segunda-feira, 13 de maio de 2024

Jovem quebra recorde dos Jogos Escolares em natação



Atleta do Colégio Salesiano Recife, Rubya Guedes, de 16 anos, entrou para a história dos Jogos Escolares, regional Recife. A jovem quebrou o recorde da prova de 100 metros costas no fim de abril, em disputa realizada no Santos Dumont.
A promessa do esporte tem uma história de vida batalhadora, já que iniciou nas piscinas como tratamento de asma, estuda como bolsista e é filha de funcionário da instituição de ensino.


Rubya é integrante da seleção Pernambucana em desde 2021, sendo convocada para o Troféu Mílton Medeiros e para a o Troféu Internacional Infanto Juvenil – Chico Piscina em Mococa/SP, também integrante da Seleção Escolar de Pernambuco 2020/2022. Nas piscinas, suas conquistas na categoria iniciante Mirim/Petiz sempre se mantiveram com boa colocação estadual e regional. A partir do Infantil, vem se mostrando a cada campeonato sua evolução, sendo finalista do Campeonato Brasileiro em 2022 e bronze no ano passado, que fez a jovem ganhar uma ‘Bolsa Atleta’.


“Minha filha começou a fazer natação em 2017, através de um projeto social. Ela estudou em várias escolas públicas até conseguir a bolsa no Salesiano, agora em 2024. Pelo colégio, ela bateu o próprio recorde nos Jogos Escolares e, com o bom desempenho, foi convocada para a Seleção Brasileira para um torneio na Colômbia, mas, infelizmente não deu para ela ir, pois não tinha como pagar”, explicou Myrian Guedes, mãe de Rubya.


Agora, Rubya planeja conquistar pódios nacionais, ser da Seleção Brasileira e participar de campeonatos internacionais. Porém, os pais da atleta fazem um apelo para conseguir patrocínios, para que não aconteça o mesmo do chamado para a Colômbia, quando a jovem não teve condições de participar.


“O patrocínio irá contribuir para ela participar de competições em outros estados ou países, para remuneração da comissão técnica, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, aquisição de materiais e suplementos. Além disso, precisamos do apoio para as taxas de inscrições dos torneios e de renovação anual com a Federação”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário