Inspirada na mecânica do vinil, a marca criou uma analogia entre o amor e a música: assim como as trilhas sonoras, o recomeço pode acontecer de diversas formas. O filme retrata uma jornada de altos e baixos, fins e novos começos, assim como vemos na vida real em que mesmo com o aumento de divórcios e o questionamento sobre a dedicação atual para relacionamentos, dois novos casais se formam e novas possibilidades de relações nascem.
“Como marca que fala de amor, sentimos a necessidade de convidar os consumidores a sempre acreditarem nesse sentimento tão potente, compreendendo o quanto vale a pena insistir em uma trilha já conhecida ou se é hora de pular para uma nova melodia, hora de recomeçar”, conta Marcela de Masi, diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.
Com o reposicionamento do tradicional 12 de junho para “Dia do Amor” em 2022, a marca reforça o conceito da campanha por meio da composição artística retratada a partir da semiótica do disco de vinil, que busca representar os ciclos dos relacionamentos amorosos. “Vamos dar play no amor junto a um time de influenciadores, celebridades e muitas histórias reais para celebrar a data neste ano”, completa Marcela.
Vinil: a trilha dos amores da sua vida
O vídeo começa na sala de uma casa, quando uma mulher respira profundamente e coloca um disco para tocar em uma vitrola. Em um movimento de câmera, a sala se transforma em outro ambiente, mais etéreo, onde um disco gigante gira no chão. Em cima do disco, ela e um parceiro estão dançando colados e românticos, no ritmo da música. Em determinado momento, os parceiros se desencontram dentro do próprio relacionamento, mas que, apesar dos contratempos e desacertos com outras pessoas, há sempre uma nova possibilidade, e o amor sempre acha uma maneira de encontrá-los novamente, ainda que seja em outra trilha sonora. Veja o filme completo aqui.
Produzido pela agência GUT, agência de comunicação do Boticário, o conceito do filme traz um paralelo com as relações reais e dá continuidade a produções que apostam na conexão emocional com o consumidor. “Com uma metáfora superbonita, mostramos que o amor tem seus altos e baixos, mas sempre encontra um jeito de sobreviver, seja com a mesma pessoa, seja com outra, em uma nova relação. É um filme para celebrar o amor como o sentimento mais constante nas nossas vidas” comentam Sofia Calvit e Juliana Utsch, diretoras de criação da Gut.
Estratégia 360º: ações digitais e experiência off para estimular o amor em casais e solteiros
Para aterrissar no território do amor, que já é ocupado pela marca, e ampliar a conversa, o Boticário conta com uma estratégia 360º que contempla desde conteúdo nas redes sociais, até ativações e conteúdos com influenciadores parceiros, que tenham se reencontrado ou buscam se redescobrir no amor. Com conceito e caminho criativo idealizados pela agência SoWhat, o assunto dos enamorados começa no X, onde teremos o start da campanha digital, que depois é amplificada para o TikTok e o Instagram. Por meio da hashtag #PlayNoAmor, o movimento reforça que, depois da pausa para se reencontrar, é hora de ressignificar e trocar o disco para deixar o amor encontrar você de novo.
Protagonizando a estratégia, o novo casal e sensação do momento: a atriz Rafa Kalimann e o ator Allan Souza Lima irão contar sobre o relacionamento e a trajetória de reencontro no amor. Já o ator João Guilherme, vai liderar o conteúdo dos solteiros, dando #PlayNoContatinho e incentivando as pessoas a viverem os diferentes formatos de relação amorosa.
“Tínhamos o desafio de levar a mesma mensagem do filme de campanha para as redes da marca, mas de forma nativa e assim nasceu a #PlaynoAmor, inspirada na expressão já usada pela comunidade, que traduz o ânimo de viver algo. Com a hashtag, criamos um movimento para as pessoas contarem suas histórias e continuarem acreditando no amor”, conta Gui Zunttini, diretor de criação de Fashion & Beauty da SoWhat.
Por fim, para transportar os casais para momentos de emoção vividos a dois, a marca convida as pessoas a relembrarem e se reconectarem com o amor por meio de um takeover ambientado em um listening bar (formato original do Japão, onde o foco do espaço é a qualidade do som e o apreço pelo vinil), em que, com fones de ouvidos, os convidados irão ouvir relatos de relações reais, inspirando casais e solteiros a se reconectarem com o amor. Além de escutar as faixas mais românticas em discos de vinil, cada um vai ser tocado por essas histórias no evento e se emocionar. Será uma noite de evento, idealizada pela agência PROS e acontece em São Paulo no dia 4 de junho.
Ficha técnica do filme de campanha
Agência: GUT São Paulo
Anunciante: Grupo Boticário
Produto: O Boticário
Título: Disco
Duração: 60 s
Território: Brasil
CCO: Bruno Brux
ECD: Murilo Melo, Pedro Araújo
Creative Directors: Juliana Utsch e Sofia Calvit
ACDs: Daniel Ogawa e Leonardo Zardo
Creatives: Gabriel Soeiro e Zeca Castilho
CEO: Valéria Barone
Head of Account: Alessandra Visintainer
Group Account Director: Dolores De Pauli
Account Manager: Andrio Foppa
Account Supervisor: Milena Cruz
Account Executive: Adriana Pepe Goz
Head of Strategy: Gisele Bambace
Strategy Director: Mercedes Barusso, Felipe Masson e Carolina Biágio
Strategy Manager: Tiago Tuiuíu, Alfredo Cardin e Isabella Labate
Head of Creative Content: Nathalia Capistrano
Content Creative Director: Adriana Boghosian
Content Strategist: Leandro Lemos e Isabella Ribeiro
Content Creative Strategist: Bruna Dahmer
Creative Data: Matheus Severino
PR Director: Barbara Lima
Head of Media & Data: Douglas Silveira
Media Director: Tatiana Murakami
Media Manager: Paola Bastos
Media Supervisor: Jayane Lopes
Media Coordinators: Bianca Pirane e Mayra Sales
BI Supervisor: Carol Krüger
Operations Director: Claudia Nakahara
Project Manager: Anna Strohm
Head of Production: Monica Siqueira
Director of Production: Rafael Motta
Production Manager: Luciane Nuvolara
Secretária de Produção: Lia Satiro
Produtora de Imagem: Czar Sp
Director: Otavio Machado
Managing Partner: Pedro Giomi
MANAGING DIRECTOR/EP: Rodrigo Castello
LINE PRODUCER: Mariê Nunes
LINE PRODUCER ASSISTANT: Gabriel Ramires
HEAD OF CREATIVE DEPARTMENT: Diana Falcão
HEAD OF PRODUCTION (LANDSCAPE): Renata Munaretto
PRODUCTION COORDINATOR (LANDSCAPE): Alex Missaka
1st AD: Flavia Meszberg
2st AD: Ana Bianco
DOP: Mau Padilha
PRODUCTION DESIGNER: Andrés Zarza
PROP MANAGER: Ana Paula Cordeiro Braga
SFX: Bruno Steger
PRODUCTION MANAGER: Guilherme Valiengo
PRODUCTION ASSISTANTS: Lorran Oliveira e Julia Gurgel Botelho
CASTING: Alice Wolfenson
LOCATION: Gabriela Salgado e Igor Silva dos Santos
COSTUME DESIGNER: Nina Guimarães
MAKEUP/HAIR: Paulo Guerra
POST-PRODUCTION: Mosh Post Production
POST-PRODUCTION COORDINATOR: Troop post
EDITOR: Danilo Abraham
EDITOR (ADDITIONAL CUTS): Ricardo Pinheiro - Ganso
COLOR GRADING: Ana Escorse
Produtora de Som: Satélite Audio
Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi
Atendimento: Fernanda Costa e Karen Nakamura
Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Thiago Colli, Koitty, Alexandre Avicena, Pedro
Pelotas e Aloizio Lows
Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa, Esteban Romero e Andre Giannini
Coordenação de Produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli
Aprovação do cliente: Renata Gomide, Marcela de Masi, Giovanna Orlandeli, Ligia Monteiro
Estratégia 360º
SoWhat
CEO: Bruno Lunardon
COO: Carolina Swinka
CCO: Rodrigo Poersch
Diretora Executiva de Beleza: Sofia Ricciardi
Diretor de Criação: Gui Zunttini
Diretor Audiovisual: Kevin Agostinho
Direção de arte: Rebeca Gozdecki
Redação: Beatriz Stradiotto e Isabela Sperka
Gerente de Relevância: Ana Catharina Bessa
Coordenadora de Relevância: Luiza Queluz
Supervisora de Relevância: Duane Silva
Analistas de Relevância: Giovanna Barducco, Ingrid Gaston, Gabriel Ferreira e Paula Castro
Estagiárias de Relevância: Ana Beatriz Gonçalves e Raiane Torres
Diretora de Atendimento: Evelyn Silvestre
Coordenadora de Atendimento: Ana Vitória Storelli
Atendimento: Amanda Andrioni e Luiza Ferreira
Diretora de Mídia: Iuellen Souza
Coordenadora de Mídia: Camila Manosso
Analistas de Mídia: Ina Oneda e Matheus Tamaki
Estagiário de Mídia: Luiz Conceição
Supervisor de B.I: Rafael Patelli
Analista de B.I: Marijane Souza
Coordenadora de Social Media: Micheli Seniv
Coordenador de Community Manager: Erick Espedito
Estrategista de Community Manager: Hansses Anderson
Aprovação do cliente: Renata Gomide, Marcela de Masi, Giovanna Orlandeli, Ligia Monteiro
* Fonte: Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de Dezembro de 2023. Total Brasil, 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem
#OndeTemAmorTemBeleza
Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza - um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.
Fontes: *Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil; 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem;
**ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário