segunda-feira, 27 de julho de 2020

Série "Pega a Visão" orienta jovens sobre mercado de trabalho e empreendorismo

Diante das mudanças recentes no mercado de trabalho, especialmente aquelas que surgiram com a pandemia do novo coronavírus, muitos jovens enfrentam o desafio de se inserirem nas oportunidades.
Para ajudá-los nessa fase, a série "Pega a visão: um novo olhar sobre trabalho para as juventude" começará a ser veiculada online, nesta quarta-feira (29), às 15h, com oito episódios semanais que pretendem orientar esse público a iniciarem a vida profissional. A iniciativa, que faz parte das ações promovidas pela Aliança NEO Brasil, será disponibilizada gratuitamente e fornecerá certificação para aqueles que assistirem a mais de 75% das aulas. 

A série original NEO Brasil conta com aulas ministradas ao vivo - em ambiente virtual, no canal do YouTube do Instituto Aliança, e na TV Pernambuco (Região Metropolitana do Recife canal 46.1, Caruaru canal 12.1, Petrolina canal 13.1) - e visa apoiar os jovens na  sua inserção produtiva, em tempos de coronavírus. “A pandemia e a quarentena provocaram  mudanças em todas as esferas da realidade, em especial no mundo do trabalho. Nesse contexto, surgiu a ideia de promover esta série NEO, para dar aos jovens uma nova perspectiva das mudanças e desafios que eles terão que enfrentar para ajustar seu projeto de vida e carreira, seja no mercado formal ou empreendendo um negócio", esclarece a coordenadora geral do NEO Brasil, Neylar Vilar.
Dividida em duas temporadas, as capacitações semanais são transmitidas através de lives, toda quarta-feira, às 15h, até o dia 16 de setembro. Além dos palestrantes, as aulas online contam também com a presença de jovens, garantindo a eles lugar de visibilidade e empoderamento. De julho à agosto, a primeira temporada concentra lives focadas no mercado de trabalho formal, onde serão compartilhadas estratégias adaptadas ao novo cenário mundial de pandemia - com lições sobre “Mercado de Trabalho”, “Recrutamento e seleção remotos”, “Habilidades essenciais do ‘novo normal’” e “Competências digitais”.
Já a segunda temporada, no ar de agosto à setembro, será para orientar os jovens sobre as competências do empreendedor, com os temas “Empreendedorismo”, “Como montar plano de negócios”, “Como conseguir financiamento” e “Mulher e empreendedorismo em um mercado machista”. “O intuito da última fase é prestar serviço para o jovem, de modo que ele possa perceber, no cenário de pandemia, quais são as possibilidades reais”, afirma a consultora da Calazans Consultoria e especialista em Empregabilidade Juvenil, Carolina Conde. 
Todos os palestrantes convidados passaram por alinhamento metodológico prévio, a fim de garantir a melhor metodologia de ensino moldada ao ensino remoto, e com linguagem atrativa ao público-alvo.
Quem não conseguir assistir ao episódio ao vivo, poderá acessar o canal posteriormente, os vídeos ficarão disponíveis no canal do YouTube do Instituto Aliança. 
ALIANÇA NEO BRASIL - O NEO - NOVAS OPORTUNIDADES DE EMPREGO PARA JOVENS é uma iniciativa inovadora na qual empresas, governos e sociedade civil colaboram através de uma aliança para promover soluções para a empregabilidade de jovens na América Latina e no Caribe, fechando a lacuna entre jovens desempregados e a demanda por pessoal qualificado. É financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do BID Lab - Laboratório de Inovação Financeira. No Brasil, o programa NEO está sendo desenvolvido no Estado de Pernambuco desde junho de 2017, mediante uma Aliança público-privada coordenada pelo Instituto Aliança e integrada pelas Secretarias estaduais de Educação e Esporte; do Trabalho, Emprego e Qualificação; da Mulher; SESI/Unindústria; SENAI-PE; Núcleo de Gestão do Porto Digital; Arcos Dourados, CESAR School E Superintendência Regional do Trabalho - PE, com apoio da Microsoft e EDULIVRE.
CONFIRA OS EPISÓDIOS DA SÉRIE "PEGA A VISÃO: UM NOVO OLHAR SOBRE TRABALHO PARA AS JUVENTUDE", QUE SERÁ VEICULADA ÀS QUARTAS-FEIRAS, ÀS 15h:
[TEMPORADA 1 - JULHO À AGOSTO]
Episódio 01 (29/07):
DEUS ME LIVRE MAS QUEM DERA – UM PAPO SOBRE MERCADO DE TRABALHO
Convidadas: Solange Leite e Ilma Oliveira (Instituto Aliança) / Mediadora: Neylar Vilar (NEO/IA) 
Episódio 02 (05/08):
NA DÚVIDA, É SÓ OLHAR PARA O ESPELHO! – UM PAPO SOBRE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO REMOTOS 
Convidados: Jannine Calixto e Fabiana Assunção (Consultoras de RH) / Mediadora: Carla AbIgail (SENAI PE)
Episódio 03 (12/08):
DISSEMINANDO O VÍRUS DAS COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS –UM PAPO SOBRE HABILIDADES ESSENCIAIS DO “NOVO NORMAL”
Convidadas: Daniele Salomão (Grupo Energisa ) e Claudia Sansil (IFPE/SENAI) / Mediadora: Maria Medeiros (SEE-PE)  
Episódio 04 (19/08):
BUGUEI! ATIVA O CHAT QUE VAMOS CONVERSAR: UM PAPO SOBRE COMPETÊNCIAS DIGITAIS
Convidada: Juliana Araripe (Cesar School) / Mediadora: Karla Valeriano  (EDULIVRE)
[TEMPORADA 2 - AGOSTO À SETEMBRO]
Episódio 01 (26/08):
PARTIU! ALTERNATIVAS PARA CRIAR O  PRÓPRIO NEGÓCIO: UM PAPO SOBRE EMPREENDEDORISMO 
Convidados: Victor Abreu (Sebrae) e Silvana Campos (ETRE Pessoa,negócios, resultados) / Mediadora: Ana Cristina Calazans (Calazans Consultoria) 
Episódio 02 (02/09):
A LUA ME TRAIU! TENHO A IDÉIA MAS... UM PAPO SOBRE COMO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIO 
Convidado: Micaias Paiva (Paiva Consultoria e Tecnologia) / Mediadora: Julyane Silva (CIEE/SEIP) 
Episódio 03 (09/09):
QUEBRANDO O PORQUINHO! TIRAR O NEGÓCIO DO PAPEL:  COMO CONSEGUIR FINANCIAMENTO
Convidados: Antonio Jácome (AGE PE) e Luiza Bonini (Aliança Empreendedora)/ Mediadora: Adriana  Franco (NEO/ Estrela Ideias Sociais)
Episódio 04 (16/09):
LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER!  MULHER E EMPREENDEDORISMO EM UM MERCADO MACHISTA 
Convidados: Andrea Rodrigues (RODRIGUES Assessoria) e Priscila Veras (Muda Meu  Mundo) / Mediadora: Lúcia Costa (SETEQ PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário