sexta-feira, 31 de maio de 2024

O Boticário convida consumidores a seguir acreditando no amor, com filme que retrata recomeços e relembra que o sentimento ainda é possível



Para cada casal que chega ao fim, dois têm um novo começo, de acordo com os dados das Estatísticas do Registro Civil de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
É nesse contexto que o Boticário, marca mais lembrada e preferida dos brasileiros para presentear*, provoca consumidores, em campanha do Dia do Amor, a seguir acreditando e agindo para que o amor aconteça.


Inspirada na mecânica do vinil, a marca criou uma analogia entre o amor e a música: assim como as trilhas sonoras, o recomeço pode acontecer de diversas formas. O filme retrata uma jornada de altos e baixos, fins e novos começos, assim como vemos na vida real em que  mesmo com o aumento de divórcios e o questionamento sobre a dedicação atual para relacionamentos, dois novos casais se formam e novas possibilidades de relações nascem.


“Como marca que fala de amor, sentimos a necessidade de convidar os consumidores a sempre acreditarem nesse sentimento tão potente, compreendendo o quanto vale a pena insistir em uma trilha já conhecida ou se é hora de pular para uma nova melodia, hora de recomeçar”, conta Marcela de Masi, diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.


Com o reposicionamento do tradicional 12 de junho para “Dia do Amor” em 2022, a marca reforça o conceito da campanha por meio da composição artística retratada a partir da semiótica do disco de vinil, que busca representar os ciclos dos relacionamentos amorosos. “Vamos dar play no amor junto a um time de influenciadores, celebridades e muitas histórias reais para celebrar a data neste ano”, completa Marcela.


 


Vinil: a trilha dos amores da sua vida


O vídeo começa na sala de uma casa, quando uma mulher respira profundamente e coloca um disco para tocar em uma vitrola. Em um movimento de câmera, a sala se transforma em outro ambiente, mais etéreo, onde um disco gigante gira no chão. Em cima do disco, ela e um parceiro estão dançando colados e românticos, no ritmo da música. Em determinado momento, os parceiros se desencontram dentro do próprio relacionamento, mas que, apesar dos contratempos e desacertos com outras pessoas, há sempre uma nova possibilidade, e o amor sempre acha uma maneira de encontrá-los novamente, ainda que seja em outra trilha sonora. Veja o filme completo aqui.


Produzido pela agência GUT, agência de comunicação do Boticário, o conceito do filme traz um paralelo com as relações reais e dá continuidade a produções que apostam na conexão emocional com o consumidor. “Com uma metáfora superbonita, mostramos que o amor tem seus altos e baixos, mas sempre encontra um jeito de sobreviver, seja com a mesma pessoa, seja com outra, em uma nova relação. É um filme para celebrar o amor como o sentimento mais constante nas nossas vidas” comentam Sofia Calvit e Juliana Utsch, diretoras de criação da Gut.


 


Estratégia 360º: ações digitais e experiência off para estimular o amor em casais e solteiros 


Para aterrissar no território do amor, que já é ocupado pela marca, e ampliar a conversa, o Boticário conta com uma estratégia 360º que contempla desde conteúdo nas redes sociais, até ativações e conteúdos com influenciadores parceiros, que tenham se reencontrado ou buscam se redescobrir no amor. Com conceito e caminho criativo idealizados pela agência SoWhat, o assunto dos enamorados começa no X, onde teremos o start da campanha digital, que depois é amplificada para o TikTok e o Instagram. Por meio da hashtag #PlayNoAmor, o movimento reforça que, depois da pausa para se reencontrar, é hora de ressignificar e trocar o disco para deixar o amor encontrar você de novo. 


Protagonizando a estratégia, o novo casal e sensação do momento: a atriz Rafa Kalimann e o ator Allan Souza Lima irão contar sobre o relacionamento e a trajetória de reencontro no amor. Já o ator João Guilherme, vai liderar o conteúdo dos solteiros, dando #PlayNoContatinho e incentivando as pessoas a viverem os diferentes formatos de relação amorosa.


“Tínhamos o desafio de levar a mesma mensagem do filme de campanha para as redes da marca, mas de forma nativa e assim nasceu a #PlaynoAmor, inspirada na expressão já usada pela comunidade, que traduz o ânimo de viver algo. Com a hashtag, criamos um movimento para as pessoas contarem suas histórias e continuarem acreditando no amor”, conta Gui Zunttini, diretor de criação de Fashion & Beauty da SoWhat. 


Por fim, para transportar os casais para momentos de emoção vividos a dois, a marca convida  as pessoas a relembrarem e se reconectarem com o amor por meio de um takeover ambientado em um listening bar (formato original do Japão, onde o foco do espaço é a qualidade do som e o apreço pelo vinil), em que, com fones de ouvidos, os convidados irão ouvir relatos de relações reais, inspirando casais e solteiros a se reconectarem com o amor. Além de escutar as faixas mais românticas em discos de vinil, cada um vai ser tocado por essas histórias no evento e se emocionar. Será uma noite de evento, idealizada pela agência PROS e acontece em São Paulo no dia 4 de junho.


 


Ficha técnica do filme de campanha


Agência: GUT São Paulo


Anunciante: Grupo Boticário


Produto: O Boticário


Título: Disco


Duração: 60 s


Território: Brasil


 


CCO: Bruno Brux


ECD: Murilo Melo, Pedro Araújo


Creative Directors: Juliana Utsch e Sofia Calvit


ACDs: Daniel Ogawa e Leonardo Zardo


Creatives: Gabriel Soeiro e Zeca Castilho


 


CEO: Valéria Barone


Head of Account: Alessandra Visintainer


Group Account Director: Dolores De Pauli


Account Manager: Andrio Foppa


Account Supervisor: Milena Cruz


Account Executive: Adriana Pepe Goz


Head of Strategy: Gisele Bambace


Strategy Director: Mercedes Barusso, Felipe Masson e Carolina Biágio


Strategy Manager: Tiago Tuiuíu, Alfredo Cardin e Isabella Labate


 


Head of Creative Content: Nathalia Capistrano


Content Creative Director: Adriana Boghosian


Content Strategist: Leandro Lemos e Isabella Ribeiro


Content Creative Strategist: Bruna Dahmer


Creative Data: Matheus Severino





PR Director: Barbara Lima


 


Head of Media & Data: Douglas Silveira


Media Director: Tatiana Murakami


Media Manager: Paola Bastos


Media Supervisor: Jayane Lopes


Media Coordinators: Bianca Pirane e Mayra Sales


BI Supervisor: Carol Krüger


 


Operations Director: Claudia Nakahara


Project Manager: Anna Strohm


 


Head of Production: Monica Siqueira


Director of Production: Rafael Motta


Production Manager: Luciane Nuvolara


Secretária de Produção: Lia Satiro


 


Produtora de Imagem: Czar Sp


Director: Otavio Machado


Managing Partner: Pedro Giomi


MANAGING DIRECTOR/EP: Rodrigo Castello


LINE PRODUCER: Mariê Nunes


LINE PRODUCER ASSISTANT: Gabriel Ramires


HEAD OF CREATIVE DEPARTMENT: Diana Falcão


HEAD OF PRODUCTION (LANDSCAPE): Renata Munaretto


PRODUCTION COORDINATOR (LANDSCAPE): Alex Missaka


1st AD: Flavia Meszberg


2st AD: Ana Bianco


DOP: Mau Padilha


PRODUCTION DESIGNER: Andrés Zarza


PROP MANAGER: Ana Paula Cordeiro Braga


SFX: Bruno Steger


PRODUCTION MANAGER: Guilherme Valiengo


PRODUCTION ASSISTANTS: Lorran Oliveira e Julia Gurgel Botelho


CASTING: Alice Wolfenson


LOCATION: Gabriela Salgado e Igor Silva dos Santos


COSTUME DESIGNER: Nina Guimarães


MAKEUP/HAIR: Paulo Guerra


POST-PRODUCTION: Mosh Post Production


POST-PRODUCTION COORDINATOR: Troop post


EDITOR: Danilo Abraham


EDITOR (ADDITIONAL CUTS): Ricardo Pinheiro - Ganso


COLOR GRADING: Ana Escorse


 


Produtora de Som: Satélite Audio


Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi


Atendimento: Fernanda Costa e Karen Nakamura


Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Thiago Colli, Koitty, Alexandre Avicena, Pedro


Pelotas e Aloizio Lows


Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa, Esteban Romero e Andre Giannini


Coordenação de Produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli


 


Aprovação do cliente: Renata Gomide, Marcela de Masi, Giovanna Orlandeli, Ligia Monteiro


 


Estratégia 360º

SoWhat

CEO: Bruno Lunardon


COO: Carolina Swinka


CCO: Rodrigo Poersch

Diretora Executiva de Beleza: Sofia Ricciardi

Diretor de Criação: Gui Zunttini


Diretor Audiovisual: Kevin Agostinho

Direção de arte: Rebeca Gozdecki

Redação: Beatriz Stradiotto e Isabela Sperka

Gerente de Relevância: Ana Catharina Bessa

Coordenadora de Relevância: Luiza Queluz

Supervisora de Relevância: Duane Silva

Analistas de Relevância: Giovanna Barducco, Ingrid Gaston, Gabriel Ferreira e Paula Castro

Estagiárias de Relevância: Ana Beatriz Gonçalves e Raiane Torres

Diretora de Atendimento: Evelyn Silvestre

Coordenadora de Atendimento: Ana Vitória Storelli

Atendimento: Amanda Andrioni e Luiza Ferreira

Diretora de Mídia: Iuellen Souza


Coordenadora de Mídia: Camila Manosso

Analistas de Mídia: Ina Oneda e Matheus Tamaki

Estagiário de Mídia: Luiz Conceição

Supervisor de B.I: Rafael Patelli

Analista de B.I: Marijane Souza

Coordenadora de Social Media: Micheli Seniv

Coordenador de Community Manager: Erick Espedito

Estrategista de Community Manager: Hansses Anderson


Aprovação do cliente: Renata Gomide, Marcela de Masi, Giovanna Orlandeli, Ligia Monteiro


* Fonte: Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de Dezembro de 2023. Total Brasil, 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem


 


#OndeTemAmorTemBeleza 


Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza - um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.


Fontes: *Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil; 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem;


**ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

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