O conceito estético e reflexivo do Her Mind foi totalmente pensado pela própria Urias ao se ver sempre sendo questionada sobre o seu corpo. O tema do projeto foi baseado em um estudo da Universidade de Liége na Bélgica, onde foi comprovado que o cérebro de pessoas trans é similar ao de pessoas cis às quais se identificam e não ao gênero biológico.
A pesquisa que atesta que o cérebro de pessoas trans têm atividades semelhantes às de pessoas cisgêneros contou com exames que mediram as microestruturas cerebrais através da técnica de imageamento tensor de difusão. O resultado observou que meninos que se dizem transgêneros tem a mesma atividade cerebral dos meninos cisgêneros. O mesmo acontece com os membros do sexo feminino.
“Quando decidi trabalhar esse tema, queria naturalizar corpos como os meus, não só no lugar social, mas no biológico também. E dentro do universo do Her Mind, isso vem sendo representado pela natureza, nos ciclos naturais como o nascer e o pôr do sol. Eu venho nesse lugar das representações naturais para as pessoas pararem, refletirem e entenderem que mesmo que os nossos pilares sociais não fossem esses, eu ainda faria parte da natureza”, explica Urias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário