sexta-feira, 31 de maio de 2024

O Estudo de lombra, violão e voz do músico pernambucano Ugo Barra Limpa em seu primeiro álbum solo.



Ugo Barra Limpa é violonista, compositor, arranjador e professor de Recife, Pernambuco. Foi aluno na escola Tritonis, onde cursou harmonia contemporânea, arranjo e harmonia avançada.
Se formou em Licenciatura em Música pela UFPE e pós-graduado em Produção cultural pela Fafire.


Seu primeiro feito autoral, foi ser finalista do concurso de música carnavalesca da prefeitura da cidade do Recife na categoria Maracatu com sua canção "Pindorama", defendida por Mevinha Queiroga e executada pela Banda Sinfônica do Recife, no ano do centenário do frevo. Além disso, fez parte das bandas Carranca, Relampejo e o Grupo cênico-musical-performático “A Besta Fera e a Peleja de Todo Dia”. Como instrumentista, já participou das gravações de álbuns e fez shows com artistas como Avoada, Juvenil Silva, Petrônio e as Criaturas, Marília Parente, entre outros. Recentemente, produziu o EP de estreia do Projeto Ganesha, trabalho dedicado aos mantras indianos.


Seu som passeia entre as influências da psicodelia nordestina, música Armorial,  Tropicália, Jovem Guarda, Bossa Nova e muito da cultura oriental. Trata-se de um artista multi que agora resolveu voltar-se para a voz e o violão. “Durante o período pandêmico fui levado a passar mais tempo “comigo mesmo” e sem ensaiar com nenhum outro músico. Mais tempo tocando violão e cantando sozinho em casa. Já tinha esse conceito de álbum na cabeça que sabia que um dia gravaria, mas acho que esse ar mais intimista do envolvimento com a música durante o isolamento foi o impulso que faltava pra cair a ficha de que havia chegado o momento de preparar esse trabalho”, explica o artista.


Ugo apresenta “Voz, Violão e Lombra”, seu novo álbum solo que chega dia 30 de Maio em todas as plataformas de streaming. São 12 faixas feitas e gravadas apenas utilizando a voz e o violão como instrumentos. A única interferência é o único outro músico no álbum, o cantor, compositor e produtor pernambucano D Mingus. “Em alguns momentos também usamos a superposição de várias camadas das vozes e violões. D Mingus utilizou um gravador portátil para captar alguns sons ambientes que funcionam como um background para as canções”, comenta o compositor.



O disco oferece um panorama geral da carreira de Ugo como compositor, reunindo influências musicais diversas, que vão da música típica de sua terra natal, Pernambuco, até outras culturas como África e Oriente, passando pelos movimentos de vanguardas eruditas da música contemporânea como o atonalismo e o minimalismo. “É um álbum que explora as ambiências, isto é, sons de fundo que formam uma paisagem sonora para cada canção”, complementa o artista. 



As faixas passeiam por ritmos como blues, reggae, frevo, folk, samba e MPB, com estudos harmônicos interessantes e com uma pegada lo-fi, característica de outros trabalhos do Ugo. “Tem tudo um clima meio handmade da idealização até a capa. Então acho que as características dessa estética lo-fi vieram bem a calhar e não haveria como ser diferente”, finaliza.


Ouça 🎶 Aqui


Ficha técnica:



Vozes e violões: Ugo Barra Limpa


Captação, edição, mixagem e masterização: D Mingus


Arranjos: Ugo Barra Limpa


Programação de ambiências e sons de fundo: D Mingus


Produzido por Ugo Barra Limpa e D Mingus


Capa: D Mingus


Disseminação: Hominis Canidae




Acompanhe Ugo no instagram: https://www.instagram.com/ugobarralimpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário