras é essencial para desenvolver conexões individuais e coletivas, tornando essa área um espaço rico, em que a arte tem um brilho particular. A produtora brasileira DaHouse Audio, que torna o trabalho de som cada vez mais inclusivo e inovador neste segmento, acumula projetos aclamados e premiados em produção de áudio e obteve extremo destaque em sua trajetória no ano de 2024. Entre as angariações, o projeto Dreamcaster rendeu o EMMY Sports (principal premiação para projetos televisivos) pelo uso avançado de tecnologias de áudio e inteligência artificial.


Nele, o jornalista esportivo Cameron Black conseguiu narrar uma partida dos playoffs da NBA ao vivo na televisão mesmo sendo uma pessoa cega. O torneio eliminatório anual de basquete foi transmitido para o narrador através de um colete e mesa tátil que fazia Black se sentir dentro da quadra e acompanhar cada passo do jogo. A produção Dreamcaster possibilitou reconhecimentos à DaHouse no The One Show, premiação de prestígio em publicidade e design, sendo a segunda produtora com mais conquistas no ano. Ademais, também garantiu o Grand Prix de Entertainment Lions for Sport do Cannes Lions 2023.


“Desenvolvemos essa linguagem sonora tridimensional para que Cameron conseguisse ‘visualizar’ o jogo de forma precisa enquanto comentava o que estava acontecendo em quadra. Para isso, munidos de microfones binaurais especiais, gravamos todas as jogadas possíveis com jogadoras de basquete profissionais em uma quadra. Foram dias de gravações de 16 horas. Cameron se sentia como se estivesse dentro da quadra ouvindo os jogadores ao seu redor”, conta o diretor musical e sócio da DaHouse Audio, Lucas Mayer. 


O envolvimento em outras produções internacionais renderam diversas conquistas, como o título de Music & Sound Company of the Year na ADC Annual Awards. O motivo foi por conta da quantidade de indicações que recebeu dentro do segmento de áudio. A cada ano, esta premiação reconhece os melhores feitos em publicidade, mídia digital, design gráfico e demais expertises do mercado. DaHouse ganhou também o London International Awards (LIA), pela contribuição com as campanhas “Spreadreats”, em parceria com o FBC New York para o Spotify; o projeto “855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS)” para trabalho na consultoria de saúde Anzen Health; a colaboração de áudio com o “Sound of the Land”, iniciativa da Billboard Arabia; e a trilha sonora da campanha “The Most Illegal Beer” para Muschicraft Beer Company (que também rendeu estatueta no Gerety Awards na categoria “Communication Cut”). Foram 10 títulos de ouro, 5 de prata, 8 de bronze e até mesmo um Grand Lia, maior destaque da premiação. Vale dizer que o LIA entrega prêmios globais de excelência criativa em todas as formas de mídia. 


As inúmeras conquistas vão além de títulos que enaltecem apenas institucionalmente, como Grand Prix no Cannes Lions 2024 e o primeiro Titanium Lion para a Alemanha. Membros da equipe também foram agraciados, como a produtora executiva global, Carol Masseti, e o sócio da sede alemã, Cassiano Derenji, que ocupam a primeira e a segunda posição, respectivamente, no ranking de Produtor Executivo do Ano no D&AD Awards, associação global para gratificações de publicidade criativa e design. 


Lucas Mayer, comenta o ano bem sucedido e o diferencial do serviço prestado: “Temos menos de três anos de atuação no mercado americano e já somos a produtora número 1 pelo ADC. Criamos uma linguagem sonora binaural para que deficientes visuais pudessem ver partidas de esportes. Criamos um vinil onde as ranhuras eram topografias de desertos para a Billboard Arábia. Dessa forma, acredito que estamos solidificando cada vez mais nossa empresa em não apenas uma produtora de trilhas sonoras para publicidade, mas um Hub Criativo ligado a soluções sonoras”, conta.


A produtora brasileira está no Brasil há 15 anos e fornece um serviço boutique personalizado. Com o objetivo de resolver problemas, com soluções criativas que vão além da música, compreendendo toda a cadeia do áudio, o time é formado por experts que transformam briefings em produtos sonoros de qualidade. Além das terras brasileiras, Alemanha e Estados Unidos têm escritórios fixos da DaHouse, que a cada ano aumenta seu reconhecimento internacional. Ela já conquistou, no total, mais de 300 prêmios em 15 anos de existência, incluindo quatro Grammys Latinos além de várias indicações.


Lucas e seu time conquistaram honrarias em festivais de publicidade em todo o mundo com ações que inovaram o ofício de gravação, edição, mixagem, masterização, musicalidade e todas as etapas inventivas que transformam o som em uma experiência. 


Além de atividades para a comunicação e marketing, a empresa também faz a produção de faixas de nomes veteranos e em ascensão da cena musical brasileira como Elza Soares, Jota.pê, Far From Alaska e Getúlio Abelha.


 


 


Compilado das principais premiações de 2024:


Gerety Awards

Communication Cut | The Most Illegal Beer - Muschicraft Beer Company

Health Cut - 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS) - Anzen Health


Cannes Lions 

Grand Prix

3 Gold

7 Silver

8 Bronze


ADC Annual Awards

Music & Sound Company Of The Year 

Best of Experiential Design - Dreamcaster

Best of Artificial Intelligence - Dreamcaster

Best of Interactive - Dreamcaster

Innovation / Branded Content / Entertainment - Dreamcaster

AI / Execution - Dreamcaster

AI / Idea - Dreamcaster

Innovation - Dreamcaster

AI / Application - Dreamcaster

AI / Process - Dreamcaster

Digital Craft / Use of Technology - Dreamcaster

Digital Craft / Sound Design - Dreamcaster

Design for Good / Apparel / Accessory / Footwear Design

Design for Good / Experiential Design - Dreamcaster

Digital Experience Design / Virtual / Mixed / Augmented Reality (VR, MR, AR) - Dreamcaster

Design for Good / Advertising - Single - Dreamcaster

Design for Good / Interactive - Dreamcaster

Data Visualization - Dreamcaster

Motion / Film / Documentary - Dreamcaster

Live Experience Design / Responsive Environments - Dreamcaster

Branded Content / Entertainment / TV / Film


D&AD Awards

Yellow Pencil / Integrated / Content Led Campaigns / 2024 - Dreamcaster

Yellow Pencil / Experiential / Use of XR & Emerging Technologies - Dreamcaster

Yellow Pencil / Entertainment / Experiential - Dreamcaster

Graphite Pencil / Casting / Voice - Dreamcaster

Graphite Pencil / Digital & Social / Use of XR & Emerging Technology - Dreamcaster

Graphite Pencil / Experiential / Use of Micro-Talent & Influencers - Dreamcaster

Graphite Pencil / Media / Use of XR - Dreamcaster

Wood Pencil / Digital & Social / Physical & Digital - Dreamcaster

Wood Pencil / Integrated / Large Enterprise - Dreamcaster

Wood Pencil / Radio & Audio / Entertainment - Dreamcaster

Wood Pencil / Radio & Audio / Innovation - Dreamcaster

Wood Pencil / Spatial Design / Sets & Stages - Dreamcaster

Wood Pencil / Media / Use of Micro-Talent & Influencers - Dreamcaster

Wood Pencil / Entertainment / Use of MR - Dreamcaster

Wood Pencil / Casting / Film - Dreamcaster

Shortlist / Integrated / Collaborative Campaigns - Dreamcaster

Shortlist / Entertainment / Use of Micro-Talent & Influencers - Dreamcaster

Shortlist / Experiential / Community Activations - Dreamcaster

Shortlist / Experiential / B2C Activations - Dreamcaster

Yellow Pencil / Graphic Design / Integrated / 2024 - 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS)

Yellow Pencil / Graphic Design / Websites & Apps - 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS)

Graphite Pencil / Media / Interaction - 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS)

Wood Pencil / Art Direction / Direct - 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS)

Wood Pencil / Media / Direct - 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS)

Shortlist / Experiential / Community Activations - 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS)

Shortlist / Direct / Press & Outdoor - 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS)

1º Lugar | Executive Producer - Carol Masseti

2º Lugar | Executive Producer - Cassiano Derenji


London International Awards

Creativity in B2B - Spreadbeats (GRAND LIA)

Branded Entertainment | Music Videos - Spreadbeats (OURO)

Creative Use of Data | Data Visualization - Spreadbeats (OURO)

Creativity In B2B | B2B Craft - Spreadbeats (OURO)

Creativity In B2B | Entertainment & Media - Spreadbeats (OURO)

Digital | Innovative Use of Digital - Spreadbeats (OURO)

Direct | B2B Communication - Spreadbeats (OURO)

Direct | Digital - Spreadbeats (OURO)

Direct | Direct Mail - Spreadbeats (OURO)

Package Design | Special Editions - Sounds of the Land (OURO)

Poster | Craft - Art Direction Campaign - 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS) - Poster 1, 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS) - Poster 2, 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS) - Poster 3 (OURO)

Ambient & Activation | Health & Wellness - 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS) (PRATA)

Billboard | Health & Wellness - 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS) (PRATA)

Design | Creative Use of Data - Sounds of the Land (PRATA)

Design | Direct Marketing - B2B - Spreadbeats (PRATA)

Digital | Branded Content - Spreadbeats (PRATA)

Digital | Craft - Art Direction - 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS) (PRATA)

Digital | Health & Wellness - 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS) (PRATA)

Ambient & Activation | B2B Communication - Spreadbeats (BRONZE)

Design | Poster Campaign - Poster 1, Poster 2, Poster 3 (BRONZE)

Health & Wellness | Health Institutions - 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS) (BRONZE)

Music & Sound | Experiential Use of Music & Sound - Sound of the Land (BRONZE)

Non-Traditional | Direct Marketing - Spreadbeats (BRONZE)

Package Design | Entertainment - Sounds of the Land (BRONZE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário